Tipos de equipamentos
A natureza dos equipamentos abertos ao público é sempre diversificada pois possui necessidades e fins muito específicos. Embora se possam considerar outros tipos de equipamentos comos os relacionados com a atividade turística ou de saúde, a especificidade destes merece um olhar mais atento e um capítulo próprio como descrito na página de usos.
Equipamentos escolares
Os equipamentos escolares têm requisitos especiais de segurança e de qualidade uma vez que albergam crianças de idades diferenciadas. Desse modo, conheça em seguida os espaços necessários e as valências obrigatórias segundo a legislação em vigor.
Espaços necessários para uma escola do Ensino Básico
O ensino básico inclui diversas funções obrigatórias a incluir numa escola como por exemplo:
- Vestíbulo
- Sempre associado ao vigilante e à identificação de todos que entram na escola.
- Salas de atividades
- No mínimo são necessárias quatro atividades. São comummente conhecidas como salas de aula. Por conseguinte, deverão incluir mesa do professor, quadros e mesas e cadeiras de alunos. Deverá ainda ser incluída uma banca com pio para limpeza e atividades como a pintura. Cabides para alunos e um arrumo autónomo são também requisitos par estes espaços.
- Salas de atividades extracurriculares
- Nestes espaços poderão ser desenvolvidas atividades relacionadas com a expressão plástica, a música, ou outras.
- Ginásio
- Zona direcionada para a prática desportiva. Deverá ser incluído um balneário com WC, vestiário e duches, ambos separados em zona masculina e feminina. A área deverá ser proporcional ao número de alunos
- Sanitários das crianças
- Também estes espaços deverão estar separados em zona masculina e feminina e permitir acesso a deficientes ou pessoas de mobilidade condicionada.
- Serviços administrativos
- Deverão obrigatoriamente incluir secretaria e gabinetes de professores e direção.
- Zona do Pessoal docente e não docente
- Nestes espaços incluem-se os WC, vestiários com cacifos, a sala dos professores (descanso e reuniões) e a sala do pessoal muito importante no caso das escolas maiores.
- Recreio exterior e interior
- Zona destinada às atividades lúdicas mais autónomas das crianças e com forte componente de sociabilização entre estas.
- Serviços técnicos
- Poderão ser necessários outros espaços como é o caso da reprografia ou oficina de manutenção em escolas de maior dimensão.
Espaços necessários numa Creche
Uma creche é um equipamento preparado para apoiar o desenvolvimento de bebés e crianças até aos 3 anos. Trata-se por isso de um equipamento altamente regulamentado pela segurança social. Desse modo, conheça em seguida alguns dos espaços necessários.
Bebés até 1 ano
Também conhecido como berçário, os requisitos são os seguintes:
- Sala de atividades para bebés
- É no fundo o espaço principal onde se desenvolvem as atividades de desenvolvimento do bebé.
- Sala de dormir
- Sala com berços separados onde em perfeito conforto os bebés podem dormir.
- Zona de higienização
- Trata-se do espaço onde se desenvolvem os cuidados higiénicos do bebé como a mudança de fraldas ou o banho. Deverá possuir uma banheira e todos os utensílios e materiais para banho, assim como as prateleiras com todo o material para mudança de fraldas.
- Copa com banca e pio
- Trata-se da zona para preparação de biberão e papas.
Sala de 1 ano
Esta sala, legalmente não necessita de nada mais do que a sala de atividades de 1 ano. Contudo nada impede acrescentar outras valências. A área deverá ser proporcional ao número de alunos.
Sala de 2 anos
Esta zona segundo a legislação em vigor também não necessita mais do que a sala de atividades para as crianças com uma área de acordo com o número de crianças.
Espaços comuns
Zonas que são de uso partilhado pelas crianças e pessoal docente e não docente.
- WC de crianças
- Este espaço é fundamental para as crianças adquirirem hábitos de controlo das fezes e urina. Deverá ser acolhedor e higiénico. Deverá possuir também banheira ou zona de duche.
- Sala de isolamento
- Pese embora seja um tema polémico, a legislação prevê e obriga a instalação de um espaço para isolar crianças doentes ou com possibilidade possuírem doença contagiosa.
- Zona administrativa da creche
- Espaço destinado à gestão e serviços administrativos do equipamento.
- Zona do pessoal da creche
- Sala do pessoal destinada ao descanso dos funcionários.
- WC de adultos
- Espaço destinado aos sanitários dos adultos, sejam eles educadores, pais ou auxiliares e pessoas de mobilidade reduzida.
Espaços necessários num infantário
O infantário é um espaço fundamental na educação de uma criança, na exata medida em que representa a preparação para a entrada no ensino primário ou básico. Desse modo, os espaços necessários são os seguintes:
- Receção e sanitários de adultos
- Zona de vestíbulo com controlo de entradas e saídas de adultos e crianças. Deverá ter ligação a um sanitário de adultos com possibilidade de albergar pessoas de mobilidade condicionada.
- Vestiário de alunos
- Deverá ser previsto um espaço com fácil relação com a entrada onde as crianças se possam vestir confortavelmente.
- Área de Pessoal do Infantário
- À semelhança de outros equipamentos deverá ser previsto um WC de pessoal, um vestiário com cacifos e duche e uma sala de pessoal para convívio e relaxamento dos funcionários.
- Sala polivalente
- Espaço destinado à receção dos alunos.
- Salas de atividades várias
- São no fundo os principais espaços de trabalho e desenvolvimento da criança. Podem ser divididas por idades ou mistas.
- Ginásio
- Espaço destinado ao desporto. Deverá ser adequado ao número de alunos.
- Recreio exterior e coberto do infantário
- Deverá ser devidamente equipado um espaço exterior de modo a promover a sociabilização das crianças e as atividades mais lúdicas.
- Zona administrativa com gabinetes
- É necessário pensar um espaço com gabinetes para os serviços administrativos e para reuniões com pais e educadoras de infância.
Equipamentos administrativos
Os equipamentos administrativos como os resultantes da atividade da administração local ou outros são o conteúdo desta categoria. Tratam-se, portanto, de espaços onde o rigoroso cumprimento da legislação de higiene e segurança no trabalho, a par de um rigoroso controlo de custos permite garantir a sustentabilidade dos serviços, um baixo absentismo dos funcionários e uma elevada eficiência e produtividade.
Equipamentos desportivos
Os equipamentos de desporto como as piscinas, os campos de jogos, os parques de manutenção física, os ginásios e outros espaços onde se realize a prática desportiva consistem nos investimentos que incluímos nesta categoria. O conhecimento da modalidade, do público interessado na mesma, dos recursos financeiros disponíveis e dos recursos técnicos para atingir o orçamento pretendido são os temas mais importantes a tratar em cada projeto. Ou seja, a componente técnica ganha aqui uma importância enorme. Em resumo, o arquiteto é um elemento fulcral para articular todos estes aspetos.
Equipamentos judiciais e policiais
Um tribunal, uma secção de proximidade, um estabelecimento prisional, uma esquadra de polícia ou um equipamento gerido pelo ministério da administração interna ou ministério da justiça são tudo equipamentos que incluímos nesta categoria. Em suma, trata-se de equipamentos de elevado grau de confidencialidade e segurança, onde a capacidade técnica deverá ser aliada ao rigor construtivo de modo a atingir os objetivos das entidades públicas que os requerem.