Linguas disponíveis

Habitação Social

Um dos projectos de arquitectura e engenharia que mais orgulho temos resultou de um projecto de investigação que se iniciou à mais de vinte anos atrás. É no fundo o tema da Habitação social dotada de flexibilidade para se aplicar em diferentes municípios com cenários distintos.

Habitação Social - Projecto de Arquitectura e Engenharia

A inovação

Novos tempos requerem novas soluções. Não nos conformamos com as soluções de habitação social tradicionais. As soluções convencionais de habitação social dividem as cidades entre cidadãos de qualidade distinta e impedem o progresso económico dos bairros de habitação social. As soluções de habitação social existentes também não respondem às dinâmicas do agregado familiar que cresce e diminui, não podendo ser reformuladas ou adaptadas no tempo.

 

A Habitação social flexível

O que defendemos é totalmente diferente da habitação social atual. Defendemos tipologias de habitação que se adaptam a bairros distintos e que geram formas de cidade diversificadas. Ao mesmo tempo as tipologias são dispostas como um lego que se adapta à realidade especifica da população em que se insere. O mesmo projecto gera habitação para territórios com agregados familiares de maior dimensão ou de menor dimensão, garantindo assim a máxima eficácia na aplicação de fundos públicos. Deste modo nunca existem fogos pequenos ou grandes de mais para a população necessitada.
Ao mesmo tempo, todos sabemos que a realidade é dinâmica. Como tal, estes edifícios podem ser reconvertidos em tipologias de maior ou menor dimensão consoante as necessidades futuras, garantindo-se uma vez mais a eficácia da aplicação dos fundos públicos.

 

A pré-fabicação na construção

A Habitação social deve tirar partido da sua própria escala e gerar as economias daí resultantes. Infelizmente, não é isso que acontece nos projectos de habitação social convencionais. Só com economias de escala os custos podem ser controlados. Deste modo, o que propomos é usar a pré-fabricação nos componentes da habitação social. No fundo, os nossos arquitectos desenvolveram um sistema que impede a monotonia e permite que a pré-fabricação seja implementada na habitação social gerando formas urbanas ricas e diversificadas a custos controlados.

 

A industrialização do processo construtivo

O que propomos é usas a industrialização na produção e a customização no projecto. Ganha-se assim economia de escala e consegue-se diversificar os projectos de acordo com as realidades locais de cada município. A industrialização da construção é o caminho para garantir a qualidade da habitação social a um custo que os fundos públicos possam pagar.

 

A Habitação municipal

Cada município é diferente nas tradições, nas culturas e nas necessidades. O que propomos pode ser adaptado a cada Câmara Municipal, a cada Plano Director Municipal (PDM) e a cada contexto social e económico. Não são as câmaras municipais que se têm de adaptar à habitação social. É o projecto de habitação social que se adapta ao território, à população e aos fundos comunitários existentes.

 

Habitação adaptável ao território

Cada bairro deve ter a forma apropriada ao contexto urbano em que se insere. Existem zonas urbanas mais densas e outras menos densas. A forma da arquitectura deve assim ser a forma da cidade. A Habitação social não deve romper com o tecido urbano, mas antes fundir-se com este.
Procuramos assim desenvolver uma solução modular que pudesse gerar as formas mais diversas em função da realidade envolvente.

 

Fundos comunitários e PRR

Se faz parte de um executivo municipal e pretende habitação social que verdadeiramente se adapte à realidade dos nossos tempos atuais se recusa a repetir os mesmos erros do passado contacte os nossos arquitectos na utopia. Temos mais de uma década de investigação em Habitação social que gstávamos de aplicar no seu municipio. O contexto actual do PRR (Plano de recuperação e resiliência) é impar para este efeito e não podemos desperdiçar a oportunidade de fazer Habitação social que faça a diferença. Por favor, não deixe ultrapassar esta oportunidade de mudança e contacte-nos para quaisquer informações sobre o nosso trabalho.

Perguntas sobre Habitação Social e Encomenda Pública

Conheça nesta secção algumas das perguntas que recebemos sobre o tema da encomenda pública, contratos públicos, habitação social e Câmaras Municipais..

A UTOPIA JÁ FEZ CONCURSOS PÚBLICOS?

Sim, sem dúvida. Os arquitectos da Utopia já desenvolveram várias propostas a concurso público. São já vários os projectos que obtivemos por via de concurso público quer com a administração central, quer com várias câmaras municipais.

JÁ DESENHARAM PROJECTOS E PROPOSTAS PARA CÂMARAS MUNICIPAIS?

Sim, os nossos arquitectos já elaboraram vários projectos de edifícios e espaço público em que o cliente é a própria câmara municipal. Já fizemos também apresentações públicas dos nossos projectos e apreciamos a transparência e a participação pública dos munícipes. Por favor, visite a nossa página de Obras e selecione os nossos trabalhos de encomenda pública ou equipamentos públicos.