Linguas disponíveis

  • Casa Minimalista
  • Casa Minimalista - Fachada para a rua
  • Casa Minimalista em Matosinhos
  • Casa Minimalista - Fachada para o jardim
  • Casa Minimalista - Sala de estar
  • Casa Minimalista - Sala de estar e jantar
  • Casa Minimalista - Cozinha e jardim
  • Escadas de casa minimalista desenhada por arquitecto
  • casa minimal - escadas metálicas
  • Casa minimalista - estúdio
  • Casa minimalista - iluminação natural
  • Casa minimalista - terraço

Casa Minimalista

Os serviços dos arquitetos da Utopia foram contratados para desenhar uma habitação minimal. A casa minimalista situa-se num pequeno terreno do centro da cidade de Matosinhos, na rua de S. Salvador entre um prédio de apartamentos e um edifício de dois pisos. O projeto de arquitetura desta moradia minimal faz a transição entre os dois edifícios.

 

O minimalismo e os arquitetos

Eugénio de Andrade dizia que só a palavra exata servia o poeta. No fundo, também é assim para a arquitetura desde sempre. No século passado Mies Van Der Rohe dizia que menos é mais. Ora o minimalismo é assim a opção de tornar apenas visível o essencial e apagar tudo o que é acessório. Trata-se de dar mais valor aquilo que tem mais importância e menos ao acessório.

 

Menos é mais

Se o minimalismo é destacar o essencial, é importante descrever os aspetos fundamentais da casa. Neste caso o tema essencial do projeto de arquitetura é o respeito pela envolvente, a eficiência energética do edifício, a funcionalidade dos espaços, a facilidade na da manutenção do imóvel o prazer de desfrutar de uma iluminação natural abundante, os espaços exteriores são os necessários, a simplicidade é a opção estética.

 

A Casa Minimal

A casa possui a entrada para a rua ao nível do rés do chão. Do vestíbulo conseguimos aceder diretamente à casa e banho de serviço e à sala com a zona de estar e jantar. Do mesmo hall é possível aceder ao jardim, à cozinha e à escada para os pisos superiores.
A cozinha e a sala são voltadas para o jardim, que possui uma dimensão mínima, mas ideal para uma casa no centro histórico.
A escada é ampla e permite-nos desfrutar do jardim e da luz enquanto subimos. No primeiro piso o corredor é virado a norte e dá acesso aos três quartos virados para o jardim a sul. Um quarto tem casa de banho privativa e os restantes quartos casa de banho comum.
No segundo piso está um estúdio que permite, ler estudar ou trabalhar. Possui acesso ao pátio e terraço da lavandaria. O estúdio é encerrável com painéis acústicos garantindo a privacidade sempre que necessário. Este estúdio possui terraço privativo que comunica com a lavandaria.
As janelas e portas possuem a altura de todo o pé direito, garantindo a simplicidade estética que o minimalismo confere. As janelas para a rua são estreitas
Mais do que reduzir elementos, a habitação minimalista realça a beleza do imprescindível. No fundo, mais do que subtrair, trata-se de sintetizar.

Tipo de Licenciamento

Construção Nova

Data

Novembro 2, 2021

Categoria

Arquitetura, Construção Nova, Habitação