Linguas disponíveis

  • Casa Loft
  • Casa Loft - Pátio e corredor
  • Casa Loft - Pátio entre cozinha e sala
  • Casa Loft - Pátio da sala
  • Casa Loft - Pátio
  • Casa Loft - Sala de estar e jantar
  • Casa Loft - cozinha e sala de jantar
  • Casa Loft - Cozinha e corredor
  • Casa Loft - cozinha com ilha
  • Casa Loft - mezanino
  • Casa Loft - Escada
  • Casa Loft - Quarto

Casa Loft

Na Rua Guerra Junqueiro, zona nobre do Porto, os arquitetos da Utopia foram contactados para reconverter um armazém industrial do século XIX que tinha precisamente o potencial para se tornar numa casa com as características de um Loft.

 

O conceito de Loft

O conceito de loft traduz assim a ideia de um espaço de origem industrial que é ocupado enquanto habitação sem a utilização exagerada de divisórias. Consegue-se perceber assim a dimensão máxima do volume da edificação e são comummente utilizados recursos como o mezanino( espaço num piso superior com vista ampla sobre o piso inferior. O pé-direito duplo ou os acabamentos de tipo industrial como o betão à vista ou a pedra de granito pintada são assim comuns. As estruturas metálicas são também utilizadas comummente.

 

A casa Loft no Porto

Na Rua Guerra Junqueiro, zona nobre do Porto, os arquitetos da Utopia foram contactados para reconverter um armazém industrial do século XIX que tinha precisamente o potencial para se tornar num Loft.

 

O Projecto de arquitectura do loft

Uma vez que o lote era muito estreito e comprido tivemos que fazer uso criterioso da iluminação da cobertura de modo a inundarmos de luz todos os espaços. As aberturas na cobertura vão assim perimir a existência de vários pátios que iluminam os espaços sucessivamente. Três pátios de dimensões diferentes permitem que a luz e a natureza percorra o loft.
Um pátio localiza-se no piso 1 e funciona como terraço para este piso. Os outros dois são ajardinados. O maior pátio central ilumina a sala e a cozinha. O mais pequeno ilumina o escritório e lavandaria.

No piso 0 temos a garagem à entrada e lateralmente o corredor de acesso à sala e cozinha. O escritório e a lavandaria encontram-se na zona mais profunda do lote. Existe um mezanino sobre a sala, local de brincadeira das crianças. No piso superior com acesso por escada localizam-se os quartos. O quarto principal tem acesso ao terraço e os quartos das crianças têm janelas para a rua. Os quartos das crianças possuem um mezanino que permite separar a cama da zona de estudo.
Todos os quartos têm casa de banho privativa e uma casa de banho de serviço serve o corredor do piso 0.

 

A reabilitação do armazém industrial

Toda a estrutura foi mantida e restaurada cuidadosamente. Os contrafortes das paredes são mantidos e coloca-se armários entre estes. O piso inferior recebe um pavimento em betão armado que recupera o espírito do local. No piso superior o pavimento em madeira é substituído. Os pátios aproveitam todos os vãos da cobertura existente. as divisórias são reduzidas ao mínimo.

 

Os arquitectos e o loft

Desenhar um loft é para os arquitetos uma oportunidade de aplicar conceitos de habitação mais sofisticados e inovadores. Permite-nos diferenciar os espaços através da luz e escadas e não através de paredes e portas. A vivência que obtemos é também aquela que desejamos para uma família contemporânea. A cozinha não é um local isolado, mas integrado com a vida familiar. O mesmo sucede com o mezanino das brincadeiras e a sala, podendo o primeiro estar presente na sala mas ao mesmo tempo independente. Do mesmo modo a ligação entre a sala de jantar e a sala de estar é feita por um pátio que atua como jardim de inverno. Todas as funções na casa são sugeridas e dinâmicas. Todos os espaços se relacionam entre si e permitem usos diversificados. Deste modo, podemos dizer que o papel do arquiteto é precisamente este de inovar no modo em como vivemos os espaços, fortalecendo ao máximo as interações familiares.
Nesse sentido, a fluidez espacial de um loft é o segredo que permite estas novas formas de habitar o espaço.

Tipo de serviço

Projecto de Arquitetura

Tipo de Licenciamento

Reabilitação

Tipo de Uso

Habitção

Data

Dezembro 31, 2020

Categoria

Arquitetura, Habitação, Reabilitação