Linguas disponíveis

Arquiteta Susana Barros - Utopia
21764
page-template-default,page,page-id-21764,page-child,parent-pageid-21757,qode-social-login-1.0,qode-restaurant-1.0,ajax_fade,page_not_loaded,,select-child-theme-ver-1.0.0,select-theme-ver-4.1,side_area_uncovered,wpb-js-composer js-comp-ver-5.2,vc_responsive

Arquiteta Susana Barros

Susana Barros Vilela nasce em Lisboa em 1978. É Licenciada pela Faculdade de Arquitectura Universidade do Porto ( FAUP ). É fundadora e sócia-gerente do atelier Utopia – Arquitectura e Engenharia, Lda. Co-autora da maior parte dos projectos do gabinete, participa esporadicamente em debates e conferências sobre arquitetura e urbanismo.

arquiteta-susana-barros-vilela


Pratica Profissional

No momento actual dedica-se à criação e gestão dos projectos do gabinete Utopia – Arquitectura e Engenharia Lda e à coordenação dos vários trabalhos em curso

É autora dos projetos em fase de estudo prévio e respetiva comunicação dos mesmos com os clientes.

É responsável pelo licenciamento de todos os processos em curso e da coordenação destes com as várias entidades licenciadoras.

A coordenação e compatibilização das várias especialidades é também uma das funções que assume enquanto coordenadora de projeto.

O controlo dos custos através de cadernos de encargos e estimativas orçamentais é uma competência frequente.

A participação em debates e conferências de arquitetos é também uma função que assume pontualmente.

Formação Académica

A sua formação académica é bastante influenciada pela FAUP Faculdade de Arquitectura da Universidade do Porto, reconhecida internacionalmente pelos dois “nobel da arquitetura”, ( prémios Prytzker,  Eduardo Souto Moura e Alvaro Siza Vieira) e nosso país pelos arquitetos Fernando Távora e Carlos Ramos, mestres e pioneiros de uma arquitetura moderna portuguesa.

O seu trabalho é também bastante influenciado pelo facto de ter frequentado a Escuela Técnica Superior de Catalunya ETSAB, na Universidad Polytecnica de catalunya UPC em Barcelona, reconhecida internacionalmente pela produção de inovação tecnológica e investigação em arquitectura.

Neste contexto académico publica a sua tese final de licenciatura na FAUP intitulada “O ornamento em arquitectura” e obtém 17 valores. O estudo apresenta em detalhe os processos de inclusão de factores estéticos no projeto, proporcionando uma análise profunda à relação complexa entre função e estética.

Formação Profissional

Antes mesmo de terminar a licenciatura colabora com o arquitecto João Álvaro Rocha e o arquitecto amarantino Rolando Torgo. Mais tarde, já enquanto arquitecta, colabora  com Camilo Cortesão. Todas estas colaborações permitiram segundo a própria “trabalhar rigorosamente com as limitações técnicas e legais do contexto nacional com a máxima exigência na persecução da excelência arquitetónica e dos objetivos do cliente”.

Resumo Biográfico

Seguem-se os factos mais importantes por datas:

  • 2000 Licenciatura pela Faculdade de Arquitectura da Universidade do Porto
  • 2000/2001 Colabora com o Arquitecto João Álvaro Rocha
  • 2002/2006 Colabora com o Arquitecto Camilo Cortesão
  • 2003 Co-fundadora da Utopia – Arquitectura e engenharia Lda

Perguntas colocadas à arquitecta

Em seguida encontram-se algumas perguntas frequentes colocadas à arquitecta.

A QUESTÃO DO GÉNERO INTERFERE NA ACTIVIDADE PROFISSIONAL DE UMA ARQUITECTA?

Não. De modo nenhum. Temos assistido por um lado a um número crescente de mulheres que se licenciaram em arquitectura e acedem continuamente à ordem. Por outro lado no nosso gabinete podemos claramente afirmar que os clientes apreciam o modo em como valorizamos a diversidade também no género.