Acessibilidade para todos
Poderemos definir a acessibilidade segundo várias condicionantes. Assim a mobilidade é obviamente uma das mais importantes a resolver. Outra é sem dúvida a deficiência. E por fim é conveniente atentar às diferenças genéticas e culturais.
Pessoas de mobilidade condicionada – PMC
Dotar um edifício de acessibilidade a pessoas que a têm condicionada é mais do que uma obrigação legal um imperativo moral. Para isso existem vários elementos a ter em conta.
Plano de acessibilidades
Este documento é no fundo uma estratégia composta por várias medidas que permitem que todas as pessoas, independentemente das suas capacidades motoras, acedam a todos os espaços do edifício e as suas funcionalidades ou valências.
Combater a exclusão de cidadãos portadores de deficiência
As deficiências geram potencial exclusão pela sua natureza. Contudo podemos inverter o processo parcial ou totalmente pelas estratégias de desenho de um edifício.
Incluir a diversidade cultural
Vivemos num mundo onde a diversidade cultural proporciona um desafio constante aos arquitetos. Temos urgentemente de incluir e criar projetos que possam ser utilizados por diferentes grupos étnicos, religiosos e com ambientes socioculturais distintos.
Dúvidas sobre acessibilidade
Pode conhecer aqui algumas das dúvidas bastante frequentes sobre a acessibilidade a pessoas de mobilidade reduzida ou condicionada.
Adaptar uma casa a pessoas de mobilidade condicionada é um pouco próximo ao processo de adaptação de um edifício para pessoas com outras deficiências. Contudo, as especificidades técnicas da adaptação e as áreas necessárias de intervenção, essas sim, terão de ser necessariamente diferentes.
Na mobilidade, as portas, os corredores, os armários, as escadas com equipamentos mecânicos e os espaços de manobra são as áreas de intervenção prioritárias. Contacte-nos e saiba um pouco mais sobre o processo.
Não. É apenas obrigatório ter espaço para uma casa de naho acessível com banheira. Contudo, esse espaço pode ser ocupado por uma base de duche.
Não é obrigatório ter bidé. Contudo é obrigatório ter espaço e pré-instalação para bidé disponível. No fundo, a legislação pretende preparar as casas para a diversidade de utilizadores.