Linguas disponíveis

Arquiteto Ricardo Cruz - Utopia
21767
page-template-default,page,page-id-21767,page-child,parent-pageid-21757,qode-social-login-1.0,qode-restaurant-1.0,ajax_fade,page_not_loaded,,select-child-theme-ver-1.0.0,select-theme-ver-4.1,side_area_uncovered,wpb-js-composer js-comp-ver-5.2,vc_responsive

Arquiteto Ricardo Cruz

Ricardo Tedim Cruz nasce no Porto em 1978. É Licenciado pela Faculdade de Arquitectura Universidade do Porto ( FAUP ). É fundador e sócio gerente do atelier Utopia – Arquitectura e Engenharia, Lda. Autor da generalidade dos projectos do escritório, participa pontualmente em debates e conferências sobre arquitectura.

arquiteto-ricardo-tedim-cruz


Pratica Profissional

Actualmente dedica-se à gestão do atelier Utopia – Arquitectura e Engenharia Lda e aos vários projectos que tem em curso.

É responsável pela autoria e conceção dos projetos em fase de estudo prévio e sua comunicação com o cliente.

É responsável pela coordenação de todos os detalhes técnicos e pormenores dos Projectos de Execução.

O acompanhamento e fiscalização das obras em curso no gabinete de projetos é também uma competência que assume regularmente.

A gestão dos trabalhos internacionais do atelier está a seu cargo.

A participação em debates e conferências da especialidade é também uma tarefa que assume com alguma frequência.

Formação Profissional

Antes mesmo de terminar a licenciatura colabora com o João Álvaro Rocha e Camilo Rebelo. Mais tarde, já enquanto arquitecto, colabora largos anos com o Eduardo Souto de Mora e pontualmente com Álvaro Siza Vieira. Todas estas coloborações permitiram segundo o próprio “trabalhar desde muito cedo com a contingência das limitações técnicas e orçamentais num ambiente de elevada exigência e com arquitetos reconhecidos internacionalmente”.

Formação Académica

A sua formação académica é parcialmente influenciada pela FAUP Faculdade de Arquitectura da Universidade do Porto, reconhecida internacionalmente pelos dois prémios Prytzker ( Eduardo Souto Moura e Alvaro Siza Vieira) e dentro de portas por Fernando Távora e Carlos Ramos.

É também influenciado pela sua frequência na Escuela Técnica Superior de Catalunya ETSAB, na Universidad Polytecnica de catalunya UPC em Barcelona, reconhecida internacionalmente pela produção de investigação em arquitectura.

Neste ambiente académico publica a sua tese final de licenciatura na FAUP com o título provocatório “O copiar em arquitectura” e obtém 18 valores. O estudo analisa em detalhe os processos de transferência de conhecimento no seio da pratica profissional, do processo criativo de projeto e ao longo da História da Arquitectura.

Resumo Biográfico

Seguem-se os factos mais importantes por datas:

  • 2000 Licenciatura pela Faculdade de Arquitectura da Universidade do Porto
  • 2000/2001 Colabora com o Arquitecto João Álvaro Rocha
  • 2001/2002 Colabora com o Arquitecto Camilo Rebelo
  • 2002/2006 Colabora com o Arquitecto Eduardo Souto de Moura
  • 2003 Co-fundador da Utopia – Arquitectura e engenharia Lda

Perguntas colocadas ao arquiteto

Em seguida encontram-se as perguntas frequentes selecionadas ao arquitecto em particular.

QUAL O PAPEL DO ARQUITECTO NUM CONTEXTO ECONÓMICO DESFAVORÁVEL?

Verificamos que mais que nunca urge encontrar soluções para edificar bem, construir a baixo custo de forma eficiente e com arquitectura de qualidade. Na realidade, o arquitecto é o profissional com cultura construtiva e de desenvolvimento formal mais apropriada para este objectivo.