Utopia / Gabinete / Internacional / Portugal

Arquitetos em Portugal

O desenvolvimento do nosso trabalho de arquitetura e engenharia em Portugal é de facto condicionado pelo contexto socioeconómico nacional e acaba também por ser o espelho disso mesmo. Mas é também o resultado das respostas a vários clientes internacionais que operam em Portugal ou pretendem fazê-lo. Nesse sentido pautamos o nosso trabalho, em qualquer que seja o caso, pelo mais alto patamar de exigência.

Investir em Portugal

O investimento imobiliário em Portugal é hoje uma prioridade e fortes progressos têm sido realizados no sentido de agilizar este processo. Contudo alguns aspetos particulares do país deverão ser tidos em conta de modo a potenciar as características positivas e a reduzir as negativas.

A Utopia – Arquitectura e Engenharia Lda desenvolveu vários projetos para fundos imobiliários a operar em Portugal. Estes fundos pautam-se por elevada exigência, tendo frequentemente capital estrangeiro.

Apoios ao investimento

Membro da comunidade europeia fazendo parte da moeda única, Portugal dispõe de importantes apoios ao investimento através de fundos comunitários e de um rigoroso, detalhado, controlado e exigente processo de candidaturas.

Assim, a aprovação de um projeto de arquitetura na câmara municipal respetiva é sempre condição para a aprovação de uma candidatura a fundos comunitários. Ao mesmo tempo, para além do projeto de licenciamento é fundamental possuir um projeto de execução e consequente caderno de encargos de modo a conseguir obter orçamentos dos vários construtores.

Em suma, só com este processo concluído é que o investidor pode instruir corretamente um processo de candidatura.

O arquiteto em Portugal

O papel do arquiteto em Portugal é fundamental no desenvolvimento de um programa de investimentos que incorpore ainda que apenas parcialmente a vertente imobiliária. Um processo de licenciamento é sempre exigente e como tal a coordenação de um arquiteto é decisiva para o sucesso nas respostas a todas as entidades envolvidas.

O arquiteto durante a compra de terreno ou imóvel

Se pretende comprar um imóvel, contacte primeiro um dos nossos arquitetos pois assim saberá mais sobre a legalidade do mesmo ou até a possibilidade de alteração do edifício.

Se o seu desejo é comprar um terreno para construir, envie-nos uma mensagem pois assim poderemos verificar a edificabilidade do lote. O volume de construção legalmente disponível altera significativamente o valor do terreno e, como tal, é mais seguro consultar um dos nossos arquitetos antes de concluir a compra.

O arquiteto durante um pedido de licenciamento

Em Portugal, cabe aos arquitetos elaborarem os pedidos de licenciamento dos projetos de arquitetura. Na realidade, é precisamente o projeto de arquitetura que determina a edificabilidade de um terreno e consequentemente o seu valor patrimonial.

O arquiteto é assim o profissional responsável por coordenar toda a relação do investidor com a câmara municipal. A câmara Municipal é a entidade que tutela os direitos urbanísticos no território. Poderão existir outras entidades nacionais com competência para emitirem pareceres sobre um pedido de licenciamento. Mas em todas estas entidades, cabe sempre ao arquiteto coordenar a apresentação dos projetos junto destas e a sua consequente aprovação.

O arquiteto durante a orçamentação e construção

Em Portugal o Projeto de execução que inclui o caderno de encargos, detalhes e medições é coordenado pelo arquiteto autor do projeto. Com este documento o investidor pode pedir preços aos construtores e assim comparar propostas.
Os nossos arquitetos, quando solicitados, podem gerir e organizar a apresentação de propostas dos construtores aos pedidos de orçamento de obras. Garante-se assim ao investidor ofertas em linha como as boas práticas do mercado de construção.

Durante a construção os arquitetos em Portugal fazem o acompanhamento de obra dos trabalhos realizados pelo empreiteiro, respondendo imediatamente a todas as questões do construtor ou defeitos de construção.