Linguas disponíveis

Utopia | Escritórios
21835
page-template-default,page,page-id-21835,page-child,parent-pageid-21823,qode-social-login-1.0,qode-restaurant-1.0,ajax_fade,page_not_loaded,,select-child-theme-ver-1.0.0,select-theme-ver-4.2,side_area_uncovered,wpb-js-composer js-comp-ver-5.4.4,vc_responsive

Escritórios

Os espaços de serviços abrangem um vasto leque de actividades do sector terciário. As actividades de escritório são abrangidas não só pela legislação geral de urbanização e edificação mas também e em particular pelo enquadramento legal relativo à legislação do trabalho e à higiene e saúde no trabalho. É importante acrescentar que os espaços de escritório são absolutamente indispensáveis para o aumento de produtividade, a promoção do espírito de grupo, a redução do absentismo no trabalho, a promoção de hábitos de vida saudáveis, a melhoria da qualidade de vida, a defesa do papel social da empresa e por fim a demonstração da responsabilidade ambiental da empresa.

Como renovar um escritório

Renovar um espaço de escritórios pode resultar de um vasto número de razões. Seja para incorporar as deliberações da legislação de higiene e saúde no trabalho, para aumentar a produtividade, pelo estado de degradação resultante do tempo ou simplesmente fruto de uma restruturação da empresa. Perante qualquer um destes cenários é fundamental elaborar um programa base discriminando todas as deficiências da instalação existente e os objectivos a incluir no projecto de remodelação. É fundamental ter uma definição do orçamento disponível bem como o prazo ideal para a transformação. É também importante reunir com todos os funcionários afectados e partilhar ideias de modo a fazer da remodelação do escritório um sucesso.

Como montar novos escritórios

Desenhar um novo escritório, serviço administrativo, suporte ao cliente ou call center num espaço existente ou num edifício novo é uma tarefa que requer extremo cuidado no planeamento uma vez que os orçamentos são normalmente limitados e os prazos de execução de extrema curta duração. É fundamental analisar as tarefas de cada funcionário e uma estimativa dos cenários futuros possívveis de modo a programar a própria flexibilidade do espaço. Todos estes cenários devem fazer parte do programa base a entregar ao arquitecto que incluirá no mesmo todas as condicionantes do edifício existente caso este exista e do terreno onde edificar o novo escritório caso seja esse o caso. Esta informaçã é vital para corrigir o plano de negócios ou os prazos se necessário. As fases de projecto e execução que se seguem decorreram normalmente segundo o previsto desde que cumpridas as premissas dos programa base e a operação redundará assim um sucesso.

O papel do arquitecto num escritório

O arquitecto é um projectista fundamental no momento em que é necessário desenhar um escritório. Para além do conhecimento da lei geral o arquitecto permite poupar custos na medida em que escolhe materiais e soluções de baixa manutenção e de baixo preço por m2. Ao mesmo tempo concebe soluções que do ponto de vista dos custos de funcionamento significa uma baixa despeza na climatização e no estabelecimento de um edifício termicamente eficiente e amigo do ambiente. É também o arquitecto o profissional responsábel pela optimização de percursos e de desempenho em ambiente de qualidade estética e conforto.

Tipos de escritórios

Os espaços do chamado sector dos serviços ou terciário estão longe de ser homogéneos. Falamos de espaços que têm no fundo características muito distintas. Por um lado porque este sector abarca os ramos de consultadoria do sector financeiro e da banca, os ramos administrativos das empresas privadas e públicas, a programação informática, os consultórios de juristas, centros de formação e outros. Nestes espaços identificamos características próprias que passamos a enunciar e descrever em baixo.

Sedes

Uma sede de empresa é um espaço de escritórios que possui uma simbologia que ultrapassa a função de escritórios. A imagem que a empresa pretende transmitir aos seus clientes e a cultura de produtividade que pretende imprimir aos seus funcionários fica imediatamente patente no edifício que alberga a entidade empresarial ou instituião. A simbologia dos materiais, das formas e das soluções encontradas ganha uma importancia que vai para além da função que desempenham.

Espaços de reunião

Os espaços de reunião são concebidos com uma intenção clara: garantir um ambiente onde a privacidade, a funcionalidade, a transparência, o conforto e a eficiência permitem aos utilizadores comunicarem as suas informações e acederem facilmente aos conteúdos dos interlocutores. Esta função deverá ser aplicada caso a caso e de acordo com as especificidades técnicas e simbólicas de cada cliente.

Espaços de atendimento

Os espaços de atendimento ao público podem ser locais como é o caso do atendimento ao balcão ou virtuais como é o caso dos chamados call centers em que o atendimento é feito preferencialmente por telefone ou internet. Estes espaços têm uma função garantir que o cliente recebe o suporte com rapidez e eficácia e se encontra satisfeito. O baixo custo de operaão é também fundamental nestes espaços.

Espaços administrativos

Um espaço administrativo permite aos funcionários executar as funções confiadas de modo confortável e eficiente. Deverá salvaguardar a saúde dos funcionários impedindo que o sedentarismo gere problemas de absentismo que prejudicarão gravemente o funcionamento do serviço. É fundamental que os espaços sejam flexíveis o suficiente para incentivar a própria flexibilidade da instituição.

Espaços de trabalho

Os espaços de trabalho assumem já outro tipo de funcionamento em que a tarefa a desempenhar pelo funcionário ou colaborador se torna mais específica. Encontramos casos deste género na actividade financeira, onde a comunicação em tempo real com outros funcionários e vários monitores aumenta o risco de stress psicológico e motor. A actividade de programação informática requer também o funcionamento em equipas de vários colaboradores e monitores conjuntos e uma estreita relação com espaços de lazer que impeçam os efeitos nefastos do excesso de trabalho e motivem os trabalhadores ao máximo.

Espaços de formação

Um centro de formação é um espaço polivalente constituído por várias funções que se interligam entre si. Aqui ganha especial destaque a relação com os espaços de conferência ou auditório, uma vez que aqui temos uma situação mista entre sala de aula, sala de trabalho e reunião. A polivalência é também um requisito fundamental nestes espaços.

Projetos de Escritórios e Serviços

Os espaços de serviços incluem todos os imóveis cuja utilização é efectuada através de actividades de escritório ou de carácter semelhante. Para além da Regulamentação Geral das Edificações Urbanas estamos condicionados por toda a legislação referente a espaços de trabalho e em particular às regras de higiene e segurança no trabalho. O espaço de trabalho é também uma oportunidade para aumentar a produtividade e nesse sentido, orgulha-nos o facto de já termos desenhados escritórios para as melhores empresas para trabalhar.