Linguas disponíveis

Calculo de Honorários - Utopia
21882
page-template-default,page,page-id-21882,page-child,parent-pageid-21730,ajax_fade,page_not_loaded,,select-child-theme-ver-1.0.0,select-theme-ver-3.8.1,side_area_uncovered,wpb-js-composer js-comp-ver-5.1.1,vc_responsive

Calculo de Honorários

Calculamos os nossos horários de arquitectura e engenharia segundo um método rigoroso e discriminando em detalhe aos donos de obra como o processo decorre. Cada proposta de prestação de serviços dos nossos arquitectos e engenheiros é absolutamente única e é o resultado de várias variáveis que aqui passamos a descrever. O nosso método de calculo, no sentido em que descreve exaustivamente o projecto, ajuda também o cliente a perceber todas as questões que iremos percorrer ao longo do projecto.

Objecto dos Honorários

Qualquer proposta que produzimos surge sempre na sequência do contacto estabelecido com o dono de obra e unicamente por solicitação deste é consequentemente produzido uma proposta de prestação de serviços assinada por um arquitecto da Utopia. A localização do terreno ou edifício, assim como a correcta definição do promotor é essencial para antecipar todo o processo que se segue.

Programa Preliminar

O programa preliminar base é uma descrição geral do objecto de estudo. Contem informação relevante que nos permitirá avaliar todas as horas de trabalho que vamos necessitar futuramente. O programa deverá incluir uma parte descritiva propondo todas as necessidades funcionais, os espaços que devem ser incluídos e as áreas gerais pretendidas. Se necessário o programa poderá englobar também aspectos mais particulares que o cliente pretenda ver incluídos no seio do projecto. Dependendo do caso em concreto, poderão ser descritas áreas afectas à construção ou ampliação e outras afectas unicamente á reabilitação do edifício existente.

Estimativa Orçamental

A estimativa orçamental é um capítulo absolutamente fundamental na hora de calcular os honorários. Isto porque elaborar um projecto com rigorosas restrições financeiras exige soluções específicas elaboradas com uma estratégia completamente distinta de um projecto em que se pretende em determinadas características que nos obrigam a preparar soluções que exigem elevados recursos financeiros para serem executadas. Nesse sentido, e até para segurança do cliente elaboramos uma estimativa orçamental tendo em conta o programa preliminar pretendido. Assim, o cálculo do valor global da obra é efetuado considerando sempre as áreas parcelares previstas no programa e um custo por metro quadrado (preços em euros/m2 segundo valores de mercado). O custo de obra obtido permitirá também que o cliente confirme a sua disponibilidade financeira para o investimento. Sobre os valores que apresentamos será acrescido o IVA à taxa legal em vigor. Para segurança do Cliente, a Utopia – Arquitectura e Engenharia, Lda, não altera os seus honorários quer o Valor Global de Obra Estimado suba, quer desça, em função das solicitações do cliente e das propostas no mercado de construção, que apresenta flutuações constantes.

Estratégia de elaboração dos projectos

Para uma correcta estimativa de honorários de arquitectura, o arquitecto deverá também ter em linha de conta a filosofia de trabalho na hora de elaborar os projectos na medida em que podem ser mobilizados recursos distintos conforme o caso específico. Contudo, podemos de antemão afirmar que existem determidas estratégias que salvo algo em contrário os nossos arquitectos costumam adoptar de modo generalizado:

  • Cumprimento dos regulamentos dos organismos de classe que regulam o exercício das diversas atividades profissionais envolvidas.
  • Cumprimento de todos os regulamentos, normas e especificações em vigor.
  • Cumprimento de todas as disposições de entidades oficiais que se relacionem com o projeto.
  • Seleção de materiais, técnicas e equipamentos para a construção de todos os trabalhos.
  • Adequação do projeto desenvolvido às necessidades do programa e às condicionantes financeiras apresentadas.
  • Integração de princípios construtivos ecologicamente sustentáveis

A Utopia – Arquitectura e Engenharia, Lda garante a correta execução de todos os trabalhos desenvolvidos no âmbito da sua atividade, explorando com todo o profissionalismo os seus conhecimentos e experiência na procura da melhor solução de projeto.

Serviços prestados pelo gabinete

Ao calcularmos os honorários descrevemos também o conjunto dos serviços prestados em função do pedido do cliente e do estudo específico em causa.

Serviços prestados pelo arquitecto

O arquitecto é encarregue da elaboração do projecto de arquitectura e da coordenação dos projectos.

Termo de responsabilidade do autor do projecto de arquitectura

O projecto de arquitectura, através das suas várias fases (estudo prévio, ante-projecto, projecto base, projecto de execução e assistência técnica à obra) é resumido num documento em que o arquitecto declara a sua conformidade com a legislação em vigor e em casos específicos, alguma justificação para o não cumprimento de alguma especificação da lei. Este documento é entregue junto com os demais elementos do projecto de arquitectura na altura do pedido de licenciamento.

Termo de responsabilidade do coordenador de projecto

Será também prestado o serviço de Coordenação de Projeto, que consiste na avaliação de todos os projetos de especialidades e sua compatibilização com a solução de arquitetura. A coordenação de projeto será desempenhada em todas as fases do trabalho de arquitetura, sendo mais dominante na altura de desenvolvimento e licenciamento dos projetos de especialidades. Serão entregues todos os elementos requeridos pelas entidades licenciadoras sobre a Coordenação de Projeto, nomeadamente o Termo de Responsabilidade do coordenador e a respetiva declaração de inscrição em ordem profissional do técnico responsável.

Termo de responsabilidade do projecto de arranjos exteriores

O projecto de arranjos exteriores descreve as soluções adoptadas para todo o tratamento dos espaços exteriores da intervenção. Para além dos desenhos e memória descritiva é entregue uma declaração denominada Termo de responsabilidade no qual o arquitecto declara o cumprimento da legislação aplicável ou o seu não cumprimento parcial em casos devidamente justificados.

Termo de responsabilidade do pano de acessibilidades

O plano de acessibilidades descreve as soluções adoptadas no sentido de tornar acessível a edificação a pessoas de mobolidade condicionada. Para além dos desenhos, pormenores e memória descritiva é entregue também o Termo de responsabilidade na qual o arquitecto responsável declara que o plano dá cumprimento à legislação aplicável ou o seu não cumprimento devidamente justificado e parcial.

Serviços prestados pelo engenheiro

O engenheiro é responsável pelo desenvolvimento de cada projecto de especialidade

Termo de responsabilidade do autor do projecto de especialidade

Cada projecto de especialidade inclui um documento denominado termo de responsabilidade, no qual o engenheiro declara que o projecto está em conformidade com a legislação em vigor ou a justificação do seu não cumprimento.

Direcção de fiscalização de obra

No caso do cliente o solicitar, o gabinete de projectos fornece o serviço de fiscalização de obra prestado por um engenheiro ( ou em alguns casos arquitecto). Este profissional é denominado director de fiscalização de obra e cumpre-lhe verificar o cumprimento correcto do projecto. A este profissional cabe tembém a tarefa de registar os factos relevantes de fiscalização em livro de obra durante o decorrer da construção.

Serviços prestados pelo topógrafo

Levantamento Topográfico

O topórafo é o técnico responsável pelo desenvolvimento da planta topográfica, usualmente solicitada pelas Câmaras Municipais em todos os pedidos de licenciameto.

Levantamento arquitectónico

Nos casos em que existe uma demolição de edifícios existentes ou a sua reabilitação, é necessário efectuar um levantamento das dimensões, configuração e respectiva representação em desenhos destas mesmas construções

Serviços prestados por outros técnicos

Maquete

A maquete é não só um instrumento de análise e trabalho por parte do arquitecto e dos engenheiros envolvidos no projecto mas também um instrumento de comunicação ao cliente e deste a outros interessados.

Imagens virtuais, fotomontagens e animações

É também opcional, mas por vezes necessário o desenvolvimento assistido por computador de imagens ou videos que comuniquem o projecto e ajudem entidades ou o público em geral a divulgar os conteúdos do projecto.

Custo de cada fase de projecto

Para anaçar no cálculo dos honorários é absolutamente necessário avaliar dois aspectos.

Deslocações necessárias a cada fase de pagamento de honorários

As deslocações para o local da intervenção no sentido de efectuar levantamentos ou todas as deslocações a várias entidades em função da complexidade do projecto são avaliadas e contabilizadas. Em seguida é aplicado um valor de mercado para essas mesmas deslocações.

Horas necessárias a cada fase de pagamento de honorários

Em função da dimensão e área do projecto e da sua diversidade funcional e da complexidade da legislação abrangida é efectuado um cálculo do número de horas necessário para cada elemento da equipa projectista e para cada fase de trabalho. Sobre as horas é aplicado o custo de cada arquitecto, engenheiro ou técnico do nosso gabinete.

Pagamento dos honorários

À excepção de um valor simbólico para a adjudicação, o pagamento dos honorários é efectuado após a conclusão de cada uma das fases de trabalho. Isto é, o dono de obra só paga quando o trabalho é efectivamente concluído e entregue. Isto é uma garantia de segurança para o cliente e a prova de rigor do nosso cálculo e qualidade de serviço.

Responsabilidades do dono de obra

Aos nossos clientes institucionais, empresariais ou particulares solicitamos sempro que partilhem a seguinte informação:

  • Definir em conjunto com a Utopia a programação e o planeamento dos projetos.
  • Fornecer os elementos necessários ao desenvolvimento do Projeto
  • Suportar encargos devidos a obtenção de licenças e autorizações oficiais;

Calculo de Honorários de Arquitectura e Engenharia

Estão aqui algumas das preguntas que os nossos arquitectos e engenheiros mais recebem.

ALGUNS ENGENHEIROS E ALGUNS ARQUITECTOS TÊM PROJECTOS MAIS BARATOS OU MAIS CAROS?

Sim. Os engenheiros e os arquitectos cobram em função do serviço que prestam. Estão no direito de o fazer da maneira que entendem mais adequada. O que lhe podemos garantir é que cumprimos escrupulosamente os seus objectivos, os seus prazos e os seus custos apresentando uma proposta em que sabe quanto vai gastar até ao dia em que abre a porta da sua obra concluída. E a satisfação dos nossos clientes passados é a melhor garantia que pode receber.

PORQUE É QUE ENCONTRO HONORÁRIOS DE ARQUITECTURA E ENGENHARIA TÃO DIFERENTES DE GABINETE PARA GABINETE?

Isso é algo de muito comum e que resulta do tipo de serviços que é prestado ser também ele de natureza muito diferente. Compare o nº de alterações que o gabinete de arquitectura e engenharia está disposto a fazer, se faz estudos prévios, se além do projecto de licenciamento está incluído projecto de execução com caderno de encargos, mapa de medições, estimativa orçamental, maquetas, visualizações 3d, se lhe mostram catálogos dos materiais, quantas reuniões podem fazer consigo, etc…Só comparando todas estas questões pode ter a certeza de que opta pelo atelier de arquitectura e engenharia que melhor defende os seus interesses.

É VERDADE QUE O PROJECTO DE GAVETA É MAIS BARATO?

O projecto de gaveta como assim é conhecido é mais barato, mas os custos para o cliente são mais caros na construção e na vida do edifício. A sustentabilidade dos custos de uma obra estão dependentes das necessidades do cliente, do sítio e do momento em que se constrói. Um projecto de gaveta não tem isso em conta e acaba por sair muito mais caro do que o que se poupou inicialmente. Contacte um bom arquitecto e desenvolva com ele o projecto de arquitectura. Os arquitectos que se seguem por princípios deontologicos não aceitam realizar dois projectos de arquitectura iguais.

PORQUE SE DIZ QUE OS ENGENHEIROS FAZEM PROJECTOS DE ARQUITECTURA BARATOS?

Os engenheiros não fazem projectos de arquitectura. O que acontece amiúde é que alguns engenheiros assinam projectos de arquitectura o que é algo diferente. O projecto de arquitectura tem consequências enormes na qualidade e custo de construção. Não deve ser encarado como uma burocracia sob pena de prejudicarmos o orçamento e a qualidade de construção. Consulte um arquitecto para desenvolver o seu projecto de arquitectura e um engenheiro ou vários engenheiros para convenientemente desenvolverem os projectos de especialidades.

UM ARQUITECTO É MAIS CARO QUE UM ENGENHEIRO?

Não. Tal é uma ideia errada. O número de horas é que varia. No nosso gabinete o custo à hora de um arquitecto é precisamente o mesmo do custo à hora do engenheiro. Os nossos orçamentos discriminam as horas gastas e poderá confirmar esta realidade.