Linguas disponíveis

Planeamento e Prazos

Calculamos os nossos prazos dos projetos de arquitetura e engenharia segundo um método rigoroso. Discriminamos detalhadamente aos donos de obra o planeamento do processo. Cada proposta de prestação de serviços dos nossos arquitetos e engenheiros é absolutamente única e é o resultado de várias variáveis que aqui passamos a descrever.
O nosso método de calculo, no sentido em que descreve exaustivamente o projeto, ajuda também o cliente a perceber todas as questões que iremos percorrer ao longo do projeto.

Prazos para elaboração dos projetos

Para calcular os prazos de um projeto de arquitetura é necessário avaliar o tempo necessário à conclusão de cada fase de arquitetura e engenharia.

 

Quanto tempo demora um projeto de arquitetura?

Para compreendermos quanto tempo demora a execução do projeto de arquitetura temos de analisar fase a fase. Tenha em atenção que a descrição em baixo é apenas um exemplo geral. Ao mesmo tempo, não estão incluídos os tempos de espera das deliberações camarárias. Nesse sentido, a análise de cada caso dará origem a um diferente cálculo. Aqui engloba-se o plano de acessibilidades e outras competências exclusivas do arquiteto.

 

Programa Preliminar
5 dias
Levantamento Arquitetónico
15 dias após a aceitação do programa preliminar
Estudo Prévio
30 dias após a entrega do levantamento arquitetónico
Anteprojeto ou Pedido de Informação Prévia
30 dias após a aceitação do Estudo Prévio
Projeto Base Comunicação Prévia ou Pedido de Licenciamento
15 dias após aprovação do Anteprojeto
Projeto de Execução
55 dias após a aprovação dos Projetos Base de Especialidades.
Assistência Técnica à Obra e Telas Finais
Variável, pois, efetua-se durante todo o decorrer da obra.

 

Em suma, somando todos as fases, um projeto de arquitetura demora 5 meses aproximadamente.

 

Quanto tempo demoram os projetos de especialidades?

Para melhor compreendermos quanto tempo demora a execução dos projetos de especialidade temos de analisar caso a caso e cada uma das fases envolvidas. Ao mesmo tempo, não estão incluídos os tempos de espera das deliberações das entidades competentes. Do mesmo modo, os tempos em seguida apresentados são sempre sujeitos a confirmação de acordo com a complexidade envolvida.

 

Projeto Base de Especialidade
45 dias após a aprovação do projeto de arquitetura
Projeto de Execução
45 dias após a elaboração do pedido de licenciamento
Acompanhamento de Obra
Embora variável o fornecimento de soluções técnicas decorre durante toda a execução da obra.

 

Em suma, somando todos as fases, os projetos de especialidade demoram 3 meses aproximadamente.

Planeamento de trabalhos e Prazos de execução

Os prazos de execução por vezes confundem-se com as deliberações oficiais. Desse modo, suscitam dúvidas várias. Por conseguinte, estão aqui algumas das preguntas que os nossos arquitetos e engenheiros mais recebem.

Quanto tempo demora um projeto de arquitetura a ser aprovado na Câmara Municipal?

Os prazos dependem muito das entidades externas que têm poderes para deliberar sobre os projetos no local em concreto. Ao mesmo tempo cada câmara tem procedimentos e recursos diferentes para responder aos munícipes. Desse modo, o melhor é falar com um arquiteto da Utopia para o aconselharem sobre o seu caso em específico.

Os arquitetos da Utopia respondem sempre às alterações pedidas pela câmara em tempo útil?

Sim, sem dúvida. Todavia, precisamos apenas que nos envie as comunicações da câmara municipal mal as receba. Apesar de termos prazos curtos conseguimos sempre até hoje responder em tempo útil.