Linguas disponíveis

Casa na Foz do Douro

A reabilitação

Foi encomendado aos nossos arquitetos o processo de reabilitação e ampliação de uma habitação na zona da Foz do Douro, no Porto. Era necessário reconstruir totalmente a casa de modo a dotar a mesma do máximo conforto térmico e transformar aquilo que era uma casa modesta numa nova edificação onde o charme e a elegância do minimalismo permitem uma resposta eficiente ao programa a instalar.

O projeto de arquitetura

O projeto desta casa na Foz assenta na rentabilização de todos os espaços de modo a ultrapassar a exiguidade das dimensões. A escada assume um papel preponderante permitindo inundar de luz todos os espaços de circulação. Os espaços sociais estão sempre associados de modo fluido, sendo que é sempre permitido a sua separação através de painéis amovíveis que ora unem, ora separam sala, cozinha e escritório. No rés do chão está a sala, cozinha, escritório e casa de banho de serviço. No piso superior o quarto principal com casa de banho e os dois quartos com quarto de banho partilhado. No segundo piso, a sauna e o terraço completam o programa. Todo o volume é aproveitado, o desvão das escadas é uma despensa, o desvão do telhado uma sauna, um nicho um armário de bicicletas, um jardim recebe relva armada e permite estacionar um veículo elétrico, enfim, todos os recursos técnicos que multiplicam os espaços são utilizados.

A casa na Foz

A estratégia de eficiência na distribuição espacial anda também a par com uma vontade de manter o charme da arquitectura tradicional, mas dotá-la ao mesmo tempo de contemporaneidade e de uma modernidade elegante. A luz é assim o instrumento mais útil para o fazer. Nesse sentido todos os espaços possuem iluminação natural e dessa forma ampliar a percepção que temos do espaço. Ao mesmo tempo promover a relação do interior com o exterior verde e logradouro ajardinado é uma prioridade.

Nas zonas urbanas mais densas é sempre um desafio para o arquiteto instalar programas extensos dentro de uma reabilitação cumprindo os enquadramentos urbanísticos e preservando a autenticidade dos bairros. Contudo, a optimização dos espaços com soluções técnicas que reaproveitam todas as zonas a par com um cuidado na relação entre a modernidade e a tradição permitem que no fundo o objectivo seja conseguido: arquitetura de qualidade num contexto urbano qualificado.

 

Tipo de Serviço

Arquitetura

Tipo de Licenciamento

Reabilitação e Ampliação

Date

Outubro 8, 2018

Category

Arquitetura, Habitação