Linguas disponíveis

  • Casa Inteligente
  • Fachada da Casa Inteligente em Matosinhos
  • Jardim da casa Inteligente
  • Entrada Interior da Casa Inteligente
  • Escadas com sensores na Casa Inteligente
  • Casa Inteligente com automação
  • Cozinha com domótica na casa Inteligente
  • Varanda da Casa Inteligente
  • Casa Inteligente com fachada passiva
  • Quarto de arquitetura passiva
  • Corredor da casa Inteligente com acesso remoto
  • Terraço da Casa Inteligente

Casa Inteligente

Os arquitetos do atelier de arquitetura e engenharia Utopia foram contratados para projetar uma casa inteligente em Matosinhos. Neste terreno, o desafio principal era cumprir os regulamentos urbanísticos do PDM (Plano Diretor Municipal) que exigiam uma cércea elevada elaborando um projeto de arquitetura moderna e eficiente.

 

O conceito de casa inteligente

A definição de casa inteligente ( em inglês “smart house” ) neste projeto inclui todos os meios que melhoram o conforto dos utilizadores e reduzem o consumo de energia. A casa torna-se assim um equipamento de eficiência máxima, uma vez que os consumos de energia não aumentam mas, antes pelo contrário, reduzem.
A casa inteligente consegue adaptar-se às situações diversas do dia-a-dia e facilitar a vida ao habitante. Essa adaptação incorpora as seguintes vertentes:

  • Arquitetura Passiva
  • Automação
  • Domótica
  • Controlo Remoto

 

Arquitectura Passiva

O modo mais eficaz de obter conforto sem custos energéticos é o sistema passivo. Nesta casa utilizamos as proteções solares com palas que nos permitem parar a radiação no verão e recebê-la no inverno. É no fundo arrefecimento e aquecimento gratuitos. O facto da casa ter vários pisos permitiu aos nossos arquitetos prever uma coluna de ar ascendente que arrefece a casa no verão. Do mesmo modo as janelas estão equipadas com registos que mediante a diferença de pressão abrem automaticamente para renovar o ar da casa. A ausência de pontes térmicas e um isolamento térmico contínuo com mais de 10cm permitem uma inércia térmica elevada e a manutenção da temperatura de conforto. A localização e dimensionamento correto das janelas em função da exposição solar é também um auxílio precioso.

 

A Automação

A automação na casa inteligente permite que a habitação se adapte às várias situações do dia. Por um lado existe o conjunto de sensores que medem os parâmetros a analisar. Neste grupo temos os sensores de luminosidade e de temperatura que controlam as proteções solares exteriores e a temperatura exterior. Quando atingem um valor determinado, a proteção solar baixa ou sobe, permitindo o aquecimento e arrefecimento gratuito da casa. Procedimentos como a rega noturna de um jardim, tornam-se agora simples e ao alcance de todos. Um servidor de baixo consumo instalado num bastidor controla estes processos.

 

A Domótica

A domótica inclui aqui todos os processos que o utilizador pode controlar sempre que o entender, contrariando a automação se assim o desejar. O utilizador pode assim definir as temperaturas para o aquecimento central autonomamente, abrir e fechar as proteções solares ou regular a iluminação através de comando local ou por voz. O assistente ou interface utilizado pode ser escolhido pelo utilizador. Estão disponíveis quer o Google Assistant quer a Alexa entre outros.

 

Controlo Remoto

O controlo remoto é possível na exata medida em que o servidor da casa está ligado a um router com acesso externo. Isto é válido desde a entrada ou do corredor até à cidade mais próxima. Torna-se assim possível através de um telemóvel e à distancia controlar iluminação, aquecimento ou câmaras de vigilância e sistema de alarme.

 

O papel do arquitecto na casa inteligente

Planear uma casa inteligente é um desafio e uma oportunidade para o arquiteto. O arquiteto tem de desenvolver a coordenação das especialidades e adaptar a arquitetura a todos os sistemas de modo a que tudo funcione autonomamente. A arquitetura pode tirar partido deste processo tornar-se inclusivamente aceleradora desta função.

 

O licenciamento do Projecto de arquitectura

A localização da habitação inteligente obrigou a um alinhamento das coberturas e fachadas com o edifício adjacente. Mas foi precisamente dessa contingência que nasceu uma arquitetura inteligente que incorporava os sistemas passivos. Isto é, foi precisamente a dificuldade que nos permitiu conceber as proteções solares eficientes que regulam a temperatura da habitação e possibilitam os baixos consumos energéticos. A nossa estratégia é sempre respeitar a legislação e tirar partido do que existe de único em cada cliente ou terreno

 

O sistema BIM no desenho de uma casa inteligente

O sistema BIM (em inglês Building Information Model) é uma ferramenta essencial para o desenho de qualquer casa inteligente. Permite a visualização e estimativa do comportamento passivo do edifício. Ao mesmo tempo permite-nos localizar com rigor os equipamentos e planear o seu desempenho de forma excelente.

 

A arquitectura da casa inteligente

O conceito do projecto de arquitectura nasce precisamente da ideia de casa inteligente. No rés-do-chão encontra-se a garagem com acesso direto desde a rua e enterrada na fachada traseira. No piso de entrada encontramos a sala de estar, a sala de jantar e a cozinha em conceito de espaço aberto (em inglês “open space“). Este piso abre-se diretamente para o jardim interior do lote. No mesmo piso e junto à escada uma lavandaria e wc de serviço. Avançando para o piso superior encontramos os 4 quartos com quarto de banho privativo. Finalmente no piso do terraço, está um espaço de lazer para desfrutar do sol em privacidade e localizam-se os equipamentos da casa como os painéis solares e a bomba de calor, essenciais ao funcionamento da casa inteligente.
Na fachada as formas parecem movimentar-se ora com linhas retas na fachada Norte, ora com linhas inclinadas na fachada Sul da rua. A arquitetura arrojada do exterior com as suas formas dinâmicas procura assim traduzir toda a automação e dinamismo da casa inteligente.

Tipo de Licenciamento

Construção Nova

Data

Agosto 29, 2022

Categoria

Arquitetura, Construção Nova, Habitação