Linguas disponíveis

Gabinete de Arquitetura

Com sede no Porto, a Utopia é um gabinete de projetos de arquitetura, urbanismo, design de mobiliário e engenharia. É inovadora na medida em que coordena todas as especialidades envolvidas no seu projeto, reduzindo assim todas as suas preocupações. A equipa de trabalho inclui arquitetos, engenheiros, paisagistas e designers que trabalham em estreita cooperação. Prestamos vários serviços, nomeadamente, projetos de raiz, recuperações, ampliações e decorações de interiores. Desenvolvemos todos os programas, incluindo habitação, turismo, comércio, serviços e indústria. Estamos sempre disponíveis para aceitar o seu desafio.

Estamos sempre disponíveis para aceitar o seu desafio.

A nossa História

O nosso gabinete de arquitetura e engenharia tem já uma história de mais de uma década de obras construídas. Durante esse percurso, procuramos ser fieis à nossa missão de privilegiar o interesse do cliente e como resultado deste mesmo facto temos tido a confiança renovada para projetar novos investimentos para os mesmos clientes ou para novos trabalhos que resultam do interesse que despertaram em empresas e particulares que deles tomaram conhecimento. As nossas publicações e conferências são também a oportunidade de divulgar este percurso de trabalho que tanto nos motiva.

Mais sobre a nossa história

A Filosofia de Trabalho da Utopia Lda

A nossa filosofia de trabalho baseia-se na importância que damos aos objetivos e orçamento disponível do dono de obra. Ao mesmo tempo fazemos uma análise cuidada das questões jurídicas envolvidas em todo o processo, antecipando todas as fases de decisão de modo a produzir soluções ajustadas ao nível estético e funcional. Do mesmo modo selecionamos com cuidado as soluções formais e técnicas construtivas apropriadas, quer se trate de propostas tradicionais, quer se trate de propostas absolutamente inovadoras. Resumimos o nosso método de projeto num lema: ouvir, pensar e resolver.

Mais sobre a nossa filosofia de trabalho

A equipa de Arquitetos

Conheça aqui o modo de funcionamento da nossa equipa de arquitetos e engenheiros. Damos primazia a um projeto coordenado por arquitetos, processo de trabalho esse que salvaguarda que cada engenheiro tenha um papel essencial de modo a contribuir para uma solução integrada de serviços de arquitetura e engenharia, o que reduz as preocupações do dono de obra. Uma equipa de técnicos experientes completa o leque de recursos humanos disponíveis que permitem salvaguardar a máxima qualidade da gestão do projeto e apoio ao cliente. Poderá também conhecer aqui as tarefas de cada profissional.

Mais sobre a nossa equipa

Internacional

A internacionalização é muito importante para nós. No nosso entender, trata-se de um desafio permanente e consideramos que esta possui um conjunto de oportunidades que nos permite demonstrar o nosso know-how e competitividade. Angola, Moçambique, Espanha, Brasil são mercados onde já desenvolvemos o nosso trabalho e onde esperamos alargar a nossa área de atuação.

Mais sobre internacionalização

A Inovação

A inovação é um tema que levamos muito a sério. Entendemos a inovação não como um processo académico encerrado num percurso escolar determinado e usado para objetivos profissionais específicos, mas sim como um processo dinâmico que ocorre todos os dias e que se traduz num melhor serviço ao cliente e à comunidade. Na realidade procuramos questionar permanentemente o nosso processo de trabalho e as soluções construtivas que elaboramos de modo a reagir às mudanças das condicionantes da realidade que nos envolve. Alguns temas destacam-se um pouco mais dada a importância que assumem nos dias de hoje. Sublinhamos o trabalho no sentido de aumentar a eficiência energética, quer seja no sentido de melhorar o comportamento térmico dos edifícios, quer seja no sentido de reduzir os consumos de energia e tornar a fatura energética mais baixa. Convém do mesmo modo referir as preocupações que temos em tornar a construção mais rápida e barata com processos construtivos alternativos à construção tradicional como é o caso do light steel frame.

Mais sobre inovação

Responsabilidade Social

A consciência social da empresa é algo que procuramos desenvolver constantemente na exata medida dos nossos recursos disponíveis. Isto é, aplicamos o conceito ao trabalho que desenvolvemos todos os dias. Sublinhamos para este efeito a arquitetura sustentável uma vez que os recursos de hoje para elaborar uma arquitetura ecológica ou amiga do ambiente são diversificados e em constante mudança. Recursos esses que permitem no fundo uma maior redução da nossa pegada ecológica quer seja durante o processo de construção, quer seja durante a vida e utilização do edifício. Ao mesmo tempo consideramos que a luta por uma arquitetura mais inclusiva para pessoas de mobilidade condicionada ou outras com outra qualquer diferença do foro sensorial ou intelectual é um processo constantemente inacabado.

Mais sobre a consciência social

Publicações e Entrevistas

Procuramos sempre fundamentar o nosso trabalho com base em conceitos que orientam a nossa pratica profissional. Conheça aqui algumas entrevistas ou conteúdos que foram publicados pelos órgãos de comunicação social ou eventos públicos.

Entrevista aos Arquitetos

Dúvidas de Construção

Consulte aqui as perguntas mais frequentes que são colocadas ao nosso gabinete de arquitetura. Abordamos temas tais como qual o trabalho de um engenheiro, sobre quanto custa um arquiteto, quanto tempo demora a elaborar um projeto de arquitetura, qual o papel dos engenheiros no processo, como calcular o custo de uma obra, etc. As perguntas estão divididas por temas nesta página (arquitetura, design, interiores e urbanismo) mas isso não impede que encontre outras questões mais específicas em outras páginas ao longo do nosso site.

Mais sobre construção

Resolução de Litígios

Em conformidade com o Decreto-Lei nº.144/2015, que estabelece os procedimentos a aplicar na Resolução Alternativa de Litígios de Consumo (RAL), e acolhendo a informação da Direção Geral do Consumidor, prestamos em seguida os contactos das entidades RAL.
Em caso de litígio o consumidor pode recorrer a uma Entidade de Resolução Alternativa de Litígios de consumo:
CICAP – Centro de Informação de Consumo e Arbitragem do Porto
http://www.cicap.pt/
Telefone: 22 550 83 49
Morada: Rua Damião de Góis, 31 – Loja 6 – 4050-225 PORTO
E-mail: cicap@mail.telepac.pt.
CNIACC – Centro Nacional de Informação e Arbitragem de Conflitos de Consumo
http://www.arbitragemdeconsumo.org/
Telefone: 21 384 74 84
Morada: Faculdade de Direito da Universidade Nova de Lisboa – Campus de Campolide – 1099-032 Lisboa
E-mail: cniacc@fd.unl.pt
Mais informações em Portal do Consumidor www.consumidor.pt
Em conformidade com a legislação em vigor poderão ser efectuadas reclamações em www.livroreclamacoes.pt

Perguntas Frequentes no Atelier de Arquitetura e Engenharia

Consulte aqui as perguntas mais comuns no nosso atelier de arquitectura e engenharia. Se tiver alguma dúvida que considere relevante, contacte-nos por favor.

OS ARQUITETOS CONFRONTAM-SE COM OS ENGENHEIROS?

Não existem soluções perfeitas para os arquitetos e engenheiros. Cada arquiteto e engenheiro tem sempre de encontrar a melhor solução entre custo e benefício. Pelo menos, é isso que fazemos todos os dias no gabinete.

COMO LIDAM OS ARQUITETOS QUANDO TÊM OPINIÕES DISTINTAS?

Com diálogo e argumentos cada arquiteto acaba por fazer valer a sua opinião e assimilar o conteúdo alheio dos restantes arquitetos da equipa.

QUE TIPO DE PROFISSIONAIS O GABINETE DE PROJETOS UTOPIA DISPONIBILIZA?

O atelier de projetos tem ao seu dispor arquitetos, paisagistas, engenheiros, designers, topógrafos, maquetistas e artistas plásticos.

A UTOPIA TAMBÉM CONSTRÓI?

Não. Acreditamos que os serviços de arquitetura e engenharia têm uma componente deontológica de tal modo elevada que é incompatível com outros interesses como o da construção. Projetar e construir são coisas distintas com interesses distintos. Defendemos os nossos clientes com o projeto e a fiscalização. Na sociedade existem situações semelhantes que não devem ser confundidas e que representam conflitos receitar e vender medicamentos, legislar e defender constituintes, etc….

FAZEM UM LICENCIAMENTO DE UM HOTEL RURAL OU UMA CASA?

Sim. Nós trabalhamos com projetos muito diferenciados. Isto só é possível porque cada solução que desenvolvemos é adaptada ao cliente e ao lugar em que se insere. Não repetimos ou copiamos projetos. Sabemos que cada cliente é único e merece ser tratado como tal.