Utopia / Obras / Arquitetura / Espaços de trabalho / Escritório de empresa TI

Escritório de empresa TI

No Porto, uma empresa de tecnologias da informação (TI) contratou os arquitetos da Utopia para desenhar o seu novo espaço de escritórios. A segurança, privacidade, conforto e a acústica foram as prioridades.

Imagens

Escritório de empresa TI (tecnologias da informação)
Escritório de empresa TI (tecnologias da informação)
Entrada com retroprojeção
Entrada com retroprojeção
Escritório com sala de jogos
Escritório com sala de jogos
Arte Urbana no espaço de trabalho
Arte Urbana no espaço de trabalho
Cozinha para refeições ligeiras
Cozinha para refeições ligeiras
Postos de trabalho com estores para privacidade
Postos de trabalho com estores para privacidade
Espaços de trabalho com corredores largos
Espaços de trabalho com corredores largos
Recepção e entrada para sala de descanso
Recepção e entrada para sala de descanso
Espaços de descanso e relaxamento
Espaços de descanso e relaxamento
Escritório com cacifos e chuveiros
Escritório com cacifos e chuveiros
Salas de videoconferência insonorizadas
Salas de videoconferência insonorizadas
Escritório com segurança e controlo de acessos
Escritório com segurança e controlo de acessos

A Blaze e os espaços de trabalho das empresas TI

A Blaze é uma empresa do Porto que presta serviços na área das tecnologias de informação, mais propriamente no sector da segurança informática. Sendo uma empresa que presta serviços de cibersegurança para outras empresas, a privacidade e o controlo de acessos era fundamental para o projeto. O conforto dos trabalhadores é também essencial num escritório TI, pois a contratação e retenção de talento na empresa fica facilitada. A acústica é também um aspecto fundamental, pois baixos níveis de ruído melhoram a produtividade. Este projeto de fit-out para os escritórios da Blaze foram assim uma oportunidade de demonstrar o nosso know how nos aspetos mais importantes de um bom espaço de trabalho.

A segurança

A Blaze tinha de ser um exemplo de segurança informática. Como tal, neste projeto, todas as áreas de trabalho têm registo do controlo de acessos nas portas. Ao mesmo tempo o servidor está protegido com porta de segurança, só sendo possível a sua utilização por pessoal autorizado.
Os postos de trabalho são individuais e foram desenvolvidos especialmente para garantirem que a informação dos écrans não é visível de outros locais. Desenhamos estores que protegem a secretária e que podem descer conforme a vontade do utilizador.
Tivemos também cuidado especial nas salas de videoconferência de modo a impedirmos a propagação do som e da informação. A informação proferida nas salas não é assim divulgada para o exterior.

O conforto

Um escritório onde o talento dos trabalhadores é o ativo mais importante necessita de um conforto especial. Foi este o nosso objetivo. Para o alcançar colocamos várias zonas verde onde as plantas assumem papel relevante. Adicionalmente preparamos uma parede para a criação de um grafiti original do “street artist” Pedro Podre, fazendo com que a arte entre dentro do escritório e contamine os trabalhadores com a sua irreverência e ousadia.
O espaço para descanso ou diversão também não foi esquecido. Assim criamos uma sala de jogos onde as pausas têm lugar.
A cozinha e zona de refeições ligeiras garante que os funcionários podem almoçar ou merendar em conforto dentro do escritório.
Por fim criamos uma área de chuveiros e cacifos. Esta zona permite que o desporto possa ser realizado como intervalo no trabalho. Assim, existem aqui condições para tomar um banho reconfortante e prosseguir com o trabalho sempre que ha pratica desportiva.

A acústica

A acústica teve neste escritório duas vertentes: garantir a segurança e o conforto.
Por um lado, houve o cuidado de insonorizar os espaços de lazer como as áreas de jogos, a cozinha e as zonas de trabalho. Garantimos assim que o ruido ambiente não baixa os níveis de conforto do escritório. A produtividade saiu assim reforçada.
Por outro lado, o isolamento acústico garantiu a segurança da informação. Se atentarmos nas salas de reunião ou nas salas de videoconferência percebemos que foi essencial colocarmos absorção acústica.

A imagem de marca da empresa e a arquitetura do escritório

Neste escritório foi essencial a incorporação da imagem de marca com critério. Isto é introduzimos na arquitectura de interiores do escritório os aspetos mais relevantes da marca. Contudo realizamos isto de modo extremamente subtil. Por vezes ocorre num apontamento de cor, outras vezes no logotipo ou frases, e outras com elementos mais técnicos como a retroprojeção. Em todos os casos, mantêm-se este diálogo com a arquitetura de pendor minimalista, garantindo um ambiente profissional e produtivo.

Projetos relacionados

Conheça mais obras e projetos do nosso portfolio dentro das categorias de Arquitetura e Espaços de trabalho