O cliente encomendou aos nossos arquitetos o desenho de um hotel rural bem integrado na paisagem. Ao mesmo tempo solicitou as valências de spa, piscina, restaurante, bar, e picadeiro para organizar passeios a cavalo pela região. O turismo da Natureza é uma oportunidade de investimento com enorme potencial de crescimento. A nós cabe-nos tirar partido da paisagem e da ruralidade. com sofisticação e originalidade.
Hotel em Santarém
Imagens
O licenciamento do projeto do Hotel Rural
Este projeto de arquitetura localiza-se na R. Outeiro de Cabanas, Romeira e a sua localização privilegiada de relação com a natureza pode ser vista aqui.
Desenhamos um hotel totalmente integrado na paisagem e que exibisse essa relação próxima com a natureza. Assim, elaboramos um Pedido de Informação Prévia que foi aprovado pela Câmara de Santarém. Este pedido teve parecer externo positivo do Turismo de Portugal pois cumpria todos os requisitos dos Hoteis Rurais
O conceito do projeto
Pretendemos criar um hotel que mimetizava a paisagem envolvente. Para isso desenhamos o hotel em socalcos com cobertura vegetal.
Desenhamos uma entrada pelo pátio Norte pois assim conseguimos voltar todos os quartos a sul. A poente estão voltados os espaços comuns. Ao mesmo tempo, organizamos o projeto com as alas dos quartos em socalcos de modo a permitir que todos os quartos tenham espaço exterior verde. Nesse sentido, a estratégia geral acaba por criar claramente um hotel ecológico com uma construção sustentável e um funcionamento amigo do ambiente. O betão à vista com pigmentos de terra funde-se na paisagem e abre-se com grandes envidraçados que enchem de luz os espaços interiores.
Em suma, um hotel ecológico irá nascer em Santarém e com ele todo um novo conceito de turismo da natureza.
As valências do Hotel Rural na Romeira
Segundo a Portaria n.º 309/2015, o projeto do Hotel tem assim a classificação de 3 estrelas e possui 30 Unidades de Alojamento. Destas, dezasseis Unidades de Alojamento são quartos duplos com sanitário privativo e cama dupla fixa, de casal. As restantes 14 Unidades de Alojamento terão sanitário privativo
e duas camas individuais por quarto. Nesse sentido, temos dezasseis camas duplas e vinte e
oito camas individuais.
Para além das dormidas e restauração, o projeto do Hotel tem, portanto, duas vertentes principais: o SPA interior e a zona Hípica exterior.
Descrição dos espaços do projeto
Além das trinta unidades de alojamento o Hotel Rural está desta forma dotado no interior de:
- Recepção, com capacidade para cerca de 35 pessoas (em pé);
- Salas de Estar, com capacidade para cerca de 30 pessoas;
- Sala de Pequenos Almoços e Refeições, com capacidade para cerca de 75 pessoas;
- W.C feminino com capacidade para 3 pessoas e 1 pessoa de mobilidade condicionada;
- W.C masculino com capacidade para 3 pessoas e 1 pessoa de mobilidade condicionada;
- SPA com capacidade para 10 pessoas
- Piscina Interior, com capacidade para cerca de 40 pessoas;
- Salas de Massagens com capacidade para 2 pessoas;
- Banho Turco com capacidade para cerca de 4 pessoas;
- Sauna com capacidade para cerca de 4 pessoas;
Na zona hípica propusemos:
- Boxes com capacidade para oito cavalos;
- Pátio Exterior com capacidade para tratamento de um cavalo (preparação e duche)
- Picadeiro Exterior com capacidade para oito cavalos;
- Sala de Arreios;
- Armazém para palha, rações;
Dados Técnicos do Projeto de Arquitetura do Hotel
Em suma, estas são as áreas principais a salientar:
- Área de Implantação = 2381 m2
- Área Bruta de Construção = 2381m2
- Cércea = 7,5 m
- Volumetria =17380 m3
- Número de Pisos = 2
- Número de Pisos em Cave = 0
- Uso da Edificação = Hotel Rural 3 estrelas