Linguas disponíveis

Utopia | História
21707
page-template-default,page,page-id-21707,page-child,parent-pageid-21705,qode-social-login-1.0,qode-restaurant-1.0,ajax_fade,page_not_loaded,,select-child-theme-ver-1.0.0,select-theme-ver-4.2,side_area_uncovered,wpb-js-composer js-comp-ver-5.4.4,vc_responsive

História do Gabinete Utopia

O nosso caminho tem sido feito sobretudo graças aos nossos clientes que depositaram no nosso atelier a confiança para atingir os seus objetivos. Temos orgulho nessa história e gostamos de partilha-la constantemente. Contudo, é uma história sempre incompleta pois acreditamos que amanhã vamos fazê-la de modo diferente: vamos construi-la consigo.

A empresa

A Utopia – Arquitectura e Engenharia Lda é uma empresa com arquitetos, engenheiros, designers e artistas que desenvolvem projetos de arquitetura, urbanismo, design de produto e especialidades de engenharia desde 2002. Com sede no Porto, os seus fundadores iniciais foram o arquiteto Ricardo Cruz e a arquiteta Susana Barros. Os sócios têm formação na Universidade do Porto e trabalharam com nomes conhecidos da arquitetura mundial como Álvaro Siza e Eduardo Souto Moura. Alguns outros arquitetos foram sendo convidados para participar em projetos particulares e diversificados ao longo do tempo. Outros engenheiros foram também fazendo parte da nossa história quer através de parcerias estratégicas em mercados alvo, quer através da criação de equipas para projetos especiais.

O nosso trabalho foi sendo desenvolvido para as entidades mais reputadas e exigentes, particulares e públicas. A Utopia – Arquitectura e Engenharia Lda desenvolve assim uma pluri-disciplinaridade de serviços adequados ao contexto, às especificidades do cliente e ao orçamento pretendido. Fomos assim reunindo ao longo dos anos um curriculum que inclui Planeamento Urbano, Paisagismo, Projetos para edifícios novos, Recuperações, Restauros e Reabilitações, Os programas abordados são também vastos, envolvendo Habitação, Equipamentos, Comércio, Serviços e Indústria.

No ano de 2007 a Utopia – Arquitectura e Engenharia Lda registou a sua atual razão social e manteve a estrutura acionista que possui até à data. Apesar de ser uma empresa de dimensão reduzida, possui desde o seu início uma vocação internacional, desenvolvendo assim a sua atividade também em Espanha, França, Brasil, Moçambique, Angola e Noruega.

A nossa filosofia é a razão do nosso sucesso: saber que existe uma comunicação contínua entre cliente e projetista e trabalhar segundo o princípio constante de ouvir, pensar e decidir.

A construir desde 2002

Trabalhamos como autores de projetos desde mais de uma década. Durante todo este período aproveitamos cada projeto para aprender um pouco mais, para inovar sempre em algo que ajude os nossos clientes a atingir os objetivos pretendidos.

Perguntas Frequentes sobre a História da Empresa

Conheça algumas das preguntas que nos são frequentemente colocadas sobrea história do nosso atelier.

OS ARQUITECTOS E A ARQUITECTURA DA UTOPIA PUBLICAM TODAS AS OBRAS?

Sim. Poderá sempre encontrar uma publicação em jornal, revista ou televisão com um arquitecto ou um projecto de arquitectura do nosso ateliê. Mas só fazemos uma referência ao seu projecto com a sua devida autorização.

PORQUE PUBLICAM NA INTERNET OS PROJECTOS DE ARQUITECTURA?

Porque cada arquitecto e engenheiro da Utopia arquitectura e engenharia lda gosta, não só de se submeter à crítica como de mostrar o seu trabalho com orgulho de modo a que o público em geral beneficie com o acesso à informação.

A UTOPIA TEM CRESCIDO BASTANTE. QUAL A RAZÃO?

De facto temos crescido numa altura em que o mercado está com uma relativa queda no volume de construção. Tal só é possível porque temos baixos custos de manutenção, uma gestão dos projectos rigorosa e contamos com colaboradores arquitectos e engenheiros activos, profissionais e eficazes.

TÊM PROJECTOS PUBLICADOS EM TODAS AS ZONAS?

Sim. Os nossos arquitectos têm projectos de arquitectura de diferentes zonas e publicados em jornais e revistas distintos. Tal é o resultado da vontade do editor em publicar o trabalho que realizamos de acordo com o âmbito da publicação de arquitectura.

OS ARQUITECTOS JÁ GANHARAM CONCURSOS E PRÉMIOS. COMO COMENTAM?

Embora tenhamos cada vez menos tempo para fazer concursos é com a satisfação de quem vê o seu trabalho reconhecido que cada arquitecto da Utopia vê os prémios atribuídos.

OS ENGENHEIROS TÊM MENOS DESTAQUE?

Não. Aquilo que verificamos é que há menos publicações de engenharia que de projectos de arquitectura.

OS ARQUITECTOS PROMOVEM OS ARTIGOS?

Não. Os nossos arquitectos são sempre contactados por quem faz as publicações. Cada arquitecto é liminarmente contra aquilo que infelizmente se faz que é pagar para publicar. Mas tal é no nosso entender e no entnder de muitos publicidade e, como tal deverá ser anunciado ao leitor de modo a salvaguardar a deontologia do arquitecto ou engenheiro e do jornalista ou autor.

DESDE QUANDO PUBLICAM TRABALHO DE CADA ARQUITECTO DA UTOPIA?

Desde 2004 que todos os anos vemos os nossos arquitectos serem apresentados com os seus projectos de arquitectura.