Linguas disponíveis

Arquitectos em Portugal

O desenvolvimento do nosso trabalho de arquitetura e engenharia em Portugal é de facto condicionado pelo contexto socio-económico nacional e acaba também por ser o espelho disso mesmo. Mas é também o resultado das respostas a vários clientes internacionais que operam em Portugal ou pretendem fazê-lo. Nesse sentido pautamos o nosso trabalho, em qualquer que seja o caso, pelo mais alto patamar de exigência.

Investir em Portugal

O investimento imobiliário em Portugal é hoje uma prioridade e fortes progressos têm sido realizados no sentido de agilizar este processo. Contudo alguns aspetos particulares do país deverão ser tidos em conta de modo a potenciar as características positivas e a reduzir as negativas.

A Utopia – Arquitectura e Engenharia Lda desenvolveu vários projectos para fundos imobiliários a operar em Portugal. Estes fundos pautam-se por elevada exigência, tendo frequentemente capital estrangeiro.

Apoios ao investimento

Membro da comunidade europeia fazendo parte da moeda única, Portugal dispõe de importantes apoios ao investimento através de fundos comunitários e de um rigoroso, detalhado, controlado e exigente processo de candidaturas.

A aprovação de um projecto de arquitectura na câmara municipal respectiva é sempre condição para a aprovação de uma candidatura a fundos comunitários. Ao mesmo tempo, para além do projecto de licenciamento é fundamental possuir um projecto de execução e consequente caderno de encargos de modo a conseguir obter orçamentos dos vários construtores.

Só com este processo concluído é que o investidor pode instruir correctamente um processo de candidatura.

O arquitecto em Portugal

O papel do arquitecto em Portugal é fundamental no desenvolvimento de um programa de investimentos que incorpore ainda que apenas parcialmente a vertente imobiliária. Um processo de licenciamento é sempre exigente e como tal a coordenação de um arquitecto é decisiva para o sucesso nas respostas a todas as entidades envolvidas.

 

O arquitecto durante a compra de terreno ou imóvel

Se pretende comprar um imóvel, contacte primeiro um dos nossos arquitectos pois assim saberá mais sobre a legalidade do mesmo ou até a possibilidade de alteração do edifício.

Se o seu desejo é comprar um terreno para construir, envie-nos uma mensagem pois assim poderemos verificar a edificabilidade do lote. O volume de construção legalmente disponível altera significativamente o valor do terreno e, como tal, é mais seguro consultar um dos nossos arquitectos antes de concluir a compra.

 

O arquitecto durante um pedido de licenciamento

Em Portugal, cabe aos arquitectos elaborarem os pedidos de licenciamento dos projectos de arquitectura. Na realidade, é precisamente o projecto de arquitectura que determina a edificabilidade de um terreno e consequentemente o seu valor patrimonial.

O arquitecto é assim o profissional responsável por coordenar toda a relação do investidor com a câmara municipal. A câmara Municipal é a entidade que tutela os direitos urbanísticos no território. Poderão existir outras entidades nacionais com competência para emitirem pareceres sobre um pedido de licenciamento. Mas em todas estas entidades, cabe sempre ao arquiteto coordenar a apresentação dos projectos junto destas e a sua consequente aprovação.

 

O arquitecto durante a orçamentação e construção

Em Portugal o Projecto de execução que inclui o caderno de encargos, detalhes e medições é coordenado pelo arquitecto autor do projecto. Com este documento o investidor pode pedir preços aos construtores e assim comparar propostas.
Os nossos arquitectos, quando solicitados, podem gerir e organizar a apresentação de propostas dos construtores aos pedidos de orçamento de obras. Garante-se assim ao investidor ofertas em linha como as boas práticas do mercado de construção.

Durante a construção os arquitectos em Portugal fazem o acompanhamento de obra dos trabalhos realizados pelo empreiteiro, respondendo imediatamentea a todas as questões do construtor ou defeitos de construção..