Linguas disponíveis

Light Steel Frame – LSF

O termo usado provém do inglês e significa uma estrutura de aço leve. No fundo na cultura anglo-saxónica representa uma evolução do sistema de balloon framing na exata medida em que em vez de madeira utiliza perfis de aço galvanizado quinados, e em vez de pregos utiliza parafusos auto perfurantes. Esta estrutura é conjugada com painéis de OSB (painel derivado da madeira), estratégia que garante a estabilidade do sistema na medida em que funciona como travamento otimizando a estrutura.

O arquiteto e o light steel frame

Alguns arquitetos reagiram negativamente ao sistema na medida em que lhes condicionava o projeto fortemente. Outros, adotaram-no como uma solução generalizável. Na nossa opinião este sistema é um processo que deve ser aproveitado em alguns casos. Isto porque as suas vantagens são importantes pontualmente. Ao mesmo tempo, deve ser rejeitado nos casos em que os seus condicionalismos são demasiado extensos.

Definição de LSF

Trata-se de uma estrutura de aço executada através de perfis em ‘c’ galvanizados. As ligações são executadas através de parafusos auto-perfurantes e não há lugar a soldaduras. A estrutura assenta sempre sobre uma fundação em betão armado próxima de um ensoleiramento leve, dependendo um pouco da qualidade e consistência do solo existente. O sistema estrutural completa-se com os painéis de madeira denominados OSB que efetuam o travamento de toda a estrutura. As divisórias interiores são normalmente executadas em gesso cartonado. As lajes se existirem são executadas do mesmo modo, isto é, OSB sobre perfis de aço leve. Os acabamentos interiores e exteriores são opcionais, dentro das cargas admissíveis para um sistema leve desta natureza.

Vantagens do LSF

As vantagens para arquitetos e dono de obra podem-se claramente distribuir da seguinte forma:

Rapidez de construção
Este processo construtivo permite velocidades de execução superiores no que diz respeito à estrutura do edifício sem contar com fundações. Assim quando a estrutura é um critério importante no tempo de obra este sistema é de facto bastante mais célere de construir.
Excelente comportamento térmico
Se colocado isolamento pelo exterior e lã de rocha no interior o desempenho térmico do edifício é excecional. No fundo garantem-se os baixos consumos posteriores.
Balanços a baixo custo
Uma das possibilidades técnicas extremamente interessantes do sistema é o baixo custo de soluções formais mais arrojadas como os cantos sem pilares ou as consolas. Isto permite uma variedade formal significativa e algumas soluções mais arrojadas de arquitetura sem que os custos se tornem significativos.
Reabilitação
Possui a mesma leveza de uma estrutura de madeira e é, portanto, apropriado para a reabilitação a baixo custo.
Acessível onde não chega um camião de betão
Em zonas remotas ou de difícil acesso a betão ou água o sistema é bastante mais económico e eficiente.

Desvantagens do LSF

Os problemas ou constrangimentos para arquitetos e dono de obra podem-se claramente enumerar da seguinte forma:

Limite de altura de 3 pisos
Este processo construtivo permite velocidades de execução superiores no que diz respeito à estrutura do edifício sem contar com fundações. Assim quando a estrutura é um critério importante no tempo de obra este sistema é de facto bastante mais célere de construir.
Preço do aço
O preço do aço flutua com o custo da energia. Isto proporciona alguma incerteza pois são raros os períodos em que esta está em valores baixos.
Acústica
Os sons de percussão aplicados sobre a parede acabam por dar sempre a noção de oco dada a ausência de massa que o sistema possui. Este aspeto pode ser um problema para alguns utilizadores que apreciam a solidez de uma construção. Podemos mitigar este aspeto aplicando placa dupla de gesso cartonado, contudo há um acréscimo de custos.
Oxidação da Estrutura
A aplicação do sistema próximo de zonas de elevada salinidade (beira-mar) diminui a durabilidade do sistema e poderão catalisar a oxidação dos perfis nas zonas dos parafusos, gerando patologias nos acabamentos (pequenas manchas de ferrugem).
Limitado a acabamentos leves
Não podemos aplicar alguns revestimentos de pedra ou coberturas de terra vegetal pesadas dado o seu custo desproporcionado para as capacidades do sistema em situação normal.

Dúvidas sobre o LSF – Light Steel Frame

Leia nesta secção as questões mais colocadas ao arquiteto sobre o sistema de “Light Steel Frame” ou como se diz em português, estruturas de aço leve.

Os arquitetos preferem um projeto de casa em betão ou em light steel frame?

Os arquitetos da Utopia gostam de projetar com os dois sistemas, isto é, estrutura de Betão e Light Steel Frame. Mas um arquiteto também sabe que têm ambos vantagens e desvantagens. Se pretende construir rápido, porque está neste momento a pagar uma renda então o Light Steel Frame é a opção a tomar para construir casa ou vivenda. No entanto, se não tem tanta pressa e aprecia a solidez de uma construção mais convencional o arquiteto certamente lhe dirá que o betão e tijolo é a opção mais adequada para o projeto da casa ou vivenda.