Utopia / Honorários / Calculo honorários

Calculo de honorários

Calculamos os nossos horários de arquitetura e engenharia segundo um método rigoroso pois discriminamos em detalhe aos donos de obra como todo o processo decorre. Desse modo, cada proposta de prestação de serviços dos nossos arquitetos e engenheiros é absolutamente única e é o resultado de várias variáveis que aqui passamos a descrever. Ao mesmo tempo, O nosso método de calculo ajuda também o cliente a perceber todas as questões que iremos percorrer ao longo do projeto. Em suma, descreve exaustivamente o processo de projeto eficaz.

Objeto dos honorários

Qualquer proposta que produzimos surge sempre na sequência do contacto estabelecido com o cliente. Por conseguinte, só unicamente por solicitação deste é consequentemente produzida uma proposta de prestação de serviços assinada por um arquiteto da Utopia. Por fim, a localização do terreno ou edifício, assim como a correta definição do promotor é essencial para antecipar todo o processo que se segue.

Programa Preliminar

O programa preliminar base é uma descrição geral do objeto de estudo. Por um lado, contem informação relevante que nos permitirá avaliar todas as horas de trabalho que vamos necessitar futuramente. Por outro lado, o programa deverá incluir uma parte descritiva propondo todas as necessidades funcionais, os espaços que devem ser incluídos e as áreas gerais pretendidas. Todavia, se necessário o programa poderá englobar também aspetos mais particulares que o cliente pretenda ver incluídos no seio do projeto. Assim, dependendo do caso em concreto, poderão ser descritas áreas afectas à construção ou ampliação e outras afetas unicamente á reabilitação do edifício existente.

Estimativa orçamental

A estimativa orçamental é um capítulo absolutamente fundamental na hora de calcular os honorários. Isto porque elaborar um projeto com rigorosas restrições financeiras exige soluções específicas elaboradas com uma estratégia completamente distinta de um projeto em que se pretende em determinadas características que nos obrigam a preparar soluções que exigem elevados recursos financeiros para serem executadas.
Nesse sentido, e até para segurança do cliente elaboramos uma estimativa orçamental tendo em conta o programa preliminar pretendido. Assim, o cálculo do valor global da obra é efetuado considerando sempre as áreas parcelares previstas no programa e um custo por metro quadrado (preços em euros/m2 segundo valores de mercado). O custo de obra obtido permitirá também que o cliente confirme a sua disponibilidade financeira para o investimento. Sobre os valores que apresentamos será acrescido o IVA à taxa legal em vigor.
Para segurança do Cliente, a Utopia – Arquitectura e Engenharia, Lda, não altera os seus honorários quer o Valor Global de Obra Estimado suba, quer desça, em função das solicitações do cliente e das propostas no mercado de construção, que apresenta flutuações constantes.

Estratégia de elaboração dos projetos

Para uma correta estimativa de honorários de arquitetura, o arquiteto deverá também ter em linha de conta a filosofia de trabalho na hora de elaborar os projetos na medida em que podem ser mobilizados recursos distintos conforme o caso específico. Contudo, podemos de antemão afirmar que existem determinadas estratégias que salvo algo em contrário os nossos arquitetos costumam adotar de modo generalizado:

  • Cumprimento dos regulamentos dos organismos de classe que regulam o exercício das diversas atividades profissionais envolvidas.
  • Cumprimento de todos os regulamentos, normas e especificações em vigor.
  • Cumprimento de todas as disposições de entidades oficiais que se relacionem com o projeto.
  • Seleção de materiais, técnicas e equipamentos para a construção de todos os trabalhos.
  • Adequação do projeto desenvolvido às necessidades do programa e às condicionantes financeiras apresentadas.
  • Integração de princípios construtivos ecologicamente sustentáveis

A Utopia – Arquitectura e Engenharia, Lda garante a correta execução de todos os trabalhos desenvolvidos no âmbito da sua atividade, explorando com todo o profissionalismo os seus conhecimentos e experiência na procura da melhor solução de projeto.

Serviços adaptados a cada cliente

Ao calcularmos os honorários descrevemos também o conjunto dos serviços prestados em função do pedido do cliente e do estudo específico em causa.

Serviços prestados pelo arquiteto

O arquiteto é encarregue da elaboração do projeto de arquitetura e da coordenação dos projetos.

Termo de responsabilidade do autor do projeto de arquitetura

O projeto de arquitetura, através das suas várias fases (estudo prévio, anteprojeto, projeto base, projeto de execução e assistência técnica à obra) consiste num documento em que o arquiteto declara a sua conformidade com a legislação em vigor e em casos específicos, alguma justificação para o não cumprimento de alguma especificação da lei. Assim, este documento é entregue junto com os demais elementos do projeto de arquitetura na altura do pedido de licenciamento.

Termo de responsabilidade do coordenador de projeto

Será também prestado o serviço de Coordenação de Projeto, que consiste na avaliação de todos os projetos de especialidades e sua compatibilização com a solução de arquitetura. A coordenação de projeto será desempenhada em todas as fases do trabalho de arquitetura, sendo mais dominante na altura de desenvolvimento e licenciamento dos projetos de especialidades. Desse modo, entregamos todos os elementos requeridos pelas entidades licenciadoras sobre a Coordenação de Projeto, nomeadamente o Termo de Responsabilidade do coordenador e a respetiva declaração de inscrição em ordem profissional do técnico responsável.

Termo de responsabilidade do projeto de arranjos exteriores

O projeto de arranjos exteriores descreve as soluções adotadas para todo o tratamento dos espaços exteriores da intervenção. Todavia, para além dos desenhos e memória descritiva é entregue uma declaração denominada Termo de responsabilidade no qual o arquiteto declara o cumprimento da legislação aplicável ou o seu não cumprimento parcial em casos devidamente justificados.

Termo de responsabilidade do pano de acessibilidades

O plano de acessibilidades descreve as soluções adotadas no sentido de tornar acessível a edificação a pessoas de mobilidade condicionada. Contudo, para além dos desenhos, pormenores e memória descritiva é entregue também o Termo de responsabilidade na qual o arquiteto responsável declara que o plano dá cumprimento à legislação aplicável ou o seu não cumprimento devidamente justificado e parcial.

Serviços prestados pelo engenheiro

O engenheiro é responsável pelo desenvolvimento de cada projeto de especialidade.

Termo de responsabilidade do autor do projeto de especialidade

Cada projeto de especialidade inclui um documento denominado termo de responsabilidade, no qual o engenheiro declara que o projeto está em conformidade com a legislação em vigor ou a justificação do seu não cumprimento.

Direção de fiscalização de obra

No caso do cliente o solicitar, o gabinete de projetos fornece o serviço de fiscalização de obra prestado por um engenheiro (ou em alguns casos arquiteto). Este profissional é denominado diretor de fiscalização de obra e cumpre-lhe verificar o cumprimento correto do projeto. A este profissional cabe também a tarefa de registar os factos relevantes de fiscalização em livro de obra durante o decorrer da construção.

Serviços prestados pelo topógrafo

O topógrafo é encarregue da elaboração de levantamentos de edifícios existentes e terrenos.

Levantamento Topográfico

O topógrafo é o técnico responsável pelo desenvolvimento da planta topográfica, usualmente solicitada pelas Câmaras Municipais em todos os pedidos de licenciamento.

Levantamento arquitetónico

Nos casos em que existe uma demolição de edifícios existentes ou a sua reabilitação, é necessário efetuar um levantamento das dimensões, configuração e respetiva representação em desenhos destas mesmas construções.

Serviços prestados por outros técnicos

Existem outros técnicos no gabinete que produzem maquetes e apresentações audiovisuais.

Maquete

A maquete é não só um instrumento de análise e trabalho por parte do arquiteto e dos engenheiros envolvidos no projeto, mas também um instrumento de comunicação ao cliente e deste a outros interessados.

Imagens virtuais, fotomontagens e animações

É também opcional, mas por vezes necessário o desenvolvimento assistido por computador de imagens ou vídeos que comuniquem o projeto e ajudem entidades ou o público em geral a divulgar os conteúdos do projeto.

Custo de cada fase de projeto

Para anaçar no cálculo dos honorários é absolutamente necessário avaliar dois aspetos.

Deslocações necessárias a cada fase de pagamento de honorários

Contabilizamos e avaliamos as deslocações para o local da intervenção no sentido de efetuar levantamentos ou todas as deslocações a várias entidades em função da complexidade do projeto. Em seguida aplicamos um valor de mercado para essas mesmas deslocações.

Horas necessárias a cada fase de pagamento de honorários

Em função da dimensão e área do projeto e da sua diversidade funcional e da complexidade da legislação abrangida é efetuado um cálculo do número de horas necessário para cada elemento da equipa projetista e para cada fase de trabalho. Sobre as horas é aplicado o custo de cada arquiteto, engenheiro ou técnico do nosso gabinete.

Pagamento dos honorários

À exceção de um valor simbólico para a adjudicação, o pagamento dos honorários é efetuado após a conclusão de cada uma das fases de trabalho. Isto é, o dono de obra só paga quando o trabalho é efetivamente concluído e entregue. Isto é uma garantia de segurança para o cliente e a prova de rigor do nosso cálculo e qualidade de serviço.

Responsabilidades do dono de obra

Aos nossos clientes institucionais, empresariais ou particulares solicitamos sempre que partilhem a seguinte informação:

  • Definir em conjunto com a Utopia a programação e o planeamento dos projetos.
  • Fornecer os elementos necessários ao desenvolvimento do Projeto
  • Suportar encargos devidos a obtenção de licenças e autorizações oficiais;

Perguntas Frequentes sobre o Cálculo de Honorários de Arquitetura e Engenharia

Estão aqui algumas das preguntas que os nossos arquitetos e engenheiros mais recebem.

Alguns engenheiros e alguns arquitetos têm projetos mais baratos ou mais caros?

Sim. Os engenheiros e os arquitetos cobram em função do serviço que prestam. Estão no direito de o fazer da maneira que entendem mais adequada.
A segurança de um gabinete de qualidade
O que lhe podemos garantir é que cumprimos escrupulosamente os seus objetivos, os seus prazos e os seus custos apresentando uma proposta em que sabe quanto vai gastar até ao dia em que abre a porta da sua obra concluída. E a satisfação dos nossos clientes passados é a melhor garantia que pode receber.

Porque são os valores dos honorários de arquitetura e engenharia tão diferentes?

Isso é algo de muito comum e que resulta do tipo de serviços que é prestado ser também ele de natureza muito diferente.
Comparação entre os diferentes honorários
Compare o nº de alterações que o gabinete de arquitetura e engenharia está disposto a fazer, se faz estudos prévios, se além do projeto de licenciamento está incluído projeto de execução com caderno de encargos, mapa de medições, estimativa orçamental, maquetas, visualizações 3d, se lhe mostram catálogos dos materiais, quantas reuniões podem fazer consigo, etc…Só comparando todas estas questões pode ter a certeza de que opta pelo atelier de arquitetura e engenharia que melhor defende os seus interesses.

É verdade que o projeto de gaveta é mais barato?

O projeto de gaveta como assim é conhecido é mais barato, mas os custos para o cliente são mais caros na construção e na vida do edifício.
Construir um mau projeto sai caro
Os custos de obra estão dependentes das necessidades do cliente, do sítio e do momento em que se constrói. Um bom projeto otimiza soluções. Um projeto de gaveta não tem isso em conta e acaba por sair muito mais caro do que o que se poupou inicialmente. Contacte um bom arquiteto e desenvolva com ele o projeto de arquitetura. Os arquitetos que se seguem por princípios deontológicos não aceitam realizar dois projetos de arquitetura iguais.

Porque se diz que os engenheiros fazem projetos de arquitetura baratos?

Os engenheiros não fazem projetos de arquitetura. O que acontece amiúde é que alguns engenheiros assinam projetos de arquitetura o que é algo diferente.
O projeto de arquitetura tem consequências enormes na qualidade e custo de construção. Por favor, não encare o projeto como uma burocracia sob pena de prejudicar o orçamento e a qualidade de construção. Consulte um arquiteto para desenvolver o seu projeto de arquitetura e um engenheiro ou vários engenheiros para convenientemente desenvolverem os projetos de especialidades.

Um arquiteto é mais caro que um engenheiro?

Não. Tal é uma ideia errada. O número de horas é que varia. No nosso gabinete o custo à hora de um arquiteto é precisamente o mesmo do custo à hora do engenheiro. Os nossos orçamentos discriminam as horas gastas e poderá confirmar esta realidade.