Linguas disponíveis

Pedido de Orçamento de Arquitetura e Engenharia

Saiba aqui como fazer um pedido de honorários de modo a perceber quanto custa um arquiteto ou quanto custa um engenheiro. O processo é extremamente simples. Assim, pode também aqui saber como solicitar um orçamento e como calculamos os honorários de arquitetura e engenharia de modo rápido e rigoroso.

O pedido de orçamento é fundamental!

Gostamos de salientar aos nossos clientes que o pedido de orçamento é extremamente importante para o cliente. Nós não fazemos um mero orçamento grátis. Nós produzimos um estudo de viabilidade técnica, legal e económica de qualidade. Esta análise traz benefícios enormes aos nossos clientes na medida em que impedimos erros futuros e promovemos decisões que economizam tempo e dinheiro. A única questão que solicitamos é que seja o mais exaustivo possível na informação que nos fornecer. Deve assim incluir o máximo de detalhes de modo a podermos elaborar um orçamento e um planeamento verdadeiramente rigoroso e competitivo.

Pedir orçamento já!

Viabilidade de construção

Antes de elaborar um orçamento, preparamos um estudo de viabilidade de construção. Este estudo permite com antecedência saber se o projeto que o cliente pretende é viável do ponto de vista legal. Caso contrário, teremos de efectuar alguns ajustes de modo a compatibilizar a pretensão do cliente com as necessidades legais impostas pela Câmara Municipal.

Prazos de resposta

Em menos de 48 horas terá uma resposta nossa de modo a podermos elaborar a proposta de prestação de serviços. O tempo de elaboração do documento está depois apenas dependente da sua disponibilidade para reunir connosco. Sabemos que aprecia a rapidez, por isso não hesite em enviar-nos já o formulário em baixo!

Como funciona o pedido de orçamento?

Os vários passos que decorrem antes e depois de efetuado o pedido on-line estão descritos nos separadores em baixo.

Escreve-nos um e-mail ou telefona-nos!

No nosso atelier estamos sempre disponíveis para o ajudar. O primeiro passo a tomar é um simples telefonema ou email no qual nos descreve os aspetos gerais do projeto que pretende, quanto pretende gastar, as necessidades e objetivos mais importantes do que pretende construir ou reabilitar e onde se localiza a intervenção.
Não se preocupe se os conceitos não estiverem totalmente estabilizados. Um projeto é um ato dinâmico e nós estamos aqui precisamente para o ajudar a construir esse mesmo processo da melhor maneira e com a forma mais eficaz para aplicar o seu investimento.

Poderá opcionalmente ligar para o número de telefone 222 413 787.

Elaboramos o Orçamento

Em menos de 48 horas entraremos em contacto consigo para esclarecer todas as questões elativas ao seu projeto. Sempre que necessário, visitamos o local objeto da intervenção para compreendermos melhor as condicionantes.
Chamamos à atenção para quaisquer questões relacionadas com a legalidade, isto é, todas as condicionantes que têm de ser tomadas em linha de conta de modo que o licenciamento seja um sucesso. Ao mesmo tempo tentaremos avaliar todos os aspetos do programa pretendido de modo a produzir desde logo uma estimativa orçamental e para que possa desde confirmar a viabilidade do investimento.
Explicamos as fases de trabalho que vamos todos ter de atravessar e fornecemos um calendário com os prazos pretendidos. Incluímos uma descrição detalhada dos serviços que prestamos. Discriminamos todos os pagamentos já antecipadamente até ao fim da obra.
Por fim reafirmamos as garantias que oferecemos sobre a qualidade do nosso trabalho.

Clarificamos todas as dúvidas

Aconselhamos e encorajamos sempre os nossos clientes a nos colocarem todas as dúvidas que tenham sobre o seu projeto particular e a conhecerem detalhadamente todos os detalhes das nossas propostas.
Esforçamo-nos não somente em ser competitivos, mas também em garantir a máxima qualidade ao mais baixo custo. Sem qualquer compromisso, temos também todo o prazer em receber os nossos clientes no nosso escritório para que conheçam o nosso modo de trabalho, projetos que desenvolvemos com características idênticas e inclusivamente o nosso processo de relacionamento com o dono-de-obra.
Sabemos que estes aspetos são decisivos para que decida de modo confiante pelo gabinete que lhe oferecer mais garantias de qualidade e preço. E temos a certeza que escolherá bem!

Adjudica-nos o projeto!

Depois de refletir e todos os aspetos que considerar importantes estarem descritos na proposta e apos ter conhecido todo o nosso trabalho, temos a certeza que envidará todos os esforços no sentido de adjudicar a elaboração do projeto. A nossa proposta é precisamente o instrumento da nossa relação contratual.
Como tal todos os aspetos que se seguirão são o decorrer desta. Ao mesmo tempo é o iniciar de um processo entusiasmante para o investidor e motivador para os arquitetos e engenheiros!

Orçamento de Arquitectura e Engenharia

Estão aqui algumas das perguntas mais comuns que cada arquiteto e engenheiro da utopia mais recebe no momento em que os nossos clientes pretendem pedir um orçamento. Se gostava de ver respondida alguma questão adicional contacte-nos por favor.

Quanto custa o engenheiro?

Tal como para o arquiteto, para saber os custos associados ao trabalho de um engenheiro terá necessariamente de nos fazer um pedido com toda a informação relativa à sua casa, hote rural, loteamento, remodelação de loja, escritório ou indústria.

Orçamento grátis

Tal como para o arquiteto, nós fazemos sempre um cálculo das horas necessárias e dos custos relativos às deslocações e gastos do escritório, permitindo-nos apresentar os honorários de modo simples e discriminado numa proposta detalhada. Anexo a essa proposta está também um contrato de prestação de serviços de engenharia com todas as especialidades descritas. No entanto, os nossos engenheiros explicar-lhe-ão sempre como é que foram calculados, que custos cobrem e de que forma está previsto o faseamento do pagamento dos honorários de engenharia.

No custo dos honorários há algo que não esteja incluído?

Nos nossos honorários, o cliente sabe desde o primeiro dia em que começamos a trabalhar com o lápis até ao último dia em que se muda para a sua nova casa todos os cêntimos que vai gastar.
É isto que nos tem garantido todos os clientes.

Os projetos de especialidades dos engenheiros fazem parte do contrato?

Sim. Existe um item só para os projetos de especialidades. Neste como na parte de arquitetura estão discriminados custos, prazos e quais os projetos incluídos. Normalmente propomos para licenciamento todos os projetos exigidos por lei.

Porque diferem tanto os preços entre arquitetos? Entre engenheiros também. Porquê?

Porque a expectativa dos vários arquitetos consultados é diferente quanto ao rigor e quanto ao acompanhamento ao cliente e à obra.
Quanto aos engenheiros, a situação não é muito distinta. O grau de acompanhamento à obra e o tipo de aproximação ao projeto é também variável.
Certifique-se bem que o orçamento que escolheu corresponde ao que verdadeiramente precisa.

Vale a pena apostar nos projetos de especialidades?

Sem dúvida que sim. Os projetos de especialidade dos engenheiros têm um custo dependente do número de horas que o gabinete vai gastar na elaboração dos projetos.
Tal depende obviamente da dificuldade técnica do mesmo e do grau de aproximação ao detalhe no projeto de execução.

O barato sai caro

Nos projetos de especialidades vale a mesma máxima dos projetos de arquitetura. A máxima é, vale mais um projeto de execução bem detalhado e mais caro do que um barato e mal detalhado que depois leva a custos adicionais na construção.

Posso visitar o escritório e conhecer o arquiteto do meu projeto de arquitetura?

Temos o maior prazer em recebê-lo no nosso gabinete de arquitetura e engenharia. Poderá não só conhecer cada arquiteto ou engenheiro como visualizar as nossas casas, hotéis, fábricas, comércios, etc.
É sempre um prazer apresentar os nossos arquitetos e o nossas obras de arquitetura.

Quanto tempo demora um orçamento de honorários de arquitetura e engenharia?

O gabinete de arquitetura e engenharia Utopia é extremamente rápido na análise dos custos de projeto.
Em condições normais, em apenas dois dias poderá obter uma proposta de prestação de serviços de arquitetura e engenharia na qual estão rigorosamente discriminados, para além de outros aspetos, um orçamento global dos honorários do arquiteto e do engenheiro.

Quanto custa um arquiteto?

Para saber os custos associados ao trabalho de um arquiteto terá necessariamente de nos fazer um pedido com toda a informação relativa à sua casa, hotel, loteamento, loja, escritório ou indústria.

Cálculo de horas de trabalho

Nós fazemos sempre um cálculo das horas necessárias e dos custos relativos às deslocações e gastos do escritório, permitindo-nos apresentar os honorários de modo claro e discriminado numa proposta detalhada.

Contrato

Anexo a essa proposta está também um contrato de prestação de serviços de arquitetura. No entanto, os nossos arquitetos explicar-lhe-ão sempre como é que foram calculados, que despesas cobrem e de que forma está previsto o faseamento do pagamento dos honorários de arquitetura.

Posso enviar fotografias de arquiteturas que gosto, casas ou imagens de revista?

Claro que sim. Aquilo que lhe agrada é para nós motivo de enorme interesse.
Gostamos de fazer projetos que motivem os nossos clientes e as fotografias de arquitetura moderna ou tradicional são para os nossos arquitetos material de trabalho.

Como ver se o valor dos honorários é baixo ou alto?

O valor dos honorários ser alto ou baixo não é uma questão subjetiva. É pelo contrário racional e deve ser avaliada racionalmente.
Compare os vários gabinetes de arquitetos e engenheiros, repare se lhe cobram à hora e quanto lhe cobram por hora. Verifique os serviços que estão incluídos, os prazos descritos, as garantias dadas e se não há algo que se possa cobrar posteriormente. Pelo menos são estas as questões às quais nós arquitetos e engenheiros procuramos responder todos os dias.

Existe uma tabela de honorários para projetar?

Sim, existiu. Mas, atualmente não está em vigor, sendo apenas documento de consulta.
Contudo, à luz das regras comunitárias de concorrência no mercado de serviços, não há nenhuma Tabela de Honorários em vigor para clientes privados em vigor em Portugal.

O método de cálculo da tabela de honorários

Assim, o método antigo e indicativo para o cálculo dos honorários advém da Portaria de 7 de Fevereiro de 1972, intitulada “Instruções para o Cálculo dos Honorários Referentes aos Projetos de Obras Públicas”. Estas Instruções estabelecem que os Honorários do Projeto de Arquiteturas e engenharia de especialidades são calculados com base numa estimativa de custo da obra.
Assim, e a título de exemplo, se uma obra tiver uma área de construção prevista de 100 m2 e a sua estimativa de custo for de 1000,00 euros/m2, os Honorários serão uma percentagem sobre 100.000,00 euros. Os nossos arquitetos e engenheiros, cumprindo escrupulosamente a lei, não aplicam esta tabela a clientes privados, o que nos permite ser altamente competitivos.

O arquiteto é responsável pelo cumprimento dos objetivos?

Sem dúvida que sim. Para isso o arquiteto precisa de autoridade na decisão sobre as opções de projeto. O arquiteto e o cliente assinam um contrato para que possam ser cumpridas de parte a parte todas as responsabilidades, sejam elas prazos, custos, pagamentos e objetivos do projeto de arquitetura.

Pode um arquiteto ou engenheiro visitar o terreno?

Sim. Sempre que possível, os nossos arquitetos preferem visitar o terreno e conhecer pessoalmente os nossos potenciais clientes.
Os arquitetos ficam assim com uma ideia mais clara do que pretende e do potencial do terreno.

Devo fazer um contrato com os arquitetos?

Sim, sem dúvida que deve fazer um contracto com os arquitetos e engenheiros. É a garantia que tem de que não serão colocados nenhum tipo de custos adicionais e que sabe quanto vai gastar com o seu arquiteto e engenheiro até ao fim do projeto.

Objetivos do contrato de prestação de serviços

Além do mais, este contrato não tem nenhum custo adicional. Assim, por uma questão de transparência, deverá ser sempre estabelecido um Contrato ou Acordo Escrito Prévio. O Contrato estabelece o âmbito das funções, tarefas ou intervenções, deveres e obrigações de ambas as partes, assim como a respetiva forma de remuneração. Contem ainda, explicitamente, as regras fundamentais que definem a relação entre Arquiteto ou engenheiro e o Cliente.
Todas as dúvidas e pontos sensíveis ficam esclarecidos por ambas as partes, a fim de evitar complicações que possam surgir no futuro. Um Contrato com os arquitetos e engenheiros é uma garantia de seriedade e transparência.

Tenho um familiar que é engenheiro, mas gosto dos arquitetos da Utopia. Posso contratá-los?

Sim, sem dúvida.
Os nossos engenheiros podem realizar discriminadamente os projetos de especialidades que pretender.

O que deve o contrato dos projetos de arquitetura e engenharia dizer?

Os contractos dos projetos de arquitetura e engenharia de especialidades devem, para além das formalidades associadas à identificação das partes, discriminar de modo claro o conteúdo exato dos serviços de arquitetura e engenharia, os prazos, os custos e o modo de pagamento bem como a garantia da parte do projetista de operar em total legalidade.