Tipos de estabelecimentos turísticos
Os empreendimentos turísticos são equipamentos altamente regulados e com categorias específicas. Deste modo existe um enquadramento legal que regulamenta cada atividade e delimita e classifica cada investimento. Actualmente, o regime legal está descrito no Decreto-Lei n.º 80/2017, de 30 de Junho.Conheça em baixo algumas destas classificações.
Hotéis
Os estabelecimentos hoteleiros são provavelmente a forma de alojamento mais conhecida. Um hotel pode ser orientado para diversos segmentos económicos ou diferentes hábitos culturais. Os hotéis são edifícios destinados a alojamento de turistas e com um conjunto de serviços associados obrigatórios. É classificado segundo o número de estrelas até um máximo de cinco que correspondem à qualidade e quantidade de serviços prestados e dimensões dos espaços.
Alojamento Local
Os espaços que proporcionam alojamento e são regulados e fiscalizados pelas câmaras municipais no âmbito da atribuição de uma licença de utilização para uma construção nova. Aqui incluem-se todas as antigas hospedarias, pensões, albergarias e estalagens. Em suma, é o caso de todas as construções existentes com uso habitacional pois a inscrição nas finanças e portal do cidadão poderão ser suficientes desde que cumprida a legislação de segurança.
Hostel
Espaço de alojamento orientado para um turismo de baixo custo ou “low cost”, preferencialmente em camarata e direcionado para jovens.
Pousada da Juventude
Equipamento que obedece a regras comunitárias e que nalguns casos poderá ser privado ou concessionado. Possui preferencialmente um serviço de alojamento em camarata a preços controlados e mais orientado para jovens. Na realidade, embora não se trate de um alojamento local, acaba por possuir todas as características idênticas no que a serviços diz respeito.
Guest House
É também legalmente um alojamento local. O termo guest house procura posicionar o investimento num segmento médio ou médio alto, na medida em que poderá inclusivamente ser alugado na totalidade ou em parte das suas unidades de alojamento. O serviço e o imóvel deverá ser de qualidade um pouco superior quando comparado com um hostel.
Aldeamentos Turísticos
Os aldeamentos turísticos são conjuntos edificados que possuem uma coerência formal. Terão de ter necessariamente um número mínimo de 10 unidades de alojamento, vulgarmente conhecidos como quartos. Os edifícios poderão inclusivamente estar em ruas diferentes, mas a gestão e a relação entre estes é fundamental.
Apartamentos turísticos
Os Apartamentos turísticos são no fundo edifícios em que as unidades de alojamento são apartamentos. Isto é, o espaço alugado ao turista é uma fração autónoma. Contudo, terão de ser salvaguardados alguns serviços como é o caso dos pequenos-almoços e restauração, limpeza, e outros conforme a classificação pretendida.
Resorts
Os conjuntos turísticos, também conhecidos como resorts, são formados por um conjunto de vários empreendimentos turísticos distintos. a relação entre estes deverá ser de clara e organizada permitindo satisfazer todas as necessidades do turista sem necessidade de se ausentar do resort.
Turismo de Habitação
Os empreendimentos de Turismo de habitação são imóveis com especial relevo que podem ser usados para turismo. Contudo, não é obrigatório que se trate de imóveis classificados, podendo o seu carácter único ou o facto de terem sido habitados por uma figura histórica ou notável constituir factor relevante para esta classificação.
Turismo no espaço rural
Os empreendimentos de turismo no espaço rural dizem respeito a todo o turismo desenvolvido em ambiente próximo da natureza e do mundo rural. Existem diversos tipos de equipamentos pensados para estes locais.
Casa de campo
Espaço de alojamento localizado em ambiente rural. Por causa da sua classificação, deverá conter unidades de alojamento e um conjunto de atividades que promovam o meio rural num espaço acolhedor e familiar.
Turismo de aldeia
Conjunto de várias casas de campo possuindo alguns serviços centralizados num pequeno equipamento. É necessário um número mínimo de cinco edificações.
Hotéis Rurais
São hotéis localizados em ambiente rural e orientados para um turismo amigo da natureza. Um hotel rural é também classificado segundo estrelas e promove uma relação do utilizador com o mundo rural e a natureza. O caracter ecológico do empreendimento e uma construção sustentável são mais valias importantes.
Agroturismo
São estabelecimentos turísticos que promovem o conhecimento do mundo rural e das atividades agrícolas de características excecionais. O turista desfruta, acompanha ou participa dos trabalhos agrícolas e contacta com uma realidade técnica e cultural ímpar.
Parques de campismo e caravanismo
Um parque de campismo e caravanismo é um empreendimento integrado na natureza. É equipado com as instalações e infraestruturas necessárias para os campistas e caravanistas usufruírem do meio natural em perfeitas condições de conforto e salubridade.
Empreendimentos de turismo da natureza
Estes estabelecimentos turísticos são localizados em zonas de paisagem protegida ou natural pois dizem respeito a edificações de características sustentáveis e de baixo impacto ambiental. A sustentabilidade da construção e a promoção de um contacto responsável entre o turista e o meio ambiente é fundamental.