Linguas disponíveis

Utopia | Urbanismo
21813
page-template-default,page,page-id-21813,page-child,parent-pageid-21724,qode-social-login-1.0,qode-restaurant-1.0,ajax_fade,page_not_loaded,,select-child-theme-ver-1.0.0,select-theme-ver-4.1,side_area_uncovered,wpb-js-composer js-comp-ver-5.2,vc_responsive

Planeamento e Urbanismo

Quando um projecto assume pela escala uma dimensão urbana com impacto no espaço público nós arquitectos consideramos que estamos perante um trabalho de urbanismo ou planeamento. Neste âmbito tudo o que se projecta tem que ser suficientemente flexível para acomodar diferentes cenários futuros e incorporar a diversidade da vida urbana e distintos intervenientes. Este é o caso dos loteamentos onde distintos proprietários deverão construir de modo diferente mas salvaguardando a homogeneidade do conjunto urbano. Esta questão está também presente no caso da elaboração de um masterplan para um resort turístico onde diferentes empresas poderão interagir. E é também evidente nos casos em que é necessário elaborar um plano de pormenor que intervenha em contextos degradados e os transforme e integre num tecido urbano estável.

Loteamento

Um loteamento tem por significado a operação de transformar um determinado terreno ou conjunto de terrenos num conjunto urbano coerente, sujeito a determinado regulamento previamente elaborado, permitindo no fundo a venda de parcelas ou lotes desse conjunto para edificação segundo determinadas regras e usos. Todas as parcelas têm de ser acedidas através de espaço público devidamente cedido para o efeito. Para quem compra os lotes fica a vantagem de poder construir com uma simples comunicação prévia e certeza de que a qualidade da edificação envolvente se mantém no futuro. Para o promotor fica a vantagem de vender terrenos valorizados e já preparados para edificar mas também os encargos com os espaços públicos gerados e as taxas urbanísticas devidas

Como fazer um Loteamento?

Um loteamento é uma operação urbanística e como tal está sujeita a licenciamento camarário. O pedido deverá ser devidadmente instruído com entre outras coisas um levantamento topográfico, uma planta síntese com todos os lotes e infraestruturas desenvolvidas em nas especialidades de engenharia, uma memória descritiva e todas as definições técnicas necessárias. Terá obviamente de estar em conformidade com toda a legislação em vigor e ser compatível com o uso previsto na planta de ordenamento do plano director municipal respectivo.

Alteração ao alvará de Loteamento

Quando um proprietário pretender fazer uma alteração ao alvará de loteamento, ela poderá em princípio ser executada, contudo é absolutamente necessário contactar todos os proprietários do loteamento e obter o seu consentimento.

Plano de Pormenor

Para determinados Planos directores municipais e em determinados usos ou situações pode ser obrigatória a apresentação de um plano de Pormenor. É no fundo um estudo urbanístico que incorpora já a sua implementação e organiza e regulamenta todas as intervenções de carácter arquitectónico no espaço público e privado abrangidas pela área de intervenção.

Masterplan

Embora o termo internacionalmente aceite não tenha uma correspondência directa com as figuras legais portuguesas que enquadram as operações urbanísticas, um masterplan é no fundo uma planta síntese que estrutura o desenvolvimento de uma operação urbanística. Acaba por ser assim fundamental para o promotor quando este é constituído por vários parceiros ou quando este tem a necessidade de efectuar estudos de viabilidade económica necessários para avaliar a sustentabilidade do investimento.

Perguntas frequentes sobre Planeamento e Urbanismo

Consulte aqui algumas das questões mais comuns colocadas aos nossos arquitectos na hora de alterar ou desenvolver um loteamento ou no desenvolvimento de um masterplan ou plano de pormenor.

PRETENDO FAZER UM LOTEAMENTO. FAZEM DESIGN 3D DO PROJECTO DE ARQUITECTURA?

Sim. Cada vez mais somos solicitados com o intuito de comercializar a arquitectura através de imagens fotorealistas. Na verdade o design 3D de imagem do projecto de arquitectura não só é um exelente meio para averiguar o projecto de arquitectura como permite comercializar o imóvel com maior segurança para o cliente.