Linguas disponíveis

Utopia | Casa Luminosa
22880
portfolio_page-template-default,single,single-portfolio_page,postid-22880,qode-social-login-1.0,qode-restaurant-1.0,ajax_fade,page_not_loaded,,select-child-theme-ver-1.0.0,select-theme-ver-4.7,side_area_uncovered,wpb-js-composer js-comp-ver-5.7,vc_responsive

Casa Luminosa

A envolvente da Casa Luminosa

Localizada na zona do Porto, foi encomendado aos nossos arquitectos a alteração de um alvará de loteamento e o projecto de uma habitação nova devidamente adaptada ao contexto urbano e ao programa específico do cliente.

O projeto de arquitetura da Casa Luminosa

O projeto de arquitectura da casa assenta no conceito de edificação em meios pisos. Esta estratégia arrojada dos arquitetos permitiu várias vantagens:

  • Adaptar o edifício ao terreno natural
  • Inundar de luz natural todos os espaços
  • Reduzir a compartimentação dos espaços executando menos paredes
  • Aumentar a fluidez dos espaços e a nobreza de cada zona

Deste modo, a casa organiza-se de acordo com o desenrolar das escadas, gerando espaços com alturas intermédias, permitindo ampliar os espaços e sugerir de modo subtil cada função. A garagem recebe apenas meia escavação, a zona da cozinha, sala de jantar e casa de banho de serviço está ao nível do jardim frontal e a zona da sala de estar está ao nível do jardim do logradouro. Subindo mais um lance de escadas encontramos dois quartos com casa de banho e subindo um pouco mais o quarto principal com closet e casa de banho privativa. A luz inunda os espaços e as zonas sociais comunicam verticalmente ao nível visual. Num certo sentido o processo arrojado de concepção espacial recupera o “Raumplan” de Adolf Loos e adapta-o à contemporaneidade.
O exterior é um volume escultural que reflecte as entradas de luz para cada espaço e procura a privacidade e e as melhores vistas de modo criterioso

A construção da Casa Luminosa

A habitação possui uma estrutura aligeirada  de betão armado e bloco e isolamento térmico pelo exterior no pavimento, cobertura e paredes. A cobertura é em zinco e um lambril de granito amarelo permite a ligação com o pavimento exterior em cubo de granito. Um deck de madeira exterior permite desfrutar do jardim em privacidade.

A Casa Luminosa possui uma elevada eficiência energética uma vez que tira partido de uma corrente de ar ascendente para arrefecimento pelo lanternim e aproveitamento da radiação solar passiva nos meses de inverno.

No interior as madeiras naturais articulam com o mármore uma imagem nobre e reforçam a luminosidade da habitação e o minimalismo das formas.

A Casa Luminosa

Para uma casa ser luminosa, não basta aumentar janelas. Para que a luz inunde os espaços em conforto é preciso saber trabalha-la, recebê-la ora directamente ora de forma indireta, no fundo, transportando-a com cuidado para todos os recantos. E esta dinâmica só pode existir se devidamente conjugada com uma estratégia térmica e cuidado estético com as vistas e a privacidade de quem habita. Só assim pode a luz fazer o seu papel e tornar-se a protagonista deste espaço. No fundo, não esqueçamos nunca que a luz é precisamente o elemento que permite que as formas da casa se revelem aos nossos olhos.

 

Tipo de Licenciamento

Construção Nova

Data

Novembro 7, 2018

Categoria

Arquitetura, Habitação