Linguas disponíveis

Escritório Blip

O mundo das empresas digitais é de constante transformação e adaptação a novas realidades. Como resultado da aquisição da startup portuguesa Blip pela multinacional Betfair inicia-se um ambicioso processo de crescimento da empresa e mudança da sua sede no Porto.

O escritório da Blip no Porto

Era necessário que as novas instalações para os programadores fossem abertas, funcionais e promovessem o trabalho em equipa. Ao mesmo tempo os espaços de lazer tinham de acompanhar todos os programas de trabalho. Os prazos de construção eram apertados e o orçamento condicionado.

Os arquitectos

Os arquitetos da Utopia foram assim contactados para  implementar os novos escritórios da Blip onde se desenvolve o trabalho de programação e se garantem as máximas condições de conforto e produtividade para os colaboradores. Tivemos de desenvolver não só o projecto de arquitectura como as várias especialidades de engenharia: térmica, mecânica, ITED, águas e estabilidade. Ao mesmo tempo, e como consequência dos prazos apertados foi necessário efetuar um concurso de obra em tempo record bem como um acompanhamento de obra praticamente diário. Em resumo, acabamos por fazer a gestão de projecto. Ao mesmo tempo acabamos por fazer nascer uma equipa e um processo de trabalho que usaremos mais tarde em outros projectos para empresas de programação.

O Projecto de arquitectura

O projecto de arquitectura procura sobretudo promover a criatividade dos engenheiros informáticos. A maior parte da área usada é utilizada em espaços de uso informal, social e lúdico. Uma parte considerável está na zona de formação e laboratório e uma outra destinada ao trabalho de programação propriamente dito. Os resultados estão à vista e no ano imediatamente após a construção a empresa foi considerada a 4ª melhor empresa para trabalhar em Portugal.

Os escritórios da Blip no Porto tornaram-se assim um caso de estudo de arquitetura dentro dos escritórios para as empresas IT ( tecnologias de informação).

Data

Julho 17, 2015

Categoria

Arquitetura, Escritórios