Linguas disponíveis

Equipa - Utopia
21757
page-template-default,page,page-id-21757,page-parent,page-child,parent-pageid-21705,qode-social-login-1.0,qode-restaurant-1.0,ajax_fade,page_not_loaded,,select-child-theme-ver-1.0.0,select-theme-ver-4.1,side_area_uncovered,wpb-js-composer js-comp-ver-5.2,vc_responsive

A equipa de Arquitectos e Engenheiros

A nossa equipa é composta por arquitectos dedicados a tempo inteiro à empresa, motivados pela vontade de inovar e fazer melhor todos os dias. Possuem uma vasta experiência nacional e internacional e estão sempre disponíveis para em tempo real fornecer as soluções que os nossos clientes pretendem. Têm também um currículo já sólido de trabalhos publicados nos mais variados meios e de participação em conferências varias. Os engenheiros que trabalham connosco têm também uma forte formação em competências técnicas e uma experiência alargada de projecto em distintos programas. Conheça aqui um pouco mais sobre nós.


Nós possuimos os recursos necessários para projectos complexos onde as competências de projecto são mais exigentes!

Organização da equipa projetista

Organizamos os nossos serviços de modo a facilitar o apoio ao cliente e a produzir a melhor qualidade no projecto. Deste modo toda a relação com o cliente é desenvolvida pelo arquitectos encarregues de coordenar e desenvolver o projecto. Toda a informação assim desenvolvida e plasmada no projecto de arquitectura é paralelamente trabalhada em todos os seus aspectos de carácter mais técnico com os respectivos engenheiros encarregues de cada projecto de especialidade. Convém ainda salientar o papel de alguns técnicos como é o caso do desenvolvimento de imagens virtuais por artistas 3d necessárias para certos trabalhos de comunicação, os topógrafos para o exacto levantamento dos locais em que operamos ou mesmo os maquetistas para o desenvolvimento de maquetes quer sejam de apresentação com de trabalho.

Arquitectos

Arquitecto Ricardo Tedim Cruz

O arquitecto Ricardo Cruz é sócio-gerente e fundador da Utopia. É co-autor da generalidade dos projectos do atelier e responsável pelo acompanhamento dos clientes e das obras em curso. Participa também em conferências apresentando as obras do Atelier e representando a empresa.

  1. Co-autor dos projectos de arquitectura
  2. Suporte ao dono-de-obra
  3. Acompanhamento de Obra
  4. Director de Fiscalização de Obra
Saiba mais

Arquitecta Susana Barros Vilela

A arquitecta Susana Barros é fundadora e sócia gerente do atelier. É também co-autora da maioria dos projectos do escritório e responsável pela coordenação de todos os projectos de licenciamento e de especialidades. Garante a compatibilização de todos os projectos entre si e a sua correcta instrução nas Câmaras Municipais e entidades a consulta. Representa também o escritório em palestras e conferências.

  1. Co-autora dos Projectos de arquitetura
  2. Projetos de Licenciamento
  3. Coordenação de Projeto
  4. Comunicação com as entidades Públicas
Saiba mais

Arquitecto Senior

Projetista de arquitectura

Este arquitecto é normalmente o colaborador responsável por uma equipa de arquitectos e tem como função coordenar os trabalhos da equipa de colaboradores em projetos de maior dimensão.

  1. Coordenação do Projeto de arquitetura
  2. Elaboração das peças desenhadas de Licenciamento
  3. Elaboração das peças escritas do Licenciamento
  4. Elaboração dos desenhos técnicos do Projeto de Execução
  5. Elaboração dos Cadernos de Encargos

Arquitecto Paisagista

Projetista de Paisagismo

O arquitecto paisagista desenvolve projectos de jardins de maior complexidade dadas as competências específicas da área em que opera.Não sendo exclusivo, no caso do nosso gabinete é também a este profissional que compete a coordenação de outras áreas com impacto no espaço exterior público ou privado.

  1. Projecto de arranjos exteriores
  2. Estudos de tráfego
  3. Desenho rodoviário

Engenheiros

Engenheiro civil

Projectista de Especialidades

O engenheiro civil desenvolve os projectos de especialidades que implicam mais condicionalismos aos espaços e de maior relevância em termos de segurança como é o caso do projecto de estruturas. No caso dos estudos de comportamento térmico convém salientar que aqui o engenheiro civil está também habilitado para o efeito uma vez que se torna perito RCCTE. Convém salientar que o engenheiro civil também projecta projectos de hidráulica para casos de escassa complexidade.

  1. Projecto de estabilidade incluindo projecto de escavação e contenção periférica
  2. Projecto de redes prediais de água e esgotos
  3. Projecto de águas pluviais
  4. Projecto de segurança contra incêndios em edifícios
  5. Projecto acústico
  6. Estudo de comportamento térmico

Engenheiro Mecânico

Projectista de Especialidades

O engenheiro mecânico é fundamental para licenciamento e execução das instalações electromecânicas. Estas dizem respeito a todos os equipamentos que são necessários ao transporte de pessoas, mercadorias ou que têm influência na climatização, na renovação de ar ou em sistemas integrados como é o caso do AVAC – Aquecimento, Ventilação e Ar Condicionado. No caso da componente térmica pode justificar-se que este técnico faça também este trabalho uma vez que é ele também perito RCCTE – Regulamento das Características de Comportamento Térmico dos Edifícios.

  1. Projecto de instalações electromecânicas
  2. Estudo de comportamento térmico

Técnicos

Maquetista

Técnico

O maquetista dedica-se ao desenvolvimento de modelos reais em cartão, madeira, acrílico ou outros de modo a comunicar à equipa projetista, ao dono de obra ou outras entidades o aspecto, as dimensões, o impacto e a escala de um projecto. Por vezes desenvolve maquetes para demonstrar a estabilidade de estruturas ou o impacto de forças aerodinãmicas ou hidrodinãmicas.

  1. Maqueta

Artista 3d

Técnico
O artista 3d dedica-se à modelação da intervenção no espaço digital de modo a criar visualizações realistas que permitem comunicar através de imagens virtuais ou filmes as características da intervenção à equipa projectista, ao dono de obra ou a quaisquer outras entidades.

  1. Imagens virtuais
  2. Filme ou animação
  3. Fotomontagens

Medidor orçamentista

Técnico

O medidor orçamentista dedica-se ao desenvolvimento de estimativas orçamentais a incluir em projecto de execução com valores reais de mercado de modo a, por um lado, auxiliar a equipa projectista na escolha das soluções apropriadas aos objectivos do cliente, e por outro, permitir ao cliente a escolha da melhor estratégia negocial com os cosntrutores.

  1. Mapa de quantidades ou medições
  2. Estimativa orçamental

Topógrafo

Técnico
O topógrafo dedica-se ao levantamento altimétrico do espaço representando-o através de um documento vulgarmente conhecido como planta topográfica. Dedica-se também a recolha da correcta dimensão de espaços interiores e fachadas conforme a complexidade e as necessidades da intervenção a efectuar. Este trabalho assume particular importância em obras de reabilitação.

  1. Planta topográfica
  2. Levantamento arquitectónico

Quer ser nosso parceiro ou trabalhar connosco?

Contacte-nos apra mais informações através do nosso formulário de contacto.

Perguntas comuns à nossa equipa

Veja aqui algumas das dúvidas mais comuns que são colocadas aos nossos profissionais e técnicos.

O ARQUITETO É COORDENADOR DO PROJETO?

Sim. Os arquitectos estão mais próximo do cliente e são aqueles que têm uma formação mais abrangente e menos específica. Sabemos também que os nossos clientes não gostam de ir bater a várias portas a tentar resolver problemas quando sabem que só têm de exigir a uma entidade que coordena todos os projectos sejam eles de arquitectura ou engenharia.

COMO ESCOLHER UM BOM ARQUITECTO?

A escolha de um bom profissional terá sempre algum grau de subjectividade. Mas existem factos que o poderão ajudar a escolher aquele que melhor se adequa às suas necessidades e que podem mesmo fazer com que os seus serviços sejam mais ou menos baratos se o já efectuou obras que gosta ou com o conteúdo que pretende. se o procura entender aquilo que lhe preocupa se o lhe explica ou compreende as suas dúvidas se a quantidade de serviços que lhe fornece está bem explícita e discriminada na proposta de honorários que lhe apresentou.

O ARQUITECTO PERCEBE MAIS OU MENOS DE CONSTRUÇÃO QUE O ENGENHEIRO?

O arquitecto tem uma formação académica e profissional diferente da do engenheiro. Não é mais nem menos conhecedor de construção. Mas é natural que os arquitectos estejam mais familiarizado com alguns aspectos relativos aos acabamentos do que o engenheiro. Ao mesmo tempo o engenheiro está mais confortável nas questões relativas à estrutura e infraestruturas, dado ser este o seu âmbito de trabalho e tenha mais dificuldades em compreender a pormenorização que normalmente é desenvolvida pelo profissional de arquitectura.

O GABINETE É SÓ ARQUITECTOS OU TEM TAMBÉM ENGENHEIROS

O nosso gabinete é dirigido por arquitectos, mas para ele trabalham e colaboram vários engenheiros que desenvolvem os vários tipos de projectos de especialidades.

POSSO PROPOR UM PROJECTO EM COLABORAÇÃO COM A UTOPIA?

Sim. Já desenvolvemos projectos em colaboração com engenheiros e arquitectos. Estamos sempre dispostos a partilhar a nossa experiência e curriculum para o benefício de uma melhor resposta a todos os clientes.

POSSO CONHECER O CURRICULUM DE CADA ARQUITECTO?

Claro que sim. Para conhecer o curriculum de cada arquitecto basta ver o seu nome e verá uma informação simplificada do seu percurso profissional no seio dos projectos de arquitectura.

OS ARQUITECTOS SEMPRE TRABALHARAM NA UTOPIA?

Não. Os nossos arquitectos têm um currículum vasto e diferenciado. Cada arquitecto já trabalhou em escritórios ou gabinetes de arquitectura de renome internacional e representam uma mais valia para o nosso gabinete de projectos.

A UTOPIA PREVÊ CONTRACTAR ALGUÉM NO FUTURO?

Sem dúvida que sim. Mas somos muito selectivos no curriculum dos nossos arquitectos e engenheiros. Os interesses dos nossos clientes sobrepõem-se sempre aos nossos e como tal a qualidade da experiência e o dinamismo da juventude tem de ficar salvaguardado em cada arquitecto ou engenheiro.