Linguas disponíveis

Utopia | Inovação
21793
page-template-default,page,page-id-21793,page-parent,page-child,parent-pageid-21705,qode-social-login-1.0,qode-restaurant-1.0,ajax_fade,page_not_loaded,,select-child-theme-ver-1.0.0,select-theme-ver-4.1,side_area_uncovered,wpb-js-composer js-comp-ver-5.2,vc_responsive

Inovação na Arquitectura

Para uma arquitectura mais arrojada no que diz respeito a respostas é necessário uma importante dose de investimento em conhecimento e em formaçao. Só deste modo as respostas se tornam verdadeiramente inovadoras pois efectivamente foram desenvolvidas com a certeza de que as soluções estavam testadas e correspondem de facto a uma mais valia verdadeiramente importante. É assim que entendemos a inovação. Entendemos que é algo que é melhor em algum aspecto mas só o aplicamos se suficientemente testado para o efeito.

Eficiência Energética

A eficiência energética é um tema chave da actualidade na exacta medida em que se torna ela própria um instrumento para atingir um mundo mais sustentável. Ser mais eficiente energeticamente é pupar recursos do planeta e aproveitar a energia disponével causando o mínimo impacto nos ecossistemas que nos envolvem. Deste modo todas as estratégias que nos permitam poupar energia são fulcrais e deverão ser introduzidas nos projectos pelos arquitectos sempre que ajustados à viabilidade financeira, à funcionalidade e ao património e espírito de cada lugar.

Mais sobre eficiência energética

BIM – Building Information Modelling

A utilização dos mais inovadores processos de desenho como é o caso do BIM é um desígnio do nosso gabinete de arquitectura. O BIM consiste na classificação dos elementos construtivos no modelo tridimensional existente num suporte digital. O projecto em BIM apresenta várias vantagens em alguns casos e a sua aplicação é por vezes extremamente útil a vários níveis. Noutros casos uma abordagem mista entre o desenho tradicional e o projeto BIM pode ser mais eficiente.

Mais sobre o projecto BIM

Light Steel Frame

O LSF – Ligh Steel Frame ( estrutura de aço leve) é para o arquitecto um sistema constructivo que representa algumas mudanças na forma de projectar. Na nossa opinião é método de construção que deve ser usado de modo adequado aos objectivos pretendidos. Isto é, não se mode esperar do sistema a mesma resposta de uma construção tradicional e deve-se olhar para a pertinência das suas vantagens em projectos específicos. No fundo, nós gostamos de aplicar este sistema sempre que as suas vantagens se tornam fundamentais. Aplicamos o LSF quando o cliente pretende rapidez de execução, conforto térmico, baixa edificabilidade e um custo de construção médio.

Mais sobre Light Steel Frame

Dúvidas sobre Inovação

Leia nesta secção as dúvidas mais comuns que nos colocam sobre a temática da inovação na arquitectura e engenharia.

O ARQUITECTO ACONSELHA DOMÓTICA AO CONSTRUIR UMA HABITAÇÃO MODERNA CONTEMPORÃNEA?

Depende do tipo de domótica que estamos a utilisar. Existe domótica que apenas coloca uma motorização nos isntrumentos mecânicos existentes numa habitação e que para além do ganho de conforto apenas representa um gasto energético supérfulo. Aí um arquitecto com consciência daquilo que representa a arquitectura sustentável apenas lhe aconselherá a não o fazer. Contudo existem algumas soluções no mercado que garantem que a actuação motorizada destes elementos mecânicos de uma habitação contemporânea pode ser utilizada de modo a utilizar a energia solar passiva e as horas em que utiliza os espaços. Ora os arquitectos sabem que aqui existe uma forte poupança energégica e será aconselhado por um arquitecto da Utopia a utilizar este tipo de sistemas se possuir um orçamente suficiente para tal.

AS NOVAS TECNOLOGIAS MUDARAM MUITO O TRABALHO DO ARQUITECTO?

Talvez se possa dizer que mudaram parte. Não o mais importante. É certo que o arquitecto pode acompanhar a obra com fotografias digitais enviadas por e-mail, fazer simulações virtuais dos espaços, ou contactar o cliente ou constructor em tempo úti. Mas a capacidade de fazer um bom design, um bom projecto de arquitectura ou engenharia, nenhum computador pode fazer.

PARA OS ENGENHEIROS AS NOVAS TECNOLOGIAS VIERAM MUDAR O TRABALHO?

É um pouco como os arquitectos. As ferramentas de cálculo economizaram tempo ao engenheiro, mas como acontece com o arquitecto, o engenheiro tem de organizar o processo de cálculo e acima de tudo, pensar bem e eficientemente os projectos de especialidades.