Linguas disponíveis

Utopia | Casa Funcional
22879
portfolio_page-template-default,single,single-portfolio_page,postid-22879,qode-social-login-1.0,qode-restaurant-1.0,ajax_fade,page_not_loaded,,select-child-theme-ver-1.0.0,select-theme-ver-4.6,side_area_uncovered,wpb-js-composer js-comp-ver-5.5.5,vc_responsive

Casa Funcional

Esta habitação na Maia é no fundo um exemplo da relação estreita que existe no projecto de arquitectura entre estética e funcionalidade.

A zona urbana e o programa de necessidades

A casa integra-se num lote de moradias geminadas em contexto urbano. Foi solicitado aos arquitetos um projeto de arquitectura funcional com um custo competitivo e uma arquitectura de qualidade. Era importante também trabalhar com a privacidade dos espaços interiores e jardins, as vistas principais mais desafogadas e o conjunto de espaços e usos a implementar na casa.

Forma e função

No piso térreo, o vestíbulo a sala de estar, sala de jantar e cozinha partilham um grande “open space”. As zonas estão definidas mas comunicam entre si. Inclusivamente a escada é aberta para este espaço. Só a casa de banho de serviço e escritório são encerradas. No piso superior as zonas mais privadas dos dois quartos com casa de banho comum e o quarto principal com roupeiro e casa de banho privativa são compartimentados de modo otimizado. Todos os espaços possuem luz natural. No fundo a forma demonstra a função, sem deixar que a função defina a forma.

O conceito da casa funcional

A implantação traduz-se num volume de construção simples que depois é esculpido como se de uma escultura contemporânea se tratasse.

Efectua-se um negativo na forma onde é preciso abrir espaço exterior. Iimplementam-se aberturas para iluminar criteriosamente ou aquecer passivamente os espaços.  Perante a pureza das formas o projecto de arquitectura introduz assim dinâmicas nos volumes associando as janelas a elementos esculturais.

No projecto de arquitectura o todo ganha assim coerência e a estética nasce da autenticidade dos usos e do rigor com que são implementados.  A técnica torna-se assim arquitectura.

Tipo de Serviço

Projetos de Arquitetura

Tipo de Licenciamento

Edificação nova

Data

Outubro 31, 2018

Categoria

Arquitetura, Habitação