Construção Ecológica
Para tornar o ato de construir um processo com uma menor pegada ecológica é necessário reduzir ao máximo todas as opções pelas energias não renováveis e optar pelo mais baixo valor de emissões possível.
Utilização de materiais locais
A utilização de materiais existentes próximo da obra em causa é uma técnica ancestral. Permite que por um lado os locais mantenham uma homogeneidade estética e por outro que não existam grandes deslocações de matéria prima. Ora as deslocações de material são danosas para o ambiente na medida em que se consomem recursos energéticos e se emite dióxido de carbono para a atmosfera.
Redução de produtos tóxicos
Para uma construção sustentável é conveniente ter em conta que deverão ser evitados os produtos tóxicos ou nocivos para o ambiente. O amianto é um deles pois é mais que evidente o risco para o ser humano. Mas outros produtos deverão ser também evitados. Exemplos a evitar são o vinil que deverá ser substituído pelo linóleo. Outros casos a não recorrer são os vernizes e as tintas resultantes de pigmentos não naturais.
Opção pelas técnicas de produção mais eficientes
Sempre que os locais obriguem a grandes deslocações logísticas resultantes das opções construtivas, estas deverão ser revistas. Por exemplo, quando uma central de betão se encontra muito afastada de um determinado local deverá ser privilegiada uma estrutura de madeira ou de aço leve. Por outro lado, e sempre que possível, as estruturas deverão ser aligeiradas. Estruturas mais leves consomem menos recursos energéticos e como tal menor impacto no ambiente.
Materiais Biodegradáveis
Uma construção sustentável opta por materiais biodegradáveis. Isto significa que rapidamente o material se transforma e é absorvido pelo ecossistema. Materiais como o policarbonato demoram séculos a serem englobados pela natureza e interferem gravemente na cadeia alimentar pois matam animais que os confundem com alimentos. Materiais como a madeira rapidamente apodrecem e são matéria orgânica integrada na natureza. Materiais biodegradáveis com comportamento semelhante são a lã, o bioplástico ou a cortiça que podem ser integrados nos acabamentos de qualquer edifício.
Materiais Recicláveis
Uma construção ecológica opta por materiais que se reciclam para usos diferentes. Materiais como o ferro, o vidro e outros, muito embora sejam produzidos com grandes quantidades de energia, podem facilmente ser reciclados. Poupa-se assim o impacto que possa ter o seu aterro e poupa-se assim energia num novo produto, pois é matéria prima já elaborada.