Na Rua Guerra Junqueiro, zona nobre do Porto, os arquitetos da Utopia foram contactados para reconverter um armazém industrial do século XIX que tinha precisamente o potencial para se tornar numa casa com as características de um Loft.
O conceito de loft traduz assim a ideia de um espaço de origem industrial que é ocupado enquanto habitação sem a utilização exagerada de divisórias. Consegue-se perceber assim a dimensão máxima do volume da edificação e são comummente utilizados recursos como o mezanino( espaço num piso superior com vista ampla sobre o piso inferior. O pé-direito duplo ou os acabamentos de tipo industrial como o betão à vista ou a pedra de granito pintada são assim comuns. As estruturas metálicas são também utilizadas comummente.
Na Rua Guerra Junqueiro, zona nobre do Porto, os arquitetos da Utopia foram contactados para reconverter um armazém industrial do século XIX que tinha precisamente o potencial para se tornar num Loft.
Uma vez que o lote era muito estreito e comprido tivemos que fazer uso criterioso da iluminação da cobertura de modo a inundarmos de luz todos os espaços. As aberturas na cobertura vão assim perimir a existência de vários pátios que iluminam os espaços sucessivamente. Três pátios de dimensões diferentes permitem que a luz e a natureza percorra o loft.
Um pátio localiza-se no piso 1 e funciona como terraço para este piso. Os outros dois são ajardinados. O maior pátio central ilumina a sala e a cozinha. O mais pequeno ilumina o escritório e lavandaria.
No piso 0 temos a garagem à entrada e lateralmente o corredor de acesso à sala e cozinha. O escritório e a lavandaria encontram-se na zona mais profunda do lote. Existe um mezanino sobre a sala, local de brincadeira das crianças. No piso superior com acesso por escada localizam-se os quartos. O quarto principal tem acesso ao terraço e os quartos das crianças têm janelas para a rua. Os quartos das crianças possuem um mezanino que permite separar a cama da zona de estudo.
Todos os quartos têm casa de banho privativa e uma casa de banho de serviço serve o corredor do piso 0.
Toda a estrutura foi mantida e restaurada cuidadosamente. Os contrafortes das paredes são mantidos e coloca-se armários entre estes. O piso inferior recebe um pavimento em betão armado que recupera o espírito do local. No piso superior o pavimento em madeira é substituído. Os pátios aproveitam todos os vãos da cobertura existente. as divisórias são reduzidas ao mínimo.
Desenhar um loft é para os arquitetos uma oportunidade de aplicar conceitos de habitação mais sofisticados e inovadores. Permite-nos diferenciar os espaços através da luz e escadas e não através de paredes e portas. A vivência que obtemos é também aquela que desejamos para uma família contemporânea. A cozinha não é um local isolado, mas integrado com a vida familiar. O mesmo sucede com o mezanino das brincadeiras e a sala, podendo o primeiro estar presente na sala mas ao mesmo tempo independente. Do mesmo modo a ligação entre a sala de jantar e a sala de estar é feita por um pátio que atua como jardim de inverno. Todas as funções na casa são sugeridas e dinâmicas. Todos os espaços se relacionam entre si e permitem usos diversificados. Deste modo, podemos dizer que o papel do arquiteto é precisamente este de inovar no modo em como vivemos os espaços, fortalecendo ao máximo as interações familiares.
Nesse sentido, a fluidez espacial de um loft é o segredo que permite estas novas formas de habitar o espaço.
Dezembro 31, 2020
Arquitetura, Habitação, Reabilitação