Utopia / Gabinete / Equipa

A Equipa de arquitetos e engenheiros

A nossa equipa é composta por arquitetos dedicados a tempo inteiro à empresa, motivados pela vontade de inovar e fazer melhor todos os dias. Assim, os nosso profissionais possuem uma vasta experiência nacional e internacional e estão sempre disponíveis para em tempo real fornecer as soluções que os nossos clientes pretendem. Têm também um currículo já sólido de trabalhos publicados nos mais variados meios e de participação em conferências várias. Os engenheiros que trabalham connosco têm também uma forte formação em competências técnicas e uma experiência alargada de projeto em distintos programas. Em suma, conheça aqui um pouco mais sobre nós.

Nós possuímos os recursos necessários para projetos complexos onde as competências de projeto são mais exigentes!

Arq. Susana Barros Vilela

Organização da equipa projetista

Organizamos os nossos serviços de modo a facilitar o apoio ao cliente e a produzir a melhor qualidade no projeto. Deste modo toda a relação com o cliente é desenvolvida pelo arquiteto encarregues de coordenar e desenvolver o projeto. Assim, toda a informação desenvolvida e plasmada no projeto de arquitetura é paralelamente trabalhada em todos os seus aspetos de carácter mais técnico com os respetivos engenheiros encarregues de cada projeto de especialidade. Contudo, convém ainda salientar o papel de alguns técnicos como é o caso do desenvolvimento de imagens virtuais por artistas 3d necessárias para certos trabalhos de comunicação, os topógrafos para o exato levantamento dos locais em que operamos ou mesmo os maquetistas para o desenvolvimento de maquetes quer sejam de apresentação com de trabalho.

Arquitetos

Trabalhando maioritariamente em projetos de arquitetura e urbanismo esta é a nossa equipa de arquitetos.

Arq. Ricardo Tedim Cruz

O arquiteto Ricardo Cruz é sócio-gerente e fundador da Utopia. É coautor da generalidade dos projetos do atelier e responsável pelo acompanhamento dos clientes e das obras em curso. Participa também em conferências apresentando as obras do Atelier e representando a empresa.

  • Coautor dos projetos de arquitetura
  • Suporte ao dono-de-obra
  • Acompanhamento de Obra
  • Diretor de Fiscalização de Obra
Saiba mais

Arq. Susana Barros Vilela

A arquiteta Susana Barros é fundadora e sócio-gerente do atelier. É também coautora da maioria dos projetos do escritório e responsável pela coordenação de todos os projetos de licenciamento e de especialidades. Garante a compatibilização de todos os projetos entre si e a sua correta instrução nas Câmaras Municipais e entidades a consulta. Representa também o escritório em palestras e conferências.

  • Coautora dos Projetos de arquitetura
  • Projetos de Licenciamento
  • Coordenação de Projeto
  • Comunicação com as entidades Públicas
Saiba mais

Arquiteto Senior

É geralmente projetista de arquitetura. Este arquiteto é normalmente o colaborador responsável por uma equipa de arquitetos pois tem como função coordenar os trabalhos da equipa de colaboradores em projetos de maior dimensão.

  • Coordenação do Projeto de arquitetura
  • Elaboração das peças desenhadas de Licenciamento
  • Elaboração das peças escritas do Licenciamento
  • Elaboração dos desenhos técnicos do Projeto de Execução
  • Elaboração dos Cadernos de Encargos

Arquiteto Paisagista

Desenvolve projetos de paisagismo. São sobretudo projetos de jardins de maior complexidade dadas as competências específicas da área em que opera. No caso do nosso gabinete é também a este profissional que compete a coordenação de arranjos exteriores no espaço público.

  • Projeto de arranjos exteriores
  • Estudos de tráfego
  • Desenho rodoviário

Engenheiros

Trabalhando sobretudo em projetos de engenharia ou especialidades esta é a nossa equipa de engenheiros.

Engenheiro civil

O engenheiro civil desenvolve os projetos de especialidades que implicam mais condicionalismos aos espaços e de maior relevância em termos de segurança como é o caso do projeto de estruturas. Todavia, no caso dos estudos de comportamento térmico convém salientar que aqui o engenheiro civil está também habilitado para o efeito uma vez que se torna perito RCCTE. Deste modo, convém salientar que o engenheiro civil também desenvolve projetos de hidráulica para casos de escassa complexidade.

  • Projeto de estabilidade incluindo projeto de escavação e contenção periférica
  • Projeto de redes prediais de água e esgotos
  • Projeto de águas pluviais
  • Projeto de segurança contra incêndios em edifícios
  • Projeto acústico
  • Estudo de comportamento térmico

Engenheiro Mecânico

O engenheiro mecânico é fundamental para licenciamento e execução das instalações eletromecânicas.  Assim, estas dizem respeito a todos os equipamentos que são necessários ao transporte de pessoas, mercadorias ou que têm influência na climatização, na renovação de ar ou em sistemas integrados como é o caso do AVAC – Aquecimento, Ventilação e Ar Condicionado. Contudo, no caso da componente térmica pode justificar-se que este técnico faça também este trabalho uma vez que é ele também perito RCCTE – Regulamento das Características de Comportamento Térmico dos Edifícios.

  • Projeto de instalações eletromecânicas
  • Estudo de comportamento térmico

Técnicos

O número de técnicos especializados tem vindo a aumentar dadas as exigências de produtividade atuais.

Maquetista

O maquetista dedica-se ao desenvolvimento de modelos reais em cartão, madeira, acrílico ou outros de modo a comunicar à equipa projetista, ao dono de obra ou outras entidades o aspeto, as dimensões, o impacto e a escala de um projeto. Contudo, desenvolve também maquetes para demonstrar a estabilidade de estruturas ou o impacto de forças aerodinâmicas ou hidrodinâmicas.

  • maqueta de exposição
  • Maqueta de trabalho
  • Protótipos

Artista 3d

O artista 3d dedica-se à modelação da intervenção no espaço digital de modo a criar visualizações realistas que permitem comunicar através de imagens virtuais ou filmes as características da intervenção à equipa projetista, ao dono de obra ou a quaisquer outras entidades.

  • Imagens virtuais
  • Filme ou animação
  • Fotomontagens

Medidor orçamentista

O medidor orçamentista dedica-se ao desenvolvimento de estimativas orçamentais a incluir em projeto de execução com valores reais de mercado. O seu trabalho é fundamental porque por um lado, auxiliar a equipa projetista na escolha das soluções apropriadas aos objetivos do cliente, e por outro, permitir ao cliente a escolha da melhor estratégia negocial com os construtores.

  • Mapa de quantidades ou medições
  • Estimativa orçamental

Topógrafo

O artista 3d dedica-se à modelação da intervenção no espaço digital de modo a criar visualizações realistas que permitem comunicar através de imagens virtuais ou filmes as características da intervenção à equipa projetista, ao dono de obra ou a quaisquer outras entidades.

  • Imagens virtuais
  • Filme ou animação
  • Fotomontagens

Quer ser nosso parceiro ou trabalhar connosco?

Se pretende trabalhar connosco envie-nos o seu currículo.

Enviar currículo

Se pretende apresentar a sua empresa envie-nos todos os dados do que pretende.

Apresentar empresa

Perguntas Frequentes à nossa Equipa

Consulte aqui as perguntas mais comuns no nosso atelier de arquitetura e engenharia. Se tiver alguma dúvida que considere relevante, contacte-nos por favor.

O arquiteto é o coordenador do projeto?

Sim. Os arquitetos estão mais próximo do cliente e são aqueles que têm uma formação mais abrangente e menos específica.
Todavia, sabemos também que os nossos clientes não gostam de ir bater a várias portas a tentar resolver problemas quando sabem que só têm de exigir a uma entidade que coordena todos os projetos sejam eles de arquitetura ou engenharia.

Como escolher um bom arquiteto?

A escolha de um bom profissional terá sempre algum grau de subjetividade. Mas existem factos que o poderão ajudar a escolher aquele que melhor se adequa às suas necessidades e que podem mesmo fazer com que os seus serviços sejam mais ou menos baratos. Em suma, verifique se:
– já efetuou obras que gosta ou com o conteúdo que pretende.
– o arquiteto procura entender aquilo que o preocupa
– o projetista explica as suas propostas
– a quantidade de serviços que lhe fornece está bem explícita e discriminada na proposta de honorários


O gabinete é só composto por arquitetos ou inclui também engenheiros

O nosso gabinete é dirigido por arquitetos, mas para ele trabalham e colaboram vários engenheiros que desenvolvem os vários tipos de projetos de especialidades.

O arquiteto percebe mais ou menos de construção que o engenheiro?

Na realidade ambos se complementam nos seus conhecimentos.
O arquiteto tem uma formação académica e profissional diferente da do engenheiro. Este profissional não é nem mais nem menos conhecedor de construção. Mas é natural que os arquitetos estejam mais familiarizados com alguns aspetos relativos aos acabamentos do que o engenheiro.
O engenheiro está mais confortável nas questões relativas à estrutura e infraestruturas, dado ser este o seu âmbito de trabalho e tenha mais dificuldades em compreender a pormenorização que normalmente é desenvolvida pelo profissional de arquitetura.

Posso propor um projeto em colaboração com a utopia?

Sim. Já desenvolvemos projetos em colaboração com engenheiros e arquitetos. Estamos sempre dispostos a partilhar a nossa experiência e curriculum para o benefício de uma melhor resposta a todos os clientes.

Os arquitetos sempre trabalharam na Utopia?

Não. Os nossos arquitetos têm um curriculum vasto e diferenciado pois cada arquiteto já trabalhou em escritórios ou gabinetes de arquitetura de renome internacional e representam uma mais-valia para o nosso gabinete de projetos.

A Utopia prevê contratações no futuro?

Sem dúvida que sim. Mas somos muito seletivos no curriculum dos nossos arquitetos e engenheiros.
Em suma, os interesses dos nossos clientes sobrepõem-se sempre aos nossos e como tal a qualidade da experiência e o dinamismo da juventude tem de ficar salvaguardado em cada arquiteto ou engenheiro.