Linguas disponíveis

  • Habitação Multifamiliar
  • Habitação Multifamiliar - Prédio para arrendamento
  • Habitação Multifamiliar, Co-housing
  • Habitação Multifamiliar - Escada comum e serviços partilhados
  • Habitação Multifamiliar -Apartamento T1
  • Habitação multifamiliar - cozinha aberta para a sala
  • Habitação multifamiliar - cozinha e sala em open space
  • Habitação multifamiliar - quarto de arquitectura contemporãnea
  • Habitação multifamiliar - quarto com roupeiro embutido
  • Habitação multifamiliar - quartos
  • Habitação multifamiliar - sala com kitchenette

Habitação Multifamiliar

Projetar um edifício de Habitação Multifamiliar é sempre uma oportunidade de aplicar novos conceitos de habitar. Os nossos arquitetos foram contactados para desenvolver um projeto de habitação multifamiliar inovador e que rentabilizasse o terreno existente com o máximo de eficácia, Ao mesmo tempo, pretendia-se proporcionar conforto e qualidade de vida para todos os que pretendem arrendamento de longa duração. A localização era o centro histórico de Matosinhos e o lote estava enquadrado na Rua Roberto Ivens.

 

Os novos conceitos na Habitação Multifamiliar

Na habitação multifamiliar é importante precaver os imóveis para o arrendamento a jovens ou idosos que possam solicitar a partilha de espaços comuns. Ao mesmo tempo a flexibilidade do arrendamento a vários tipos de inquilinos é também importante para o investidor na medida em que garante agilidade em cenários económicos adversos.

 

Desenhar um Prédio para Arrendamento

O arrendamento de longa duração pode ser um excelente negócio para o proprietário como para o inquilino. E pensamos este edifício precisamente com essa opção. Para tal, foi necessário desenvolver tipologias reduzidas em que o conforto térmico fosse uma prioridade. Do mesmo modo a eficácia térmica máxima permite baixos custos energético. Se juntarmos acabamentos que proporcionem baixa manutenção então teremos as condições ideais para satisfazer inquilinos e proprietários.

Os serviços partilhados

As novas tendências do mercado da habitação devem sempre ser analisadas e incorporadas por todos os arquitetos, engenheiros e investidores. Nesse sentido, também neste edifício adoptamos novos conceitos. Assim, a introdução de um escritório comum com vista para o logradouro é também um espaço onde se pode incorporar a nova filosofia de co-housing ou co-living. Todos os espaços comuns podem incorporar funções ou ser alugados independentemente. Aqui a flexibilidade é o aspeto mais importante e que o arquiteto pode salvaguardar para o proprietário do imovel.

 

A organização do Edifício de Habitação Multifamiliar

No piso 0, ou piso do rés do chão posicionamos o estacionamento e um espaço de utilização comum voltado para o jardim. Lateralmente a entrada no edifício permite dar acesso aos fogos. Os apartamentos são do tipo T1 e distribuem-se por cada um dos dois pisos superiores. Em cada apartamento existe uma cozinha do tipo “kitchnette” aberta para a sala de estar e jantar.
Os quartos possuem roupeiro embutido têm acesso junto à casa de banho do apartamento.
O espaço comum das escadas foi dimensionado para a máxima economia de espaço. Ao mesmo tempo tivemos em conta a acessibilidade a pessoas de mobilidade condicionada, fazendo com que a incorporação de uma plataforma elevatória seja um processo simples de adotar.

 

A estética da arquitetura moderna contemporânea

Neste edifício de habitação procuramos um diálogo subtil com a envolvente histórica. Por um lado era importante recuperar a ideia tradicional da casa e por isso desenhamos os interiores em piso de madeira e cobertura inclinada no último piso. Por outro lado, consideramos fundamental introduzir várias assimetrias na fachada, gerando um dinamismo formal que tenta dialogar com as construções vizinhas. A autenticidade da habitação é um valor importante. Deste modo, dialogando com o passado que o rodeia e envolve, este edifício tem orgulhosamente a estética da arquitetura moderna do século XXI.

 

Tipo de serviço

Projecto de Arquitetura

Tipo de Licenciamento

Construção Nova

Tipo de Uso

Habitação

Data

Março 28, 2022

Categoria

Arquitetura, Construção Nova, Habitação