Linguas disponíveis

  • Habitação no Centro Histórico
  • Prédio de habitação no centro histórico do Porto, na Rua de Trás.
  • Terraço - Edifício de habitação no Porto
  • Logradouro de Prédio de habitação colectiva no Porto
  • Edifício de Apartamentos no Porto
  • Reabilitação de prédio de Apartamentos no Porto
  • Reabilitação de edifício no centro histórico do Porto.
  • Reconstrução de edifício no Porto

Habitação no Centro Histórico

Os nossos arquitectos foram contactados para desenhar o projecto de arquitectura e as especialidades de engenharia de um edifício na Rua de Trás, no Porto, em pleno centro histórico. O desafio era reconstruir um prédio de habitação mantendo a traça arquitectónica tradicional na cidade e equipando-o com o mais moderno conforto.

O Centro Histórico do Porto

O Porto transformou-se profundamente nos últimos anos. Os investimentos imobiliários renovaram a cidade e as populações locais passaram a conviver com atividades como o Turismo ou a Restauração. Cabe aos arquitetos saber transformar esta oportunidade num momento de salvaguarda do património arquitectónico e cultural da cidade. A habitação é no fundo o motor da cidade e deve ser valorizada como tal. Foi precisamente isto que pretendemos nesta reabilitação.

A Reabilitação do Habitação no Centro Histórico

A reabilitação da Habitação tradicional pode ser apenas um trabalho de fachada, ou todo um processo construtivo. Foi esta segunda opção que tomamos. Consideramos que o património consrutivo do Porto é passível de ser utilizado nos dias de hoje com os padrões de conforto que necessitamos.

Uma arquitectura sustentável e amiga do ambiente

A Reconstrução com materiais tradicionais é a opção mais sustentável. Em primeiro lugar a reutilização ou reciclagem de materiais é o processo energeticamente mais eficiente. Neste projecto foram reutilizadas as alvenarias de granito e as estruturas e elementos de madeira.

A Habitação Colectiva no Centro Histórico

O centro do Porto tem tipologias de habitação colectiva próprias que resolvemos reutilizar e valorizar. No fundo, colocamos um elevador na caixa de escadas e permitimos que tosos os apartamentos desfrutassem de cozinhas contemporâneas e quartos de banho com o máximo de conforto. Foi também aumentado o isolamento térmico e acústico. Este foi o trabalho dos nossos arquitectos.
No fundo, proteger o património do centro histórico é acima de tudo utilizá-lo.

Tipo de serviço

Projecto de Arquitetura

Tipo de Licenciamento

Reabilitação

Tipo de Uso

Habitação

Data

Maio 24, 2021

Categoria

Arquitetura, Habitação, Reabilitação