Como produzir energia amiga do ambiente?
Na realidade, produzir energia é algo que está bem próximo de nós e mais acessível do que muitos poderão pensar. Assim, podemos utilizar vários processos domésticos como fonte de energia alternativa aos processos mais convencionais e urbanos.
Geotermia
A geotermia é a capacidade de aproveitarmos a energia existente no diferencial de temperatura entre um determinado espaço e o interior da terra. Existem diversos equipamentos que fazem uso deste diferencial e o aplicam imediatamente na climatização de espaços.
Aerotermia
A aerotermia é no fundo idêntica, na exata medida em que tira proveito do diferencial térmico entre o ar exterior e um determinado espaço interior para produzir energia. Existem também bastantes equipamentos hoje que tiram partido deste conceito e aplicam esta energia diretamente na climatização.
Energia solar fotovoltaica
A produção de energia elétrica a partir da energia solar está patente nos painéis fotovoltaicos. Sempre que os consumos de energia sejam realizados durante o dia e sem necessidade de acumular a mesma, devemos considerar a introdução de painéis fotovoltaicos.
Energia solar para aquecimento de águas sanitárias
A energia solar está extremamente bem aproveitada em equipamentos que permitem acumular calor. Nesse sentido são raros os casos em que usar um termo-sifão para aquecimento de águas não se torna num importante passo para reduzir consumos de energia.
Energia solar passiva
A energia solar passiva é a capacidade que nós temos em aproveitar a radiação solar para aquecimento no inverno e aproveitar o sombreamento no verão. Assim, conseguimos desenvolver este processo quando posicionamos corretamente os vãos de acordo com a latitude e os pontos cardeais e quando utilizamos os mecanismos disponíveis para sombrear e fechar um edifício. Nesse sentido, a domótica pode também representar um importante papel.
Energia eólica
Podemos utilizar a energia eólica para a produção de energia elétrica de modo extremamente eficiente. Existem determinados equipamentos disponíveis e mediante um estudo do local exato a sua rentabilidade pode de facto ser efetiva.
Energia hídrica
A capacidade de produção de energia através do aproveitamento das correntes de água subterrâneas ou é desenvolvida desde os tempos ancestrais para produção de energia mecânica. Hoje em dia a sua utilização para produção de energia elétrica é já acessível economicamente. Devemos analisar a instalação de uma mini-hídrica sempre que o recurso estiver disponível. Contudo há que salvaguardar a legalidade da operação.
A biomassa
A produção de matéria orgânica combustível de forma sustentada não deverá ser olhada como potenciadora do aumento de CO2 ou dos gases com efeito de estufa. Em resumo, se conjugado e em equilíbrio com os ecossistemas existentes, este processo poderá ser uma importante fonte de redução de consumos energéticos de eletricidade no aquecimento de uma habitação.