Linguas disponíveis

Utopia | Acessibilidade
21803
page-template-default,page,page-id-21803,page-child,parent-pageid-21801,qode-social-login-1.0,qode-restaurant-1.0,ajax_fade,page_not_loaded,,select-child-theme-ver-1.0.0,select-theme-ver-4.2,side_area_uncovered,wpb-js-composer js-comp-ver-5.4.4,vc_responsive

Acessibilidade para todos

Poderemos definir a acessibilidade segundo várias condicionantes. A mobilidade é obviamente uma das mais importantes a resolver. Outra é sem dúvida a deficiência. E por fim é conveniente atentar às diferenças genéticas e culturais.

Pessoas de mobilidade condicionada – PMC

Dotar um edifício de acessibilidade a pessoas que a têm condicionada é mais do que uma obrigação legal um imperativo moral. Para isso existem vários elementos a ter em conta.

Plano de acessibilidades

Este documento é no fundo uma estratégia composta por várias medidas que permitem que todas as pessoas, independentemente das suas capacidades motoras, acedam a todos os espaços do edifício e as suas funcionalidades ou valências.

Combater a exclusão de cidadãos com deficiência

As deficiências geram potencial exclusão pela sua natureza. Contudo esse processo pode ser invertido parcial ou totalmente pelas estratégias de desenho de um edifício.

Incluir a diversidade cultural

Vivemos num mundo onde a diversidade cultural proporciona um desafio constante aos arquitetos. Urge incluir e criar projetos que possam ser utilizados por diferentes grupos étnicos, religiosos e com ambientes socio-culturais distintos.

Dúvidas sobre acessibilidade

Pode conhecer aqui algumas das dúvidas bastante frequentes sobre a acessibilidade a pessoas de mobilidade reduzida ou condicionada.

COMO ADAPTAR UMA CASA A PESSOAS DE MOBILIDADE CONDICIONADA?

Adaptar uma casa a pessoas de mobilidade condicionada é um pouco próximo ao processo de adaptação de um edifício para pessoas com outras deficiências. Contudo, as especificidades técnicas da adaptação e as áreas necessáreas de intervenção, essas sim, terão de ser necessariamente diferentes. Na mobilidade, as portas, os corredores, os armários, as escadas com equipamentos mecânicos e os espaços de manobra são as áreas de intervenção prioritárias. Contacte-nos e saiba um pouco mais sobre o processo.