Linguas disponíveis

  • Reabilitação de Edifício
  • Reabilitação de Edifício no Porto
  • Reabilitação de Edifício Histórico - Fachada
  • Reabilitação de Edifício - Esquadra de Polícia de Cedofeita
  • Reabilitação de Edifício da Antiga Junta de Freguesia de Cedofeita
  • Reabilitação de Edifício da Antiga Junta de Freguesia de Cedofeita - Arquitectura Clássica e Moderna
  • Reabilitação de Edifício - Janela Clássica
  • Reabilitação de Edifício no Porto - Parede Curva
  • Reabilitação de Edifício da Antiga Junta de Freguesia de Cedofeita - O Antigo e o Novo
  • Reabilitação de Edifício no Porto - uso administrativo

Reabilitação de Edifício

A Escolha dos Arquitectos

O antigo Edifício da Junta de Freguesia de Cedofeita no Porto passou a ser administrado pelo Ministério da Administração Interna ( M.A.I.). Esta mesma entidade lançou um concurso público para reabilitação do Edifício tendo nele participado vários ateliers de arquitectura e engenharia. O gabinete Utopia teve a melhor proposta e foi contratado para assim elaborar o projecto de recuperação deste imóvel público

 

O Edifício Antigo

O antigo edifício foi projectado pelo arquitecto Julio de Brito, autor de edifícios como o Coliseu do Porto e o Teatro Tivoli também na mesma cidade. O edifício resulta de uma arquitectura eclética que conjugava a tradição clássica com a arquitectura moderna. O prédio antigo encontrava-se assim em avançado estado de degradação e necessitava de correcção de patologias graves de natureza estrutural, assim como da substituição de todas as infraestruturas e acabamentos. A degradação era considerável e a intervenção tinha carácter urgente.

 

A Reabilitação

O projecto dos arquitectos da Utopia procura manter toda a concepção arquitectónica do Edifício dos anos 30 do século passado, e adaptá-lo às necessidades contemporâneas. No fundo tratou-se de um trabalho de restauro minucioso e análise técnica cuidada de modo a permitir o uso do imóvel nos tempos actuais. As novas infraestruturas são colocadas em calhas técnicas devidamente integradas na traça do imóvel. Consegue-se assim um equilíbrio entre o novo e o antigo. Ao mesmo tempo, o rigor histórico é respeitado.

 

O Projecto de arquitectura

A reabilitação foi concebida de modo a proporcionar um uso flexível. Actualmente o edifício possui a capacidade de albergar a esquadra de polícia de Cedofeita, possuindo balneários na zona inferior, os serviços públicos no rés do chão e a zona administrativa no piso superior. No logradouro foi colocado estacionamento e zonas técnicas. O imóvel está também preparado para outros usos futuros. O edifício tem neste momento funções operacionais, mas sem custos poderá ser adaptado para funções administrativas. A arquitectura quando tem qualidade pode assim albergar usos múltiplos. Garantir a utilidade presente é a melhor homenagem que podemos fazer ao património histórico.

Tipo de Licenciamento

Reabilitação

Tipo de Uso

Equipamento

Date

Abril 21, 2020

Category

Arquitetura, Equipamentos, Reabilitação