O terreno que recebemos para desenhar uma casa possuía uma inclinação extrema, estava recheado de rochedos e incluía uma vista desafogada sobre Vila Nova de Gaia. A estratégia do projeto foi reduzir a escavação ao mínimo, libertar o máximo de solo para jardim e gerar um terraço de enormes dimensões que aproveitasse a vista envolvente.
Casa com terraço
Imagens
O projeto de arquitetura
Elaboramos um projeto que respondeu aos desejos do cliente, às exigências legais e às características do local.
A localização do terreno
O terreno localiza-se no loteamento da antiga Quinta do Sardoal em Vila Nova de Gaia. O lote está numa cota muito elevada, possuindo assim vistas privilegiadas para o monte da virgem e toda a zona envolvente de Gaia e Porto.
O cliente
O cliente pretendia uma casa que fosse funcional, energeticamente eficiente e fizesse uso da domótica para a gestão da casa. Finalmente, pretendia também usufruir das vistas e espaços exteriores preservando ao máximo a natureza e reduzindo o impacto da construção no meio envolvente.
O conceito da casa
Para responder às exigências do local e do cliente propusemos a criação de 3 volumes empilhados. Os três paralelepípedos permitem-nos tanto alojar o programa pretendido pelo cliente para a casa como integrar a construção na envolvente.
Tanto o piso inferior como o superior são recuados permitindo tornar a edificação mais ligeira e assim inseri-la na envolvente do jardim. Esta decisão não só garantiu um alpendre no acesso à casa como gerou um terraço na cobertura com vistas desafogadas e protegidas do vento.
No piso inferior localizamos a garagem, arrumos e entrada. Da mesma forma, subindo para o volume do piso intermédio encontramos a área social com a sala, a cozinha com acesso direto ao exterior, casa de banho de serviço e dois quartos e casa de banho. Por fim, no piso superior localiza-se o quarto principal com banho privativo, o escritório e o acesso ao terraço na cobertura.
O terraço
Os espaços exteriores da casa acabam por ser essenciais na utilização diária da habitação. Criamos estes espaços para prolongar no fundo as atividades do interior. Assim para além do terraço principal há que destacar estes espaços.
No piso inferior temos o alpendre da garagem que permite dar proteção da chuva ou sol às pessoas. Certamente que sendo o espaço generoso, permite também o estacionamento de viaturas de convidados.
Já no piso intermédio, para além das varandas embutidas da sala e quarto, encontramos o alpendre da cozinha que se relaciona com o jardim traseiro. Assim, este espaço permite sacudir uma toalha ou alojar os animais de estimação.
Por fim, no piso superior temos o apogeu dos espaços exteriores com o acesso ao terraço que permite contornar a casa e ter vistas a 360 graus da envolvente. Similarmente, o terraço permite a colocação de claraboias que iluminam as casas de banho do piso intermédio. Por fim, o terraço tem também ligação com o jardim exterior.
A eficiência energética associada à domótica
Este projeto tem a particularidade de incorporar domótica através do protocolo knx, garantindo-se assim a independência do projeto relativamente a marcas e equipamentos. Em paralelo, a domótica controla todos os consumos e ações da iluminação, tomadas e equipamentos de climatização ativa e passiva.
A domótica permite assim não só controlar a resposta da casa ao utilizador de modo inteligente como gerir os consumos eficientemente e de acordo com a produção de energia pelos paineis fotovoltaicos.
O projeto de interiores
No interior da habitação optamos por priveligiar a luminosidade e a simplicidade. Fazemos assim uso do branco no mobiliário e decoração. Todavia em todos os espaços comuns há espaço para pequenos apontamentos de decoração com trabalhos gráficos a preto e branco a sugerir as várias utilizações dos espaços.
As janelas e portas são desenhadas com dimensões generosas (do chão até teto), e aumentam portanto a luz natural interior e a ventilação. A decisão de abrir a cozinha para a sala e exterior permite não só facilitar a vida diária como incentivar a comunicação familiar.
O jardim exterior
No exterior tentamos reduzir a manutenção ao mínimo. Nesse sentido, o projeto de paisagismo prevê um prado uniforme que reproduz a pendente natural do terreno e mantém a generalidade dos afloramentos rochosos. No fundo, esteticamente, dá-se maior importância às rochas graníticas naturais e gera-se assim um jardim absolutamente único.