Esta casa em Vila do Conde é um exemplo de arquitetura depurada, onde cada detalhe foi pensado para ser simplificado e usado de forma eficaz. A casa singela mostra como é possível com geometria simples criar harmonia no contexto, baixos custos de construção, conforto térmico e estético e sustentabilidade na construção e vida do edifício.
Casa Singela em Vila do Conde
Imagens
O conceito da Casa Singela
Os nossos conceitos nascem dos locais e em comunhão com as necessidades dos nossos clientes. A casa singela em Vila do Conde é disso exemplo.
A localização
O terreno que o cliente escolheu para esta habitação era um lote localizado na Rua José Oliveira Branco n.67, na freguesia de Vilar do Pinheiro, Vila do Conde. O contexto é o de um bairro de casas unifamiliares de dois pisos inseridas num pequeno loteamento próximo dos campos de cultivo. Tentamos tirar partido deste contexto rural e acolhedor desenvolvendo um projeto que tirasse partido dos espaços exteriores, e se inspirasse na calma proporcionada pelo meio.
O cliente
O cliente conhecia muito bem o nosso trabalho e a nossa filosofia. Solicitou-nos apenas que o projeto se inspirasse na racional resolução dos temas da habitação e usasse uma estética ela própria pragmática.
Ao mesmo tempo, o cliente frisou a importância da eficiência energética, do conforto e de soluções que a longo prazo permitam uma baixa manutenção do edifício. Finalmente, pediu-nos que incorporássemos um programa tipo T3 com 3 quartos ( uma suite com banho privativo e uma casa de banho partilhada para os outros dois), uma cozinha aberta para a zona de refeição, zona de estar, casa de banho de serviço, lavandaria e por fim garagem e zona técnica.
Em suma, fomos então desenvolver um conceito de habitação que respondesse a todos estes objetivos.
O conceito
Perante o pedido do cliente e os constrangimentos presentes no alvará de loteamento nós desenhamos uma estratégia que se enquadrava quer com os requisitos legais da habitação, quer com os desenhos do cliente. Assim concebemos uma casa que elevasse a simplicidade e o pragmatismo a um outro patamar. Para tal, fizemos usos da geometria. Pensámos então numa casa que tivesse a eficácia de um volume paralelipípedo perfeito e onde a ortogonalidade fosse a estratégia.
De seguida desenhamos o programa de forma consistente nesse mesmo volume perfeito. Criámos de seguida as aberturas no sítio certo para tirar partido da energia solar passiva e de acordo com as melhores práticas para salvaguardar a privacidade de clientes e vizinhos. Em paralelo, concebemos varandas escavadas na habitação que, não só reduzem a manutenção como efetuam a proteção solar dos vãos.
Cada espaço relaciona-se assim com a sua área correspondente exterior de uma forma simples e eficaz. A casa surge assim como um projeto onde a simplicidade é sinónimo de eficiência. Em suma, adoptamos o princípio de design proposto por Saint-Exupery no livro “A terra dos Homens” quando refere: “A perfeição é alcançada, não quando não há mais nada para acrescentar, mas quando não há mais nada para retirar”.
O desenvolvimento técnico do projeto
O projeto teve várias fases que se descrevem em seguida: o estudo prévio, a comunicação prévia (que aqui inclui as especialidades de engenharia, o projeto de execução e o concurso de obra) e o acompanhamento de obra ( que aqui inclui a licença de utilização)
O estudo prévio
Durante esta fase preparamos imagens com plantas corte e alçados e desenvolvemos um impressão 3d para o cliente perceber melhor a solução. O cliente ficou extremamente entusiasmado e disse-nos para prosseguir imediatamente.
Comunicação prévia
A comunicação prévia obriga a comunicar à Câmara Municipal de Vila do Conde qual o construtor. Para isso efetuamos antecipadamente um projeto de execução com todas as especialidades, detalhes e caderno de encargos. Combinamos as melhores soluções de materiais e sistemas de climatização com o cliente. Neste caso propusemos bomba de calor com piso radiante e lareira para aquecimento e arrefecimento passivo através de ventilação e coluna de ar ascendente ( As janelas são vãos que têm a altura total do pé-direito, sendo extremamente eficientes na ventilação transversal). Para aquecimento de águas sanitárias usamos uma bomba de calor.
Organizamos então um concurso de obra com três construtores e foi então escolhida a Fielnorte pois possuía a melhor proposta. Escolhido o construtor, tínhamos todos os dados para avançar. Assim, e com tudo preparado, submetemos a comunicação prévia na câmara municipal e esta foi deferida sem reservas.
A acompanhamento de obra
Como o projeto estava bem detalhado o acompanhamento de obra acabou por ser muito simples. Houve apenas lugar a ajustes na cor da fachada ou em estereotomias de cerâmicos.
Uma casa económica e sustentável
A simplicidade da estratégia é também um aliado da economia. Com soluções geometricamente ortogonais conseguimos também uma maior eficiência e competitividade na construção, o que se traduz num custo de obra mais baixo. O projeto pode efetivamente contribuir para preços de construção mais reduzidos.
Em paralelo podemos dizer que a eficiência energética da casa e o facto de possuir aquecimento e arrefecimento com uma forte componente passiva contribui para baixos custos de operação no futuro. Assim, a casa singela é também um excelente caso de estudo de construção económica a curo, médio e longo prazo.
Por fim, a construção sendo mais rápida e eficiente é também um ato com menor pegada ecológica. A casa singela tem uma pegada de carbono também mais reduzida em construção uma vez que fez recurso de um processo construtivo geometricamente simples e eficiente.
O consumo energético futuro da Casa Singela
A casa gasta aproximadamente 2700 kwh por ano e possui a certificação energética A+. A casa está dimensionada para uma família de 4 pessoas e possui cerca de 220m2 de área de construção. Trata-se de um edifício extremamente eficiente e que no futuro contribuirá não só para proporcionar o conforto físico e estético de todos os que o usam como serve de exemplo de como a geometria eficiente contribui para a salvaguarda de um planeta vais verde.