Linguas disponíveis

Projetos de Arquitetura

Este é talvez o serviço de arquitetura que mais desenvolvemos dado o seu carácter estruturante e vinculador relativamente a todas as outras especialidades. Isto é, o projeto de arquitetura é o elemento que coordena todos os outros entregues na Câmara municipal respetiva. Assim, os projetos de engenharia terão necessariamente de se ajustar em todas as suas vertentes ao que ficar neste consagrado. Em suma, saiba aqui como fazer um projeto de arquitetura, quais a as suas fases, quanto tempo demora e o que se pretende atingir a cada momento.

Programa Preliminar

Após a aceitação da proposta de honorários inicia-se a primeira fase do projeto, o Programa Preliminar. Esta fase é um resumo dos principais objetivos propostos pelo cliente pois discrimina as características gerais pretendidas para a obra, cada um dos espaços a projetar, as suas inter-relações e o seu modo de funcionamento.

Estudo Prévio

O Estudo Prévio compreende a segunda fase do processo, a qual tem como objetivo chegar a soluções formais que se enquadrem nos objetivos propostos. Nesta fase procura-se integrar as especificidades funcionais do programa pois respondemos às exigências dos diferentes sistemas que ele incorpora. Isto é, abordamos de modo expedito as estruturas, ventilações, iluminação, abastecimento e drenagem de águas. Desse modo, a conceção arquitetónica do edifício já aborda temas dos projetos de especialidade futuros. São produzidas peças desenhadas (1 exemplar de cada proposta), que comprovam a exequibilidade do projeto, ainda sem definições construtivas. Para maior facilidade de visualização por parte do cliente a Utopia – Arquitectura e Engenharia, Lda apresenta maquetas da solução proposta. Em suma. alcançados que estejam os requisitos do cliente o estudo prévio dá origem a uma nova fase: o Anteprojeto.

Anteprojeto

A fase de Anteprojeto pressupõe o desenvolvimento do estudo prévio pela definição de todos os fatores importantes da arquitetura e das engenharias. As alternativas estudadas terão um grau de desenvolvimento maior que no estudo prévio, incorporando já soluções construtivas (estruturais e infraestruturais). Esta fase prepara todas as peças escritas e desenhadas para a entrega do Projeto Base, sendo apenas apresentado 1 exemplar da proposta.

Projeto Base ou Projeto de Licenciamento

Após a aprovação do Anteprojeto procede-se à sua concretização em Projeto Base (Licenciamento). Esta fase culmina na apresentação do projeto para Licenciamento na Câmara Municipal (peças escritas e desenhadas em número pedido pela entidade respetiva).

Projeto de Execução

O Projeto de Execução constitui a quarta fase no desenvolvimento do projeto, e tem como objetivo o desenvolvimento do Projeto Base (Licenciamento) ao nível de rigor necessário para a construção. Durante este período a Utopia – Arquitectura e Engenharia, Lda encarrega-se da coordenação de todas as especialidades envolvidas.

O conteúdo do projeto de execução

A finalização desta etapa é atingida com a elaboração das peças escritas e desenhadas necessárias para o início da construção da obra. Estas compreendem um mapa de acabamentos (definição de todos os revestimentos da construção), um caderno de encargos (discriminação de todos os procedimentos construtivos), um mapa de medições (quantificação de cada um dos artigos do caderno de encargos), desenhos gerais e diversos desenhos de pormenor (representação de todos os detalhes técnicos, mapas de vãos interiores e exteriores, mapas de casas de banho). Serão entregues 3 exemplares do projeto, um para o cliente e dois para a obra.

Os orçamentos de obra segundo o projeto de execução

Com base nestes documentos, o cliente pode auscultar diversas propostas ou orçamentos de diversos construtores, escolhendo a que melhor salvaguardar os seus interesses.
Se solicitada, a Utopia – Arquitectura e Engenharia, Lda poderá dar o seu parecer técnico relativamente às propostas apresentadas, não cobrando quaisquer custos adicionais.

Assistência Técnica à obra

A última etapa no desenvolvimento do projeto é a Assistência Técnica à Obra, durante a qual a Utopia – Arquitectura e Engenharia, Lda se mantém sempre disponível para o esclarecimento de dúvidas que possam surgir durante o período de construção da obra. Serão realizadas visitas à obra caso o desenvolvimento desta o justifique.

Perguntas frequentes sobre o Projeto de Arquitetura

Ao arquiteto são frequentemente colocadas questões sobre o desenvolvimento dos projetos de arquitetura que tentamos aqui responder do modo mais simples possível.

Vi um projeto vosso que gostei. Posso ter um igual?

Melhor que igual é ser adaptado a si e aos seus objectivos.

Não fazemos nada igual. Além do mais, pode sempre fazer-se melhor. Não é assim?

Eu gostava de manter o projeto da minha casa em anonimato. Pode ser?

Claro que sim. Para isso só tem de pedir ao arquiteto e engenheiro responsável que o seu desejo é o de não divulgar o projeto de arquitetura e a localização.

Desejo saber mais sobre um dos projetos dos engenheiros e arquitetos da utopia. Como posso obter informações?

É simples, contacte um arquiteto ou engenheiro através do e-mail geral e solicite as informações sobre o projeto de arquitetura e engenharia.

Os nossos arquitetos e engenheiros estão sempre disponíveis para qualquer esclarecimento.

O projeto de arquitetura é a estética da casa?

Não. Pensar o projeto de arquitetura envolve muitas mais questões.

Viabilidade Urbanística

Primeiro todos os aspetos legais da cidade e específicos do uso do imóvel.

Sustentabilidade Financeira

Segundo, todas as questões orçamentais que o cliente possui.

Exequibilidade técnica

Terceiro, todos os aspetos de funcionalidade que o cliente terá de ver satisfeitos. Quarto, todas as questões relativas à construção e projeto de execução. Quinto, algo difícil de traduzir em palavras ou imagens, mas que talvez corresponda à palavra estética, mas que nós preferimos designar como o conforto da ordem e do belo.

Quanto tempo demora um projeto de arquitetura?

Depende muito do projeto que pretende. Por exemplo, para uma casa unifamiliar, um estudo prévio de um projeto de arquitetura demora cerca de 20 dias, um projeto de licenciamento cerca de 30 dias e um projeto de execução já demora cerca de 45 dias.

Todavia, exponha-nos o tempo que necessita e nós certamente conseguiremos atingir o seu objetivo.

Quanto custa um projeto de arquitetura?

Um projeto de arquitetura feito por um arquiteto tem um custo que varia em função do tipo de acompanhamento ajustado à necessidade do cliente e da obra, ao grau de complexidade daquilo que se pretende projetar, às dificuldades inerentes ao terreno e às condicionantes legais e ao prazo necessário para terminá-lo.

Contacte um arquiteto da Utopia e obtenha um orçamento ajustado ao seu investimento.