Em Badalona, periferia de Barcelona, havia que criar uma nova centralidade e ao mesmo tempo resolver os graves problemas de mobilidade. A proposta consiste em concentrar ao máximo habitação, serviços e comércio sobre uma estação de metro de modo a potenciar o fluxo populacional e as atividades económicas. Por outro lado, procura-se facilitar o atravessamento automóvel e dificultar a sua permanência através da construção de um túnel. A cidade é por natureza a concentração da diversidade.
Projeto urbano em Badalona
Imagens
A localização
Este projeto localiza-se maioritariamente na “Plaza de Pompeu Fabra” em Badalona, mas estende-se em mais de 600 m em seu redor. Trata-se de uma centralidade satélite na zona metropolitana de Barcelona. A zona está em transformação e é objeto de estudos constantes por parte da UPC – Universidat Politècnica de Catalunya pois é enorme a importância das zonas periféricas no descongestionamento dos centros urbanos.
As fases de análise de um projeto urbano
Um projeto urbano possui várias fases de análise. Em primeiro lugar, há que realizar um rigoroso levantamento do cadastro e topografia existentes. Seguidamente, houve necessidade de avaliar todos os ecossistemas naturais e atividades económicas dos residentes. Em paralelo estudamos os fluxos de trânsito e todos os sistemas de mobilidade. Por fim elaboramos as oportunidades de desenvolvimento existentes. Estes foram os termos que permitiram elaborar as propostas de projeto.