Linguas disponíveis

Arquitetura de Interiores

A arquitetura de interiores é um campo que nos merece enorme interesse dado o impacto que este serviço gera na comodidade e qualidade dos espaços. Pode estar altamente relacionada com a arquitetura e existir mesmo uma forte interdependência com esta como é o exemplo dos trabalhos de fit-out. O serviço pode também ser desenvolvido sem qualquer alteração ou intervenção nas paredes existentes como é o caso do FF&E. Nalguns casos particulares envolve também alguns espaços temporários como os presentes em determinados showrooms ou stands para presença em feiras internacionais.

Serviço de arquitetura de interiores

O serviço de design de interiores possui uma componente extremamente cenográfica na medida em que procura sobretudo criar ambientes através da decoração de espaços interiores. Trata-se no fundo de projetar os espaços interiores de modo a resolver as questões funcionais em perfeita harmonia com os aspetos de natureza estética. Tem como base de trabalho o desenho, conjugação e escolha de móveis, objetos, equipamentos, cortinas, tapetes, acessórios, conciliando-os continuamente. Trata-se de planear as cores, os materiais, os acabamentos, as texturas, a iluminação criando ambientes com características únicas. Procura-se do mesmo modo ajustar os objetivos às disponibilidades financeiras do cliente e aos requisitos de funcionalidades objetivos.

 

Âmbito de trabalho do arquiteto de interiores

O arquiteto de interiores administra todo o projeto de decoração e desenvolve calendários com prazos para cada tarefa. Ao mesmo tempo prepara o caderno de encargos, coordena o desenvolvimento do trabalho de marcenaria, pintura, eletricidade e costura. Por vezes também fiscaliza o trabalho de cada empresa de decoração e desenvolve os seus serviços quer para particulares, quer para empresas.

 

Furniture Fixtures and Equipment

O serviço de Furniture Fisxtures and Equipment vulgarmente conhecido por FF&E é um termo anglo-saxónico que significa mobiliário, divisórias amovíveis como biombos e equipamentos como a iluminação ou aparelhos eletrodomésticos. Os trabalhos de decoração deste tipo destinam-se no fundo a desenvolver, criar ou distribuir o recheio de um espaço sem interferir com tudo aquilo que é fixo no imóvel. É um trabalho bastante rápido e não é objeto de qualquer tipo de licenciamento camarário. Nesse sentido é possível uma transformação integral de um espaço existente, alterando totalmente a sua funcionalidade e estética num breve espaço de tempo.

 

Fit-out

O serviço de Fit-out é um termo anglo-saxónico que é por definição o conjunto de acabamentos interiores que estão verdadeiramente ligados ao imóvel e não podem ser removidos facilmente. Este tipo de serviço já envolve um tempo de execução superior, mas não obriga a licenciamento camarário na medida em que não interfere com a estrutura ou infraestrutura. Este serviço poderá ou não ser objeto de FF&E conforme as necessidades do cliente. O Fit-out é, contudo, um processo absolutamente essencial em alguns casos onde é necessária uma transformação um pouco mais profunda do imóvel existente.

Perguntas frequentes sobre Interiorismo

Consulte aqui algumas das questões mais comuns colocadas aos nossos arquitetos de interiores no momento de solicitar uma obra de interiores ou um trabalho de decoração.

Os móveis da casa são desenhados pelos arquitectos da utopia ou comprados?

É como preferir.

Se pretender que os nossos arquitetos desenhem os móveis podemos fazê-lo.

Se pretender que o arquiteto apenas recomende algumas peças de design de mobiliário poderemos também trabalhar deste modo.

Pretendo remodelar o meu apartamento com mais funcionalidade e uma arquitectura moderna. O que acham disto?

Deverá enviar-nos fotos ou plantas do existente para sabermos se o que pretende é exequível.

Devo mandar fazer o mobiliário para a minha casa ou comprar mobiliário já feito?

Depende do caso. O mobiliário feito por medida fica consideravelmente mais caro. No entanto, a qualidade do resultado também é bastante melhor. Tudo depende de quanto pode gastar para construir a sua casa. Fale com um arquitecto da Utopia e este aconselhá-lo-á devidamente.

Arquiteto, o que é mais importante no design de interior da minha loja?

Nós arquitetos, relativamente ao design de interiores, costumamos dizer que é a montra, depois a montra e finalmente a montra. No fundo através deste trocadilho pretendemos dizer que tudo é uma montra para o arquiteto designer que vai realizar o projeto de design de interiores de uma loja.