Susana de Barros Vilela nasce em Lisboa em 1978. É Licenciada pela Faculdade de Arquitectura Universidade do Porto ( FAUP ). É fundadora e sócia-gerente do atelier Utopia – Arquitectura e Engenharia, Lda. Coautora da maior parte dos projetos do gabinete, participa esporadicamente em debates e conferências sobre arquitetura e urbanismo.
Prática Profissional
No momento atual dedica-se à criação e gestão dos projetos do gabinete Utopia – Arquitectura e Engenharia Lda e à coordenação dos vários trabalhos em curso
É autora dos projetos em fase de estudo prévio e respetiva comunicação dos mesmos com os clientes.
É responsável pelo licenciamento de todos os processos em curso e da coordenação destes com as várias entidades licenciadoras.
A coordenação e compatibilização das várias especialidades é também uma das funções que assume enquanto coordenadora de projeto.
O controlo dos custos através de cadernos de encargos e estimativas orçamentais é uma competência frequente.
A participação em debates e conferências de arquitetos é também uma função que assume pontualmente.
Formação académica
A sua formação académica é bastante influenciada pela FAUP Faculdade de Arquitectura da Universidade do Porto pois é reconhecida internacionalmente pelos dois “nobel da arquitetura”, (prémios Prytzker, Eduardo Souto Moura e Álvaro Siza Vieira) e também no nosso país pelos arquitetos Fernando Távora e Carlos Ramos, mestres e pioneiros de uma arquitetura moderna portuguesa.
O seu trabalho é também bastante influenciado pelo facto de ter frequentado a Escuela Técnica Superior de Catalunya ETSAB, na Universidad Polytecnica de catalunya UPC em Barcelona, reconhecida internacionalmente pela produção de inovação tecnológica e investigação em arquitetura.
Neste contexto académico publica a sua tese final de licenciatura na FAUP intitulada “O ornamento em arquitectura” e obtém 17 valores no ano 2000. O estudo apresenta assim em detalhe os processos de inclusão de fatores estéticos no projeto, proporcionando uma análise profunda à relação complexa entre função e estética.
Formação profissional
Antes mesmo de terminar a licenciatura colabora com o arquiteto João Álvaro Rocha e o arquiteto amarantino Rolando Torgo. Mais tarde, já enquanto arquiteta, colabora com Camilo Cortesão. Assim, todas estas colaborações permitiram segundo a própria “trabalhar rigorosamente com as limitações técnicas e legais do contexto nacional com a máxima exigência na persecução da excelência arquitetónica e dos objetivos do cliente”.
Em 2003 é cofundadora da Utopia – Arquitectura e engenharia Lda.
Perguntas colocadas à arquiteta Susana Barros
Em seguida encontram-se algumas perguntas frequentes colocadas à arquiteta Susana Barros.
Não. De modo nenhum. Temos assistido por um lado a um número crescente de mulheres que se licenciaram em arquitetura e acedem continuamente à ordem. Por outro lado, no nosso gabinete podemos claramente afirmar que os clientes apreciam o modo em como valorizamos a diversidade também no género.
Sim, sem dúvida. A Universidade do Porto é uma instituição extraordinária, contudo, a produção científica na área de Arquitetura é baixa. Barcelona tem uma dinâmica incrível a nível de teoria que nos serve para toda a vida.